Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Neemias Alves de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Introdução à Física Quântica
    (SEDIS-UFRN, 2024-09-12) Silva, Francisco Edson da; Lima, Neemias Alves de
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Uma sequência didática para o estudo de colisões com a utilização de simulador e game
    (2019-02-22) Fonseca Filho, Pedro Rodrigues da; Lima, Neemias Alves de; ; ; Coelho, Marcelo Nunes; ; Sesion Júnior, Paulo Dantas;
    Este trabalho destaca a influência do simulador computacional PhET e do game Kahoot no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos foram analisar a eficiência do simulador e do game em sala de aula e produzir uma sequência didática — produto educacional — para o conteúdo de conservação de quantidade de movimento e colisões em uma dimensão, parte do ramo da Mecânica na disciplina de Física. O produto educacional foi aplicado a uma turma de trinta e seis alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola privada de Natal, Rio Grande do Norte. Foram feitas duas avaliações, uma antes da aplicação do simulador e sem o uso do game, e outra depois da aplicação do simulador e com o uso do game. A porcentagem de acertos na primeira e na segunda avaliação foi 50,0% e 85,7%, respectivamente, com um ganho de Hake igual a 0,71. Este alto ganho mostra que o uso do simulador PhET e do game Kahoot em uma sequência didática pode ter uma influência positiva significativa na aprendizagem de conteúdos de Física.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Van der Waals density functional from multipole dispersion interactions
    (AIP Publishing, 2010-01-06) Lima, Neemias Alves de
    We present a van der Waals density functional from high order multipole dispersion interactions between pairs of atoms. Calculated C2m≤16 dispersion coefficients for dimers involving alkali, alkaline-earth, and noble gas atoms show mean absolute deviations in the range of 2%–6% from highly accurate calculations. This successful test indicates that this approach can yield efficient algorithms for calculation of van der Waals forces. The author is very grateful to Marilia Junqueira Caldas for helpful discussions. This work was supported by the Brazilian agencies CNPq, INEO/INCT-MCT, and FAPESP
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM