Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Neilson Ferreira de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desempenho do índice de sustentabilidade empresarial em relação aos índices IBOVESPA, IGC e ICO2 entre 2013 E 2022
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Nunes, Roberta Godoy da Costa; Cruz, Alice Aloísia da; https://orcid.org/0000-0003-3731-8453; http://lattes.cnpq.br/7048229211088860; http://lattes.cnpq.br/7410121176786016; Lima, Neilson Ferreira de; https://orcid.org/0000-0002-8749-2241; http://lattes.cnpq.br/7580097144705724
    O presente trabalho teve como objetivo analisar o desempenho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e compará-lo com o desempenho dos índices IBOVESPA, Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC) e Índice Carbono Eficiente (ICO2) da bolsa de valores do Brasil (B3), entre 2013 e 2022. A hipótese assumida é que o desempenho do ISE é semelhante em relação ao desempenho dos outros índices, a fim de estar em conformidade com a Teoria dos Stakeholders. Foram realizados testes estatísticos, com uma análise descritiva de média como medida de retorno e desvio-padrão como medida de risco, o Teste de Shapiro-Wilk para testar a normalidade das amostras e o teste de hipótese Mann-Whitney para verificar se não há diferenças estatisticamente significativas entre as medianas do ISE em relação aos demais índices. A análise descritiva dos dados mostrou que o desempenho, calculado a partir da média das variações diárias, do ISE foi o menor dentre os índices analisados e o seu risco, calculado a partir do desvio padrão das variações diárias, também foi o menor dentre os índices analisados. A partir do teste de Shapiro-Wilk em que os resultados para todos os índices foram menores que o nível de significância de 0,05, não foi possível afirmar que os dados apresentam uma distribuição estatisticamente normal. Consequentemente, a hipótese foi testada pelo Teste de Mann-Whitney que mostrou que não há diferenças estatisticamente significativas entre as medianas das variações diárias do ISE em relação aos demais índices. Os resultados apresentados confirmam a hipótese levantada neste estudo de que o desempenho do ISE, analisado através da diferença dos valores diários, é semelhante ao desempenho dos outros índices. Portanto, investir em índices que selecionam empresas através de critérios econômico, social e ambientalmente responsáveis não prejudica o rendimento do investidor.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Investigação de fatores associados à evasão escolar na licenciatura em educação do campo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Canguaretama
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Lima, Neilson Ferreira de; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; Salsa, Ivone da Silva; http://lattes.cnpq.br/5842899681656490; http://lattes.cnpq.br/9570950627171584; 0000-0002-8749-2241; http://lattes.cnpq.br/7580097144705724; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; 0000-0002-9091-8055; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598
    A evasão escolar é um fenômeno complexo, difícil de analisar e de prever; ela ocorre em todos os níveis de ensino e, geralmente, não é provocada por um único fator (POLYDORO, 2000; LIMA; SANTOS, 2021; IFRN, 2016). Alguns fatores que podem estar associados à evasão escolar são: zona de residência, falta de empregabilidade, reprovação, retenção, trancamento do curso , problemas de saúde etc. Identificar quais são os verdadeiros fatores que levam um discente a evadir-se do curso é fundamental para prevenir, futuramente, o abandono ou a evasão de outros alunos. Assim, o objetivo deste trabalho foi pesquisar fatores associados à evasão escolar na Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Canguaretama, bem como comparar a evolução temporal das taxas e indicadores quantitativos: taxa de evasão, taxa de matrícula ativa regular, índice de permanência e êxito, entre outros. A metodologia da pesquisa foi um estudo de coorte entre os dias 20 de abril de 2016 a 07 de dezembro de 2022 com abordagem qualiquantitativa para os dados coletados, para os dados coletados os quais foram resultantes de uma pesquisa de cunho documental com base no Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRN 2016-2018. Observou-se que os alunos do sexo masculino tem uma probabilidade de 62,64% de se evadir, enquanto que os alunos do sexo feminino tem uma probabilidade de 52,24% de não continuar o curso. Quando se comparou a forma de ingresso, os graduandos cotistas tiveram menor chance de evasão do que os graduandos não cotista, ou de forma equivalente os cotistas tem maior chance de permanência e êxito e menor risco de evasão do que os não cotistas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM