Navegando por Autor "Lima, Paula Dayane Santos de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação básica em tempos de pós-pandemia do Covid-19: dificuldades de aprendizagem e desafios em uma comunidade escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Lima, Paula Dayane Santos de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; 20180143437; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Mônica Karina Santos; Valentim, Rayane Emanuelle de OliveiraO presente estudo discute os desafios da educação básica em tempos de pós-pandemia de COVID-19 e os impactos na aprendizagem causados nos estudantes de uma turma de 4o ano do Ensino Fundamental. O problema central da pesquisa foi investigar de que maneira as aulas remotas prejudicaram os educandos que enfrentaram obstáculos devido a falta de acesso a dispositivos tecnológicos e a ausência de conexão à internet e quais as principais dificuldades enfrentadas por eles. Além disso, busca-se compreender estratégias adotadas pela professora regente da turma com a intenção de contribuir para atenuar as lacunas de aprendizagem que podem ter surgido nesse contexto desafiador. Objetivou-se de forma geral refletir sobre os principais desafios enfrentados, atualmente, em tempos de pandemia, pela comunidade escolar com a utilização do ensino remoto, estratégia utilizada para minimizar os prejuízos do período de ausência das aulas presenciais. Para construção deste relato, apresento como principais interlocutores/as os/as seguintes autores/as: Senhoras (2021); Gomes (2021); Mazzaro; Vendramini (2020); Cordeiro (2020), Morin (2020). A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, fazendo uso da metodologia do estudo de caso. Como resultado, ressalta-se que durante o ensino remoto os estudantes tiveram dificuldades de acesso a tecnologias, desmotivação por parte das crianças, dificuldades das famílias em orientar seus filhos nas atividades escolares e dificuldades de aprendizagem pelas crianças. A pesquisa promoveu uma reflexão sobre os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal, durante o período de ensino remoto emergencial. Além disso, buscou-se analisar as estratégias adotadas pela escola para superar as dificuldades decorrentes desse cenário desafiador. Portanto, foi compreendido que a educação diante da pandemia de covid-19 se reinventou diante de uma nova forma de ensino e continua necessitando se reinventar, colocando em questão o formato escolar moderno.