Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Paulo Cerauno Maciel de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A percepção dos docentes da UFRN sobre o programa de apoio a planos de reestruturação e ampliação das universidades federais - REUNI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-13) Lima, Paulo Cerauno Maciel de; Mól, Anderson Luiz Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; ; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; Leite Filho, Paulo Amilton Maia; ; http://lattes.cnpq.br/3508047836111003
    Nas últimas décadas a educação superior no Brasil passou por diversas mudanças. O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais REUNI, foi a maior reforma executada pelo governo Federal em universidades públicas nos últimos anos. O REUNI se apresenta como a grande reforma do ensino superior na contemporaneidade, tendo como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90% e ampliação da relação de alunos por professor. Esta pesquisa tem como objetivo estudar a percepção dos docentes da UFRN acerca do programa REUNI, em execução durante o período de 2008 a 2012. O estudo busca compreender como os docentes avaliam o programa e quais são as dimensões que mais influenciam nesta avaliação. O estudo utilizou-se de um instrumento de pesquisa (questionário), que foi enviado através do sistema interno da universidade, SIGAdmin, para todos os professores de magistério superior da UFRN. As respostas geradas pelo questionário foram processadas pelo software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Science). Como técnica de análise utilizou-se da Análise Fatorial e Regressão Linear Múltipla. Foram obtidas 180 respostas, conseguindo atingir todos os Centros da UFRN e algumas unidades acadêmicas, chegando também aos Campi do interior do Estado. Através da pesquisa foi possível analisar como os professores da UFRN percebem o programa REUNI, implantado na instituição. Os resultados apontaram para uma aprovação do programa por parte dos docentes. Os testes estatísticos demonstraram que as médias obtidas nos diferentes Centros e Unidades Acadêmicas pesquisados foram as mesmas, não havendo diferenças significativas entre elas. Ficou demonstrado que a dimensão que mais influenciou nas respostas dos docentes está ligada aos resultados práticos do programa, enquanto que o conhecimento sobre as metas do REUNI foi a que menos impactou nas notas atribuídas ao programa. Outra dimensão que também influenciou na percepção dos docentes diz respeito à influência do REUNI em suas atividades. Foi possível observar que os professores da UFRN não veem o REUNI como um entrave às suas atividades
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM