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Navegando por Autor "Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de"

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    Artigo
    Absenteísmo entre trabalhadores do sistema único de saúde: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2021-01-16) Freitas, Goltemberg Feitosa de; Alcântara, Bárbara Danielle Calixto de; Siqueira, Camila Alves dos Santos; Lima, Kálya Yasmine Nunes de; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Castro, Janete Lima de; Souza, Dyego Leandro Bezerra de
    Introdução: Os avanços da sociedade moderna trouxeram grandes desafios aos mais variados setores do mercado de trabalho, levando os indivíduos a se readaptarem aos novos processos de trabalho. Um dos desafios remete a extensas jornadas e múltiplos vínculos empregatícios, fato que aumenta a vulnerabilidade, as chances de adoecimento e absenteísmo dos trabalhadores. Objetivo: Conhecer a prevalência do absenteísmo entre os trabalhadores do Sistema Único de Saúde, assim como os profissionais mais acometidos, a causa mais prevalente e o tempo médio de afastamento. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura guiada pelo protocolo PRISMA. As evidências, publicadas até 31 de dezembro de 2019, foram recuperadas das bases WEB OF SCIENCE, WHOLIS, PAHO, SCOPUS, SCIELO e PUBMED/MEDLINE e a avaliação da qualidade dos estudos foi conduzida por uma versão adaptada do protocolo STROBE. Resultados: Os achados dos 17 artigos incluídos nesta revisão revelam que a frequência de absenteísmo, assim como o tempo médio de afastamento entre os trabalhadores do Sistema Único de Saúde, é variável. Os estudos selecionados apontam os profissionais de enfermagem como a categoria que mais se ausenta do trabalho. Entretanto, ao considerar esse achado, precisa-se destacar que a quantidade de estudos encontrados para as demais categorias profissionais é limitada. Conclusões: As consequências do absenteísmo não recaem apenas sobre o trabalhador ou sobre o empregador, mas geram sobrecarga aos profissionais não faltosos, fato que compromete a qualidade da atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde. Destaca-se que o conhecimento acerca do absenteísmo pode ser um importante instrumento para a gestão do trabalho em saúde
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    TCC
    Análise das publicações da fonoaudiologia no campo da saúde coletiva entre 2018 e 2022
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Florêncio, Mirraely Lorran das Neves; Telles, Maurício Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989; https://orcid.org/0000-0001-6129-9382; http://lattes.cnpq.br/7198727901227529; Lopes, Lavínia Mabel Viana; https://orcid.org/0000-0002-1978-2474; http://lattes.cnpq.br/6450385756712760; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835
    Objetivo: analisar as publicações científicas da fonoaudiologia no campo da Saúde Coletiva. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva realizada por meio de uma revisão bibliométrica da literatura científica realizada em etapas, sendo elas: escolha da questão norteadora, busca dos artigos, coleta de dados, análise dos artigos selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão e discussão dos resultados. Os dados foram coletados entre agosto e outubro de 2023 e organizados em uma matriz, composta pelos seguintes elementos: autores, base de dados indexada, periódico, título, ano, natureza do estudo, objetivos e principais resultados. Resultados: Foram localizadas 104 publicações nas duas bases de dados selecionadas (Lilacs) e (Scielo). Destes, 79 estavam na base de dados do Lilacs, e 25 na base de dados Scielo. Diante disso, foram identificados nesta revisão um total de 28 artigos que respondiam ao objetivo traçado e aos critérios de inclusão estabelecidos, o que corresponde quantitativamente a 27% da amostra inicial total das duas bases de dados juntas. A maioria dos trabalhos concentra-se na área da Política, Planejamento e Gestão em Saúde com 82% (n=23), seguida de Epidemiologia e Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com 11% (n=3) e 7% (n=2), respectivamente. Conclusão: A interconexão entre as dimensões de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, Epidemiologia, e Ciências Sociais e Humanas em Saúde é fundamental para enfrentar os desafios dessa área de maneira abrangente e eficaz. O campo da Fonoaudiologia, ao agregar princípios, contribui significativamente para o desenvolvimento e reconhecimento da prática fonoaudiológica, promovendo, assim, avanços no panorama da Saúde Coletiva.
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    Tese
    Atenção à saúde para travestis e transexuais no Sistema Único de Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-06) Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Noro, Luiz Roberto Augusto; https://orcid.org/0000-0001-8244-0154; http://lattes.cnpq.br/2335211528795775; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; Rocon, Pablo Cardozo; Gondim, Grácia Maria de Miranda; Bosco Filho, João; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Barros, Nelson Filice de; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283
    Na atenção à saúde brasileira, as questões relacionadas à identidade de gênero devem ser consideradas marcadores sociais e determinantes estruturais do processo saúde-doença. Todavia, pessoas em situação de vulnerabilidade, como travestis e transexuais, ainda enfrentam desafios para ter o direito à saúde de forma integral, visto que as suas necessidades de saúde e identitárias não são reconhecidas por completo. Diante disso, esta Tese de Doutorado em Saúde Coletiva objetiva caracterizar a atenção à saúde para pessoas travestis e transexuais no Sistema Único de Saúde. Para tanto, optou-se pela realização de um estudo envolvendo três desenhos metodológicos: análise bibliométrica, protocolo de revisão sistemática e revisão sistemática. Os achados da análise bibliométrica de teses e dissertações brasileiras revelam que os estudos sobre a tríade travestilidade, transexualidade e saúde estão em ascensão nos últimos vinte anos, com diminuição no enfoque sobre o adoecimento de travestis e transexuais e aumento do foco nos aspectos sociais, organizacionais e políticos que interferem no acesso dessas pessoas aos serviços de saúde. Apesar da existência do programa Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde, os artigos incluídos na revisão sistemática evidenciam que a atenção à saúde para pessoas travestis e transexuais é composta por uma série de violações, incluindo o despreparo de profissionais da saúde para acolher e cuidar de pessoas travestis e transexuais. Dentro das suas limitações, a tecitura dos resultados da Tese contribui para caracterizar a atenção à saúde para as pessoas travestis e transexuais no âmbito do sistema de saúde brasileiro como excludente, fragmentada, centrada no cuidado especializado e pautada por ações curativas, assemelhando-se aos modelos de atenção que antecedem o Sistema Único de Saúde e que são fortemente criticados desde o surgimento do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira.
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    TCC
    Atuação do Conselho Nacional de Saúde frente à pandemia de COVID-19: uma análise documental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Acipreste, Mayara Teixeira Laurentino; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; 0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; http://lattes.cnpq.br/6761029044315754; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Lima, Jônia Cybele Santos; http://lattes.cnpq.br/2487483914488475
    Introdução: A legislação do Sistema Único de Saúde confere aos Conselhos de Saúde, enquanto órgãos colegiados deliberativos, a competência para fiscalizar as ações de saúde e deliberar sobre as temáticas de interesse da gestão em saúde e do controle social. Objetivo: Analisar a atuação do Conselho Nacional de Saúde no enfrentamento à pandemia de COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma análise documental, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, realizada entre outubro e novembro de 2021. Os atos normativos foram recuperados do site do Conselho Nacional de Saúde e analisados à luz do referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Resultados: Entre 86 atos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Saúde, 20 foram incluídos no estudo por apresentarem relação direta com as medidas de enfrentamento à emergência de saúde pública de importância internacional provocada pelo vírus SARS-COV-2. A partir do teor e das aproximações temáticas dos documentos selecionados, eles foram organizados em três categorias: Atenção à Saúde; Gestão Orçamentária e Financeira; e Saúde e Segurança nos Serviços de Saúde. Conclusão: Apesar da não observância da edição de resoluções, instrumento com maior poder de vinculação ao ato do gestor da saúde, restringindo-se a emissão de recomendações, o Conselho Nacional de Saúde desenvolveu seu papel institucional e político, necessário na atual conjuntura, principalmente num cenário que ao longo dos últimos anos vem mitigando a legitimidade dos espaços de controle e participação social no Brasil.
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    Artigo
    Atuação do conselho nacional de saúde frente à pandemia de covid-19: uma análise documental
    (Revista Ciência Plural, 2022) Castro, Janete Lima de; Acipreste, Mayara Teixeira Laurentino; Lima, Jônia Cybele Santos; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012
    A legislação do Sistema Único de Saúde confere aos Conselhos de Saúde, enquanto órgãos colegiados deliberativos, a competência para fiscalizar as ações de saúde e deliberar sobre as temáticas de interesse da gestão em saúde e do controle social.Objetivo:Analisar a atuação do Conselho Nacional de Saúde no enfrentamento à pandemia de COVID-19.Metodologia:Trata-se de uma análise documental, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, realizada entre outubro e novembro de 2021. Os atos normativos foram recuperados do sitedo Conselho Nacional de Saúde e analisados à luz do referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo.Resultados:Entre 86 atos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Saúde, 20 foram incluídos no estudo por apresentarem relação direta com as medidas de enfrentamento à emergência de saúde pública de importância internacional provocada pelo vírus SARS-COV-2. A partir do teor e das aproximações temáticas dos documentos selecionados, eles foram organizados em três categorias: Atenção à Saúde; Gestão Orçamentária e Financeira; e Saúde e Segurança nos Serviços de Saúde. Conclusões: Apesar da não observância da edição de resoluções, instrumento com maior poder de vinculação ao ato do gestor da saúde, restringindo-se a emissão de recomendações, o Conselho Nacional de Saúde desenvolveu seu papel institucional e político, necessário na atual conjuntura, principalmente num cenário que ao longo dos últimos anos vem mitigando a legitimidade dos espaços de controle e participação social no Brasil
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    TCC
    Barreiras no cuidado às mulheres em situação de violência doméstica no Brasil no contexto da atenção primária à saúde: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Silva, Melissa Cristiane Medeiros da; Freitas, Kelienny de Meneses Souza; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de
    No Brasil, os serviços de emergência policial registraram pelo menos uma ligação por minuto, com denúncias de agressão decorrente da violência doméstica, cenário com repercussões nos serviços de saúde, especialmente na atenção primária à saúde (APS). Este estudo objetiva identificar, a partir de evidências da literatura, as barreiras encontradas no cuidado das mulheres em situação de violência doméstica no Brasil no contexto da APS. Trata-se de uma Revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados LILACS, PUBMED e SCIELO com busca realizada entre abril e junho de 2023. Foram identificadas 04 categorias de análise como barreiras da APS, a Invisibilização da Violência Doméstica apareceu em 80% (12) dos estudos, a Inexistência ou Falta de Articulação da Rede Intersetorial foi citada em 40% (6), Fragilidades de Comunicação entre os Profissionais e Equipe de Saúde emergiu em 60% (9) e o Despreparo Profissional, que foi o apontamento mais prevalente da amostra, surgiu em 87% (13) dos trabalhos. Diante dos resultados, aponta-se a necessidade de priorização da gestão do SUS na atuação frente a esse grave problema. Espera-se que este estudo, ao identificar barreiras no cuidado às vítimas de violência doméstica na APS, possa contribuir na implantação de ações e políticas capazes superá-las.
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    Dissertação
    Consequências da pandemia de Covid-19 nos processos de trabalho e nas condições de saúde de profissionais da gestão da Secretaria do Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-03) Nascimento, Emanuelle Yasmim Silva do; Gondim, Grácia Maria de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8361045312016183; https://orcid.org/0009-0001-8705-5666; http://lattes.cnpq.br/9125344261167746; Ferreira, Maria Angela Fernandes; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de
    No início de 2020, a população mundial foi confrontada pela pandemia causada pelo vírus SarCov-2. A crise sanitária e a amplitude da disseminação do vírus impactaram de forma significativa o modo de vida da sociedade. Diante do exposto, e dada a implicação da pesquisadora com o cenário de estudo, surgiu a seguinte pergunta indagadora: Quais foram as repercussões da pandemia da COVID-19 na saúde e nas condições de trabalho dos trabalhadores que atuaram na gestão em saúde da SESAP/RN no primeiro ano de pandemia? O trabalho tem como objetivo, analisar as consequências da pandemia de COVID-19 nos processos de trabalho e nas condições de trabalho dos gestores de nível central e regional da SESAP-RN. A metodologia adotada neste estudo teve uma abordagem qualitativa, utilizando a análise documental para compreender ações e estratégias implementadas, e a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para interpretar e apresentar de forma coletiva as opiniões e percepções dos gestores entrevistados. A análise documental revelou que a gestão em saúde da SESAP/RN precisou implementar diversas adaptações nos processos de trabalho para mitigar os impactos do vírus da COVID-19. Já por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com a participação de 7 respondentes, foi possível obter percepções dos gestores que abordam questões não registradas nos documentos oficiais, especialmente aquelas relacionadas à saúde do trabalhador e às condições de trabalho enfrentadas durante a pandemia. Conclui-se que a pesquisa trouxe um olhar mais aprofundado e crítico sobre diversos aspectos, incluindo a organização do trabalho, a resiliência dos trabalhadores da gestão em se adaptar diante da crise sanitária, as condições de trabalho e os impactos na saúde do trabalhador.
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    TCC
    Contribuições da Associação Brasileira de Saúde Coletiva para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil: uma análise documental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-16) Nascimento, Jefferson Alexandre do; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; 0000-0002-7765-4534; http://lattes.cnpq.br/0595695308116527; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; Costa, Thais Paulo Teixeira; http://lattes.cnpq.br/0736022476686883; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-9547-0093; http://lattes.cnpq.br/8169308778262070
    Introdução: A Associação Brasileira de Saúde Coletiva atua visando o fomento do campo científico e acadêmico da saúde coletiva, bem como na disseminação de informações, recomendações e posicionamentos para a sociedade e gestores públicos sobre a formulação de políticas públicas efetivas e demais questões que podem afetar o contexto da saúde pública no país. Objetivo: Analisar as contribuições da Associação Brasileira de Saúde Coletiva para o enfrentamento da Covid-19 no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma análise documental, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, realizada entre julho e setembro de 2022. Os posicionamentos publicados pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva foram retirados do seu portal eletrônico e analisados com o auxílio do referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Resultados: Dentre as 664 publicações feitas pela referida Associação durante o período estudado, 41 foram incluídas por se tratarem de posicionamentos emitidos ou apoiados por ela para o enfrentamento à Covid-19. Conforme as congruências temáticas, os posicionamentos foram organizados em três categorias: Prevenção à covid-19, Atenção à grupos prioritários e Dados e inovação em saúde. Conclusões: Diante da presente análise documental, pode-se notar que os posicionamentos emitidos pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva detêm um caráter técnico, pautados sob o olhar de especialistas de diversas áreas e embasados, também, nos posicionamentos de outras instituições brasileiras e internacionais, reforçando o papel articulador e político dessa Associação. Foi possível observar a relevância das publicações em meio aos cenários considerados críticos diante da Covid-19.
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    TCC
    Contribuições da educação permanente para o controle social no Sistema Único de Saúde: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Pessoa, Giuliano Silva; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; http://lattes.cnpq.br/7999570051015659; Barbosa, Aldenisia Alves Albuquerque; Castro, Janete Lima de
    Introdução: Além de implementar ações de educação permanente no cotidiano do controle social na saúde, é preciso analisar o conhecimento científico existente sobre a temática em questão para vislumbrar novas iniciativas que possibilitem o enfrentamento dos desafios ainda existentes. Objetivo: Analisar as contribuições da educação permanente para a qualificação dos conselheiros de saúde, bem como dos processos deliberativos e decisórios dos Conselhos de Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. Os artigos foram recuperados da Biblioteca Virtual da Saúde, e suas bases associadas, em julho de 2021. A estratégia de busca utilizada foi definida após diferentes pareamentos e tentativas, sendo composta por um bloco de descritores relacionados à educação permanente e ao controle social. Resultados: Após a remoção das duplicatas, da triagem a partir da leitura dos títulos e resumos, bem como da inclusão de outras publicações mediante a verificação das referências dos artigos triados, 22 artigos foram submetidos à leitura integral e 15 compuseram a amostra final. As congruências identificadas nos artigos foram organizadas em três categorias: 1) O papel do conselheiro de saúde; 2) Desafios encontrados no exercício do controle social; 3) A qualificação para o aperfeiçoamento dos processos decisórios dos Conselhos de Saúde. Conclusão: A ausência de ações de educação permanente, atrelada à baixa escolaridade dos conselheiros, a cooptação política e a falta de transparência por parte do executivo sobre as contas do setor saúde, dificultam os processos decisórios e deliberativos das mencionadas instâncias do Sistema Único de Saúde.
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    Dissertação
    Contribuições da VII Unidade Regional de Saúde Pública no processo de apoio técnico aos municípios da 7ª região de Saúde do Rio Grande do Norte: avanços e desafios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-20) Silva, Márcia Andreia Pereira da; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/8360633483347970; Gondim, Grácia Maria de Miranda; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de
    No estado do Rio Grande do Norte, a partir do Plano Diretor de Regionalização implantado no ano de 2008, foram instituídas oito Regiões de Saúde. Na perspectiva de supervisionar, coordenar e assessorar os serviços de saúde pertencentes aos municípios que compõem essas Regiões, foram implantadas as Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP), sendo consideradas estruturas administrativas regionalizadas. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da VII Unidade Regional de Saúde Pública no processo de apoio técnico aos municípios da 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que aplicou questionário eletrônico, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, proposta por Laurence Bardin. A partir da congruência da análise dos dados, foi possível identificar o percurso, a atuação e as principais dificuldades na implementação da VII URSAP, incluindo seu processo de trabalho, sua articulação com os municípios e suas principais ações realizadas na perspectiva de fortalecer os territórios dos municípios da 7ª Região de Saúde. Os discursos dos participantes e documentos analisados evidenciaram maior envolvimento das ações da VII URSAP, que é destinada ao fortalecimento do papel da Vigilância em Saúde no território e à atuação da Atenção Primária à Saúde nos indicadores do Previne Brasil. Os resultados obtidos neste estudo apontam para a necessidade de fortalecimento do quantitativo de pessoal, da estrutura física, dos espaços de governança, bem como a integração da VII URSAP com as áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, com foco na comunicação efetiva com os municípios. Tais melhorias têm a finalidade de fortalecer a atuação da Regional de Saúde em todos os níveis de atenção à saúde, bem como consolidar os princípios do Sistema Único de Saúde.
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    Artigo
    A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
    (FapUNIFESP (SciELO), 2018) Castro, Janete Lima de; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Lima, Kenio Costa de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012
    O artigo analisa a inserção da temática do envelhecimento e da educação interprofissional na formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) a partir da leitura dos projetos pedagógicos dos cursos desses profissionais. A pesquisa que deu origem a este artigo é do tipo documental, com abordagem qualitativa, realizada no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os projetos pedagógicos foram analisados com base no método da análise de conteúdo, utilizando o procedimento da análise temática em duas unidades de registro preestabelecidas: (i) competências profissionais e (ii) estrutura curricular. Como parte dos resultados, nenhum dos cursos investigados neste estudo oferta uma educação interprofissional em saúde que contemple discussões mais profundas acerca do envelhecimento
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    Dissertação
    Educação permanente para os trabalhadores do Complexo Estadual de Regulação no SUS Potiguar: um estudo sócio-histórico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-22) Nascimento, Renata Freire do; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/6757906870975932; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Santos, Renata Silva
    Este estudo visa chamar a atenção dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para a complexidade do trabalho dos reguladores, especialmente em um contexto de serviços insuficientes. O foco é debater a vital importância da qualificação desses profissionais, considerando a Educação Permanente em Saúde como o suporte mais adequado para promover mudanças nas práticas, por meio da problematização da realidade. No âmbito dessa temática, a pesquisa tem como objetivo investigar a trajetória da qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho no Complexo Estadual de Regulação, destacando discussões e deliberações da Comissão Intergestores Bipartite ao longo dos últimos 10 anos. Trata-se de estudo sócio-histórico com abordagem qualitativa, que utilizou o método da pesquisa documental como método fonte para a coleta de dados. A pesquisa permitiu compreender a problemática que envolve a implantação do Complexo Estadual de Regulação do Estado do Rio Grande do Norte, o que possibilitou a construção de linha do tempo com os principais acontecimentos relacionados ao processo. Os resultados revelam que, nos debates da Comissão Intergestores Bipartite, a ênfase não recai devidamente na importância da qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho do Complexo Estadual de Regulação, priorizando a segurança do processo regulatório. Os gestores concentram-se nas discussões sobre os processos de trabalho, sem, no entanto, avaliar se os profissionais que compõem as equipes desse setor possuem qualificação necessária para desempenhar suas funções. Diante desse cenário, conclui-se que é imperativo desenvolver um plano estadual de educação permanente em saúde para as equipes do Complexo Estadual de Regulação. Tal plano deve abranger as temáticas discutidas pelos gestores, alinhadas com as necessidades identificadas pelos profissionais em seu fazer diário. Além disso, propõe-se a criação de uma Política Estadual de Regulação, visando superar as fragilidades das regulamentações internas e em consonância com normativas nacionais.
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    Artigo
    Envelhecimento populacional e formação em saúde: a dinâmica dos cursos para cuidadores de pessoas idosas
    (Mneme revista de humanidades, 2016-07) Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Castro, Janete Lima de
    No Brasil, assim como em outros países emergentes, a transição demográfica vem acontecendo de maneira muito acelerada e significativamente maior do que a forma como ocorreu em outras sociedades do século passado, resultando na longevidade da população e no aumento das necessidades crônicas de saúde. Na perspectiva de atender as crescentes demandas das pessoas idosas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) surge a necessidade de organizar uma rede de atenção baseada no cuidado integral e no desenvolvimento de ações intersetoriais, intercalando-a com o surgimento e a incorporação de novos profissionais, tais como o Cuidador de Pessoas Idosas
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    Dissertação
    A formação dos enfermeiros para a atenção à saúde da população idosa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-31) Oliveira, Ana Carolina Lopes Cavalcanti de; Telles, Mauricio Wiering Pinto; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989; http://lattes.cnpq.br/6008664909309943; Bay Júnior, Osvaldo de Goes; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de
    A população brasileira está envelhecendo de maneira acelerada, em que a expectativa de vida está aumentando em decorrência das melhores condições de vida e saúde. Diante desse cenário, é necessário adotar medidas para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dessa população, que possui necessidades específicas de saúde. Nesse contexto, é crucial que os profissionais da saúde, incluindo enfermeiros, estejam preparados para atender às demandas dos idosos. Analisar a situação da formação em enfermagem para a atenção à saúde da população idosa nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Rio Grande do Norte. Para conduzir esta pesquisa qualitativa, foram selecionadas IES públicas do estado que oferecem o curso de bacharelado em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), indicados pela coordenação do curso. Além disso, foram realizados dois grupos focaiscom estudantes do último ano de duas IES do RN, indicados pelo representante discente da turma ou, na ausência deste, pela coordenação do curso. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos através da análise de dados dos grupos focais revelaram duas categorias: Abordagem pedagógica dos cursos de enfermagem e A formação em enfermagem para atuação com a população idosa. Já as entrevistas com os docentes foram categorizadas em: A estrutura da formação em enfermagem nas IES públicas do Rio Grande do Norte e A formação em enfermagem para atuação com a população idosa. A presente pesquisa revelou fragilidades na estrutura curricular dos projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem no ensino da saúde da pessoa idosa o que se torna uma preocupação relevante à luz do cenário demográfico e epidemiológico do Brasil.
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    Dissertação
    A formação em saúde frente às necessidades das pessoas idosas
    (2017-12-15) Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Castro, Janete Lima de; ; ; ; Costa, Marcelo Viana da; ; Villar, Rosana Lucia Alves de;
    No Brasil, constata-se um crescimento acentuado da população idosa, onde isso se intensificará nas próximas duas décadas. No âmbito do SUS, a assistência a essa população deve pautar-se em ações desenvolvidas pelas equipes da ESF e do NASF. O estudo teve o objetivo de analisar a formação dos profissionais da ESF e do NASF para atender às necessidades das pessoas idosas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada em duas etapas e com procedimentos metodológicos distintos. Na primeira etapa, buscou-se analisar como ocorre a abordagem do envelhecimento na formação dos profissionais que atuam na ESF e no NASF, a partir da leitura dos projetos pedagógicos dos seus cursos de formação. A segunda etapa consistiu em compreender, com a realização de grupos focais, a percepção das pessoas idosas atendidas por equipes da ESF e do NASF sobre as suas necessidades, bem como compreender a percepção das mesmas sobre as competências profissionais necessárias para o cuidado que essa parcela da população precisa. Os resultados da primeira etapa revelaram que a formação profissional para o cuidado à saúde da pessoa idosa está pautada exclusivamente na assistência e condução de doenças crônico-degenerativas, como também na identificação e prevenção de danos à saúde. Ademais, a operacionalização dos grupos focais permitiu classificar as necessidades das pessoas idosas participantes do estudo em duas temáticas: Necessidade de boas condições de vida e necessidade de acesso aos serviços de saúde. De acordo com os participantes, os profissionais da ESF e do NASF são bem qualificados para lhes atenderem, porém, não possuem autonomia para solucionar as suas necessidades. Para a resolução dessas necessidades, qualificar os gestores (municipais, estaduais e federais) do setor saúde seria o caminho prioritário. Com a realização deste estudo, percebe-se que a discussão acerca da temática do envelhecimento no processo de formação dos profissionais que integram as equipes da ESF e do NASF ainda é incipiente e está desassociada das necessidades de saúde das pessoas idosas. Assim, se faz necessário preparar pessoas que ofereçam atenção integral à crescente população idosa, conhecendo as suas subjetividades e necessidades, bem como para formular e gerir políticas públicas para a mencionada população que é usuária do SUS.
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    Formação em saúde no contexto do envelhecimento: em foco, os conteúdos curriculares
    (Research, Society And Development, 2018) Castro, Janete Lima de; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Costa, Thais Paulo Teixeira; Lima, Kenio Costa de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012
    O presente estudo tem o objetivo de analisara abordagem da temática do envelhecimento na formação dos profissionais de nível superior que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo documental, realizado no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Para alcançar o objetivo, realizou-se a análise dos projetos pedagógicos dos cursos para as mencionadas profissões, com base no métododa análise de conteúdo, utilizando a técnica da análise temática em três unidades de registro pré-estabelecidas: (i) competências e habilidades; (ii) perfil profissional; e (iii) estrutura curricular.Como parte dos resultados, a partir da operacionalização das análises dos projetos pedagógicos emergiram duas categorias temáticas: Discussão sobre o envelhecimento e formação para atenção à saúde da pessoa idosa.O estudo evidencia que a discussão sobre a temática do envelhecimento no processo de formação dos profissionais de nível superior que integram as equipes da ESF e do NASF ainda é incipiente. Assim, se faz necessário preparar pessoas para oferecer uma atenção integral à população idosa, bem como para formular e gerir políticas públicas para a mencionada população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)
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    Artigo
    Identificando necessidades e possíveis soluções: com a palavra, pessoas idosas na atenção primária à saúde
    (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, 2018-10) Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Costa, Marcelo Viana da; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Castro, Janete Lima de; Lima, Kenio Costa de
    O objetivo deste artigo é compreender a percepção de pessoas idosas sobre a atenção à saúde promovida por profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família para o enfrentamento de suas necessidades. Trata-se de um estudo descritivo com aproximação metodológica qualitativa, fundamentado na perspectiva de usuários da Atenção Primária à Saúde do município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Utilizou-se o grupo focal como recurso metodológico, e os dados foram analisados com base no método da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Os resultados foram classificados em três unidades temáticas: (I) Necessidade de boas condições de vida; (II) Necessidade de acesso aos serviços de saúde; e (III) Possibilidades de atendimento às necessidades elencadas. A realização desta pesquisa evidencia que as necessidades das pessoas idosas, no cenário estudado, demandam ações intersetoriais. Outrossim, aponta elementos para uma reflexão crítica sobre a importância da adoção de estratégias nas três esferas de gestão para melhorar os determinantes sociais e diminuir os agravos à saúde dessas pessoas
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    TCC
    Implicações do ensino remoto na formação de bacharéis em Saúde Coletiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Silva, Maria Eloiza da; Castro, Janete Lima de; Oliveira, Nathalia Hanany Silva de; http://lattes.cnpq.br/8614355120152256; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4167845H5; https://orcid.org/0000-0002-3290-1730; http://lattes.cnpq.br/7994180585410766; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; Costa, Thais Paulo Teixeira; http://lattes.cnpq.br/0736022476686883
    A partir do contexto emergencial de saúde pública, decorrente do novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela pandemia da Covid-19, algumas medidas restritivas e preventivas tiveram de ser adotadas mundialmente. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde recomendou a implementação de medidas de isolamento social, a fim de amenizar a velocidade do contágio da doença. Neste contexto, com a finalidade de suprir as atividades para concluir o ano letivo, as Instituições de Ensino Superior tiveram que adaptar o formato de ensino e o cronograma de aulas, resultando na migração do ensino presencial para a modalidade de Ensino Remoto Emergencial. Com base nas informações apresentadas, supõe-se que os estudantes podem ser afetados no seu processo formativo. Assim, este estudo objetiva analisar a percepção dos estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a modalidade do ensino remoto frente ao contexto da Covid-19. Trata-se, pois, de uma pesquisa exploratória-analítica, de abordagem quantitativa e qualitativa que ocorreu de janeiro a junho de 2022. Os sujeitos para essa pesquisa foram 44 estudantes do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que vivenciaram o ensino remoto e estavam com matrícula ativa no curso. A análise qualitativa sobre a modalidade de ensino remoto se deu sob a organização de três categorias: pontos negativos, pontos positivos e implicações do ensino remoto no aprendizado. Com essa nova pedagogia que utiliza os meios digitais, portanto, foi ainda mais propensa para as iniquidades, já que um dos desafios mais levantados neste estudo foram as questões de acesso limitado quanto à internet e equipamentos eletrônicos. Por outro lado, o acesso geográfico, o deslocamento até à faculdade e a comodidade de estar em casa foram favoráveis. Portanto, faz-se necessário a realização de mais estudos para avaliar essa modalidade de ensino. Sendo assim, é necessário que a coordenação, o corpo docente do curso de graduação em questão e os gestores da educação aprofundem os estudos das implicações do ensino remoto na formação dos acadêmicos,
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    Apresentado em Evento
    Iniciativas da educação profissional em saúde no Brasil: caminhos dos anos 2000
    (2017-09) Costa, Thais Paulo Teixeira; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Castro, Janete Lima de
    No Brasil, a necessidade de formação de trabalhadores de nível médio e elementar na área da saúde manifesta-se a partir de meados dos anos 1980 em decorrência do grande número de trabalhadores sem qualfiicação específica nos serviços de saúde. As reflexões presentes neste artigo referem-se aos projetos desenvolvidos no âmbito da educação profissional em saúde nos anos 2000 no país. Tratase, portanto, de compreender as correlações presentes nesses projetos que visam a qualificação técnica e a gestão da saúde ao mesmo tempo em que apontam caminhos na direção desses serviços. O artigo resulta de uma pesquisa documental que teve como foco o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), o Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância da Saúde (PROFORMAR ) e o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio em Saúde (PROFAPS). Faz-se necessário o acompanhamento de tais iniciativas para que em seu desenvolvimento não perca, em sua essência, os referencias políticos e epistemológicos necessários para a formação de trabalhadores que atuam na área da saúde uma vez que, os cursos desenvolvidos possuem uma grande quantidade de trabalhadores envolvidos nos serviços oferecidos à população.
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    Artigo
    A Look at Professional Education in Health with Emphasis on Aging
    (2017) Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Freitas Neto, Natanael de; Costa, Thais Paulo Teixeira; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Castro, Janete Lima de; Lima, Kenio Costa de
    This paper purpose is to analyze the insertion of the population aging theme in the education of professionals working in the Fa-mily Health Strategy (ESF) and in the Family Health Support Nucleus (NASF). This is a study with a qualitative approach and documentary type, carried out in the state of Rio Grande do Norte, located in the Northeastern region of Brazil. To reach the objective, the pedagogi-cal projects of the courses for the professions that work in the Fa-mily Health Strategy and in the Family Health Support Nucleus were searched. The documents analysis was based on the content analysis method, using the thematic analysis technique in three pre-establis-hed registration units: (i) skills and abilities; (ii) professional profile; and (iii) curricular structure. From the analysis of the pedagogical projects, two analytical categories emerged: discussion about aging and training for health care of the elderly. The research result was that the discussion about the thematic of the aging in the process of formation of human resources in health is still insipient. There is a clear necessity to prepare people to provide adequate attention to the elderly population, as well as to formulate and manage public policies for the mentioned population that benefits from Unified Health System (SUS)
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