Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Ricardo Alexandre de Freitas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Canto popular brasileiro contemporâneo: actâncias vocais, cartografias gestuais e tradição da canção
    (2024-12-20) Lima, Ricardo Alexandre de Freitas
    A obra apresenta uma cartografia de vozes contemporâneas de intérpretes que se alinham à tradição da canção popular brasileira. Uma pesquisa medida, orientada e impulsionada pelo gesto autoetnográfico de um pesquisador-cantor que procura compreender sua área de atuação expressiva. O percurso analítico conta com o desenvolvimento de um arranjo metodológico próprio para análise de vozes e canções, que associa, até então de forma inédita, perspectivas semióticas, abordagem histórica, aferições estéticas e a teoria ator-rede. Ao associar propostas de Luiz Tatit, Regina Machado e Bruno Latour, Ricardo Frei apresenta uma atualização das gestualidades vocais que fazem parte da tradição destacada, percebendo continuidades, rupturas, acréscimos e triagens, capazes de revelar, além das características interpretativas, as condições atuais de fruição e consumo do acervo cancional brasileiro.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Música, sociedade, identidade e diversidade: reverberações do preconceito musical na formação acadêmica de músicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-28) Brito, Lorena Maia; Oliveira, Vinicius Eufrasio de; 0000-0002-6460-2217; http://lattes.cnpq.br/9216193304288662; http://lattes.cnpq.br/0197530934423422; Colabardini, Júlio César de Melo; http://lattes.cnpq.br/5855267359776889; Lima, Ricardo Alexandre de Freitas; http://lattes.cnpq.br/8531947607646105
    O presente trabalho busca promover reflexões acerca de questões sobre música nos contextos sociais e acadêmico-musicais, analisando as consequências que o preconceito musical pode trazer na formação superior de músicos no Brasil, especialmente para os futuros educadores musicais. Aponta também as problemáticas da falta de diversidade e aceitação musical no ensino superior, objetivando mostrar as vantagens da inclusão musical nos cursos de graduação em Música. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca de temas como: música e sociedade, formação de identidade individual e do gosto musical, origens do preconceito musical no Brasil, análises da pluralidade dos gêneros musicais brasileiros, sua aceitação e desafios ao longo do tempo, primórdios do ensino musical no território nacional e a reverberação das suas influências embrionárias nos tempos atuais. Além disso, foi feito um relato de experiência contendo vivências pedagógicas da autora em duas escolas da cidade de Natal/RN, onde teve a oportunidade de lecionar em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concluindo, considerou-se que a valorização da diversidade musical no meio acadêmico de músicos pode trazer múltiplos benefícios para os discentes e docentes em diversos cenários da sociedade, de forma individual e coletiva.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Percepções sobre a influência de um coro universitário no aprendizado musical: uma experiência com o Madrigal da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-15) Oliveira, Bianca Letícia Nascimento de; Oliveira, Vinícius Eufrásio de; https://orcid.org/0000-0002-6460-2217; http://lattes.cnpq.br/9216193304288662; http://lattes.cnpq.br/8844328339041511; Lima, Ricardo Alexandre de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-0281-0483; http://lattes.cnpq.br/8531947607646105; Barros, Cassiano de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-2687-7201; http://lattes.cnpq.br/7140924802081219
    A presente pesquisa busca investigar as percepções dos participantes do coro universitário Madrigal da UFRN como espaço de aprendizagem musical, bem como aprimorar os conhecimentos acerca da importância do canto coral e analisar sistematicamente suas características no contexto universitário. Para a realização deste trabalho, foi empreendida uma revisão bibliográfica sobre a prática coral, um mapeamento sobre os coros universitários atuantes no Brasil e os aspectos históricos do Madrigal da UFRN. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, utilizando a plataforma Google Forms, aplicado aos participantes e ex-participantes do grupo no período de 2018 a 2023. Os resultados, obtidos através do questionário, revelaram que uma grande proporção dos participantes do Madrigal acredita ter desenvolvido habilidades musicais e extramusicais. Dessa forma, evidenciou-se que o coral Madrigal pode gerar benefícios significativos para os seus integrantes no desenvolvimento musical, bem como um impacto positivo em outros aspectos de suas vidas. Portanto, compreende-se que existem diversas dinâmicas que integram o “complexo” que é um coro universitário diante do qual muitas situações estão presentes além do gesto de cantar em coletivo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Canto/Popular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Moura, João Gabriel Teixeira de; Morais, Pollyanna Guimarães da Silva de; http://lattes.cnpq.br/8765129001375224; http://lattes.cnpq.br/3981171309085214; Lima, Ricardo Alexandre de Freitas; https://lattes.cnpq.br/8531947607646105; Maiorino, Alexandre Virginelli; http://lattes.cnpq.br/3832030276095075
    OFF THE WALL: uma celebração à liberdade e ao desprendimento das preocupações cotidianas. É um recital com um repertório composto inteiramente por canções que ficaram conhecidas nas vozes de intérpretes negros. O objetivo é exaltar a riqueza e a diversidade presentes tanto na black music norte-americana quanto na música popular brasileira. Figurando a presença de grandes nomes icônicos como Michael Jackson, Tim Maia, Djavan, Milton Nascimento e entre outros célebres artistas negros. Esta seleção de músicas e arranjos elaborados pela banda Preto Som visa destacar os elementos vibrantes e alegres presentes na herança provinda da influência africana no canto da cultura popular.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM