Navegando por Autor "Lima, Ricardo Alexandre de Freitas"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Canto popular brasileiro contemporâneo: actâncias vocais, cartografias gestuais e tradição da canção(2024-12-20) Lima, Ricardo Alexandre de FreitasA obra apresenta uma cartografia de vozes contemporâneas de intérpretes que se alinham à tradição da canção popular brasileira. Uma pesquisa medida, orientada e impulsionada pelo gesto autoetnográfico de um pesquisador-cantor que procura compreender sua área de atuação expressiva. O percurso analítico conta com o desenvolvimento de um arranjo metodológico próprio para análise de vozes e canções, que associa, até então de forma inédita, perspectivas semióticas, abordagem histórica, aferições estéticas e a teoria ator-rede. Ao associar propostas de Luiz Tatit, Regina Machado e Bruno Latour, Ricardo Frei apresenta uma atualização das gestualidades vocais que fazem parte da tradição destacada, percebendo continuidades, rupturas, acréscimos e triagens, capazes de revelar, além das características interpretativas, as condições atuais de fruição e consumo do acervo cancional brasileiro.TCC Música, sociedade, identidade e diversidade: reverberações do preconceito musical na formação acadêmica de músicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-28) Brito, Lorena Maia; Oliveira, Vinicius Eufrasio de; 0000-0002-6460-2217; http://lattes.cnpq.br/9216193304288662; http://lattes.cnpq.br/0197530934423422; Colabardini, Júlio César de Melo; http://lattes.cnpq.br/5855267359776889; Lima, Ricardo Alexandre de Freitas; http://lattes.cnpq.br/8531947607646105O presente trabalho busca promover reflexões acerca de questões sobre música nos contextos sociais e acadêmico-musicais, analisando as consequências que o preconceito musical pode trazer na formação superior de músicos no Brasil, especialmente para os futuros educadores musicais. Aponta também as problemáticas da falta de diversidade e aceitação musical no ensino superior, objetivando mostrar as vantagens da inclusão musical nos cursos de graduação em Música. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca de temas como: música e sociedade, formação de identidade individual e do gosto musical, origens do preconceito musical no Brasil, análises da pluralidade dos gêneros musicais brasileiros, sua aceitação e desafios ao longo do tempo, primórdios do ensino musical no território nacional e a reverberação das suas influências embrionárias nos tempos atuais. Além disso, foi feito um relato de experiência contendo vivências pedagógicas da autora em duas escolas da cidade de Natal/RN, onde teve a oportunidade de lecionar em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concluindo, considerou-se que a valorização da diversidade musical no meio acadêmico de músicos pode trazer múltiplos benefícios para os discentes e docentes em diversos cenários da sociedade, de forma individual e coletiva.TCC Percepções sobre a influência de um coro universitário no aprendizado musical: uma experiência com o Madrigal da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-15) Oliveira, Bianca Letícia Nascimento de; Oliveira, Vinícius Eufrásio de; https://orcid.org/0000-0002-6460-2217; http://lattes.cnpq.br/9216193304288662; http://lattes.cnpq.br/8844328339041511; Lima, Ricardo Alexandre de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-0281-0483; http://lattes.cnpq.br/8531947607646105; Barros, Cassiano de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-2687-7201; http://lattes.cnpq.br/7140924802081219A presente pesquisa busca investigar as percepções dos participantes do coro universitário Madrigal da UFRN como espaço de aprendizagem musical, bem como aprimorar os conhecimentos acerca da importância do canto coral e analisar sistematicamente suas características no contexto universitário. Para a realização deste trabalho, foi empreendida uma revisão bibliográfica sobre a prática coral, um mapeamento sobre os coros universitários atuantes no Brasil e os aspectos históricos do Madrigal da UFRN. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, utilizando a plataforma Google Forms, aplicado aos participantes e ex-participantes do grupo no período de 2018 a 2023. Os resultados, obtidos através do questionário, revelaram que uma grande proporção dos participantes do Madrigal acredita ter desenvolvido habilidades musicais e extramusicais. Dessa forma, evidenciou-se que o coral Madrigal pode gerar benefícios significativos para os seus integrantes no desenvolvimento musical, bem como um impacto positivo em outros aspectos de suas vidas. Portanto, compreende-se que existem diversas dinâmicas que integram o “complexo” que é um coro universitário diante do qual muitas situações estão presentes além do gesto de cantar em coletivo.TCC Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Canto/Popular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Moura, João Gabriel Teixeira de; Morais, Pollyanna Guimarães da Silva de; http://lattes.cnpq.br/8765129001375224; http://lattes.cnpq.br/3981171309085214; Lima, Ricardo Alexandre de Freitas; https://lattes.cnpq.br/8531947607646105; Maiorino, Alexandre Virginelli; http://lattes.cnpq.br/3832030276095075OFF THE WALL: uma celebração à liberdade e ao desprendimento das preocupações cotidianas. É um recital com um repertório composto inteiramente por canções que ficaram conhecidas nas vozes de intérpretes negros. O objetivo é exaltar a riqueza e a diversidade presentes tanto na black music norte-americana quanto na música popular brasileira. Figurando a presença de grandes nomes icônicos como Michael Jackson, Tim Maia, Djavan, Milton Nascimento e entre outros célebres artistas negros. Esta seleção de músicas e arranjos elaborados pela banda Preto Som visa destacar os elementos vibrantes e alegres presentes na herança provinda da influência africana no canto da cultura popular.