Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Roberta Leiza Lucena"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A compreensão dos futuros professores acerca do pensamento algébrico no curso de pedagogia da UFRN/Ceres
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Lima, Roberta Leiza Lucena; Lautenschlager, Etienne; Balvi, Fabian Arley Posada; Barboza, Lilian Cristina de Souza
    Na contemporaneidade muito se tem pesquisado, principalmente internacionalmente, sobre o trabalho com o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular, no final de 2017, o ensino e a aprendizagem da álgebra ganham destaque no contexto escolar brasileiro. Esse cenário coloca em evidência a importância da formação inicial do pedagogo que ensina Matemática. Considerando a importância do conhecimento matemático especializado de professores na aprendizagem dos alunos e referendando a potencialidade do trabalho com o Pensamento Algébrico, esta pesquisa se propõe a investigar a compreensão evidenciada por futuros professores dos Anos Iniciais acerca do significado do Pensamento Algébrico. O embasamento teórico deste estudo dialoga com os estudos de Carrillo (2013), Blanton e Kaput (2005), Canavarro (2007), Squalli (2000), entre outros. Com intuito de alcançar tal objetivo e responder nossa questão de pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo. Como instrumento para a coleta de dados e informações, utilizamos a elaboração e aplicação de um questionário, cujos dados foram analisados de acordo com a técnica desenvolvida por Strauss e Corbin (2008). Os principais dados encontrados demonstram que a maioria dos futuros pedagogos não possuem conhecimentos sólidos sobre o que é o Pensamento Algébrico.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM