Navegando por Autor "Lima, Roberta Leiza Lucena"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A compreensão dos futuros professores acerca do pensamento algébrico no curso de pedagogia da UFRN/Ceres(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Lima, Roberta Leiza Lucena; Lautenschlager, Etienne; Balvi, Fabian Arley Posada; Barboza, Lilian Cristina de SouzaNa contemporaneidade muito se tem pesquisado, principalmente internacionalmente, sobre o trabalho com o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular, no final de 2017, o ensino e a aprendizagem da álgebra ganham destaque no contexto escolar brasileiro. Esse cenário coloca em evidência a importância da formação inicial do pedagogo que ensina Matemática. Considerando a importância do conhecimento matemático especializado de professores na aprendizagem dos alunos e referendando a potencialidade do trabalho com o Pensamento Algébrico, esta pesquisa se propõe a investigar a compreensão evidenciada por futuros professores dos Anos Iniciais acerca do significado do Pensamento Algébrico. O embasamento teórico deste estudo dialoga com os estudos de Carrillo (2013), Blanton e Kaput (2005), Canavarro (2007), Squalli (2000), entre outros. Com intuito de alcançar tal objetivo e responder nossa questão de pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo. Como instrumento para a coleta de dados e informações, utilizamos a elaboração e aplicação de um questionário, cujos dados foram analisados de acordo com a técnica desenvolvida por Strauss e Corbin (2008). Os principais dados encontrados demonstram que a maioria dos futuros pedagogos não possuem conhecimentos sólidos sobre o que é o Pensamento Algébrico.