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Navegando por Autor "Lima, Sarah Camilla Ferreira de Oliveira"

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    Dissertação
    Improvisando na arte: vivências de músicos populares na performance criativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-16) Lima, Sarah Camilla Ferreira de Oliveira; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/0970980480320419; Eslava, Juanita; Marques, Priscila
    Na Psicologia Histórico-cultural a música é entendida como uma atividade humana produzida em contexto social, à medida que o artista vivencia e se apropria dos elementos musicais – já postos cultural e historicamente –, também passa a poder produzir ou reproduzir sua arte. Conduzindo essas reflexões para a criatividade musical, especialmente a improvisação, deparamo-nos com uma criação em movimento, durante a performance, mas que é resultado do conjunto de experiências do artista. Desse modo, diferentes vivências musicais levam a diferentes modos de elaboração e compreensão da improvisação. O objetivo principal desta dissertação é investigar as vivências, concepções e estratégias de performance criativa em músicos acadêmicos e autodidatas. Participaram 4 musicistas, – 2 acadêmicos e 2 autodidatas – com performances notadamente criativas e improvisadas. A coleta ocorreu em 2 fases por vídeoconferência: (1) um questionário socioeconômico e de práticas musicais e (2) uma entrevista semiestruturada individual sobre a trajetória musical e concepções de performance criativa. A análise dos dados baseou-se nas concepções bakhtinianas de discurso dialógico. A primeira etapa de análise teve como foco as informações do questionário que possibilitaram a caracterização dos perfis da atividade de cada participantes. A análise da entrevista possibilitou a identificação e agrupamento de unidades de significado e categorização. Buscou-se relacionar as partes, os núcleos de análise encontrados, e os discursos dos participantes, tendo como foco a análise da relação dialética. Como resultados encontramos discursos categorizados por formação. Na maioria das respostas, os músicos acadêmicos ressaltavam a importância de um conhecimento explícito, e os autodidatas a importância da estilização e da tentativa. Todos os participantes, porém, concordaram sobre a centralidade das vivências de performances criativas para a construção de um improvisador. Tais respostas corroboram o que foi trazido por Vigotski de que a criatividade é constituída pelo amálgama de vivências dos indivíduos que são refratados subjetivamente e geram um produto cultural.
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    TCC
    Tenho um bebê prematuro, onde tiro minhas dúvidas? Um estudo qualitativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-21) Ferreira, Wermeson Gleiton de Moura; Fonseca Filho, Gentil Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-6980-2202; http://lattes.cnpq.br/7093066731971896; https://orcid.org/0000-0002-5477-2757; http://lattes.cnpq.br/9110952040580365; Macedo, Gaby Kelly Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4274-0982; http://lattes.cnpq.br/2436091946047254; Lima, Sarah Camilla Ferreira de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0970980480320419
    A prematuridade representa um desafio significativo para a saúde pública, mas poucos estudos exploraram como e onde os pais escolhem as fontes de informação sobre a saúde de seus filhos. O objetivo deste estudo foi identificar os locais mais utilizados por pais de crianças prematuras para buscar informações relacionadas à saúde de seus filhos. Trata-se de um estudo observacional transversal, com abordagem qualitativa, realizado entre fevereiro e setembro de 2024 no Rio Grande do Norte, Brasil, envolvendo entrevistas semiestruturadas com nove mães de crianças prematuras menores de dois anos. As entrevistas, realizadas presencialmente e via Google Meet, abordaram o uso da caderneta de saúde da criança, o uso de redes sociais e a verificação de informações na internet. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente, utilizando o SPSS® 22.0 e a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que as mães usavam a caderneta principalmente para o acompanhamento de vacinas e consultas, enquanto a internet era frequentemente acessada para esclarecer dúvidas, através do Google, Instagram e YouTube. No entanto, observou-se um ceticismo quanto à veracidade das informações online, com a maioria das participantes buscando confirmação com profissionais de saúde. O estudo revelou que os pais de crianças prematuras buscam informações principalmente na caderneta de saúde e na internet, com destaque para Google e Instagram. No entanto, a caderneta é usada de forma restrita, focando nas vacinas e consultas, enquanto os conteúdos digitais, apesar de acessíveis, demandam validação por profissionais de saúde devido à preocupação com sua confiabilidade.
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