Navegando por Autor "Lima, Simone Pedrosa"
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Dissertação Cartilha educativa digital para doadoras de um banco de leite humano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Oliveira, Iara Rayane Silva de; Lima, Simone Pedrosa; https://orcid.org/0000-0002-9863-9202; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; http://lattes.cnpq.br/2719897136630004; Sousa, Carla Suellen Pires de; http://lattes.cnpq.br/2690773621739383; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111Introdução: Os Bancos de Leite Humano são responsáveis por atividades assistenciais, bem como atividades de processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano para os RNs que se encontram nas UTINs. No entanto, estudos mostram uma perda expressiva de leite humano doado devido a não conformidades existentes, como sujidades, acidez elevada, embalagens não conformes e contaminação por coliformes totais. Portanto, fazem-se necessárias estratégias para melhorar a qualidade do leite humano doado. Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa digital para doadoras de um banco de leite humano. Metodologia: Trata-se de estudo metodológico, com abordagem quantitativa, fundamentado no modelo da Psicometria de Pasquali, de acordo com as seguintes etapas: construção do instrumento a partir de pesquisa documental, parecer de juízes ou especialistas no assunto e aplicação de testes estatísticos. Acrescente-se que, em cumprimento aos princípios éticos estabelecidos pela Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde, a coleta de dados com os experts só ocorreu após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Parecer nº 7.368.721, sob CAAE nº 85718824.0.0000.5537, em 8 de fevereiro de 2025. Resultados: O presente estudo resultou na Construção e Validação de uma Cartilha Educativa Digital para doadoras de um Banco de Leite Humano. Um Produto Técnico-Tecnológico, do tipo material didático/instrucional, que corresponde à produção de recursos que facilitam o aprendizado, que contribuirá com orientações acerca da coleta segura do leite humano para doadoras e para profissionais de saúde. O material impactará diretamente na qualidade do leite recebido nos BLHs. A cartilha foi construída com aporte teórico da análise documental. Após a estruturação dos conteúdos e construção da cartilha educativa, iniciou-se o processo de validação do conteúdo, foram realizadas duas rodadas para validação, denominadas Delphi I e II, e contou-se com a participação de sete juízes. Os resultados da Delphi I demonstraram que todos os critérios avaliados apresentaram CVC ≥ 0,92, enquanto na rodada Delphi II, os resultados demonstraram apresentaram CVC ≥ 0,89. O CVC geral da cartilha foi de 0,96, evidenciando a adequação da linguagem, organização, conteúdo e estrutura do material proposto. Discussão: O presente estudo construiu e validou uma cartilha educativa digital para doadoras de um banco de leite humano, a fim de contribuir com orientações acerca de como fazer a coleta segura do leite, para obter melhor aproveitamento no processo de pasteurização. Portanto, a cartilha validada neste estudo se insere como uma ferramenta que pode contribuir não apenas com a redução de perdas no processo de pasteurização, mas também com o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade compartilhada das doadoras. Conclusão: Considerando os benefícios do leite materno a curto e longo prazo, em especial na UTI neonatal, espera-se que a cartilha seja um instrumento que diminua as perdas de leite de leite humano doado, aumentando os estoques nos bancos de leites e a disponibilidade para os RNs que necessitem, diminuindo o tempo de internação e os custos hospitalares.Dissertação Check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional: construção coletiva da equipe de enfermagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-07) Quental, Libna Laquis Capistrano; Lima, Simone Pedrosa; https://orcid.org/0000-0002-9863-9202; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; https://orcid.org/0000-0002-7623-4204; http://lattes.cnpq.br/8451139288978568; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Melo, Mônica Cecília Pimentel deNo contexto dos distúrbios hipertensivos na gestação, estão a Hipertensão Gestacional, Pré-eclâmpsia, Eclampsia, Hipertensão Crônica sobreposta à pré-eclâmpsia e a Síndrome HELLP, que são responsáveis por complicações maternas multisistêmicas e perinatais. O cuidado apoiado na segurança e qualidade em situações que possuem potencial risco para complicações deve ser priorizado, tendo como ponto fundamental o treinamento e as discussões coletivas envolvendo a equipe de saúde. Objetivou-se construir um check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional, de forma coletiva com a equipe de saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvida por meio de uma Pesquisa Convergente Assistencial, a partir de três etapas sequenciais: realização de entrevista semiestruturada, realização de grupos de convergência e elaboração do produto (Check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional). Estas etapas foram mediadas pela técnica do Design Thinking. O estudo ocorreu em uma maternidade de risco habitual de um município da região metropolitana do Rio Grande do Norte, tendo como participantes enfermeiros e técnicos em enfermagem, que atuam na unidade de classificação de risco e pronto atendimento obstétrico. A primeira etapa da coleta de dados, correspondeu as etapas de empatia e definição do problema do Design Thinking, e consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada, que contou com a participação de 16 profissionais. A segunda etapa do procedimento de coleta de dados, correspondeu a etapa de idear do Design Thinking, e ocorreu através da realização de Grupos de Convergência, com um encontro remoto, realizado através da plataforma Google Classroom. Nesta etapa do estudo participaram 12 profissionais. A última etapa da coleta de dados ocorreu mediada pela prototipagem do Design Thinking, onde os participantes foram convidados a definir os itens que consideravam relevantes para cada momento assistencial. Nesta etapa participaram 09 profissionais. A pesquisa se desenvolveu a partir de parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) conforme o CAAE nº 44706221.3.0000.5537, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aceite dos participantes. Durante o procedimento de coleta de dados, as falas dos participantes foram gravadas, posteriormente transcritas na íntegra no Microsoft Word® e analisadas com o auxílio do software ATLAS-ti®, versão 9. A partir da análise dos dados emergiram três categorias e subcategorias: (1) Contextualizando o cuidado seguro no contexto da urgência hipertensiva gestacional, com suas três subcategorias; (2) Contextualizando o trabalho em equipe nas situações de urgência hipertensiva gestacional, com duas subcategorias e (3) Definindo coletivamente os itens para um Check-list de cuidado seguro na urgência hipertensiva gestacional, com três subcategorias. Os dados coletados permitiram à pesquisadora a identificação das lacunas de conhecimento e temas emergentes para planejar as etapas de dados possibilitou um espaço para reflexões coletivas quanto ao processo de trabalho no contexto estudado, onde a equipe, através da utilização de técnicas que estimulavam a participação ativa, o raciocínio crítico e suscitava questionamentos, teve a oportunidade de refletir quanto a possíveis soluções para os problemas vivenciados na prática profissional, assim como materializar as ideias através da construção colaborativa de um protótipo, que subsidiou a construção do Check-list de cuidado seguro em enfermagem na urgência hipertensiva gestacional, enquanto produto do mestrado profissional.Dissertação Consulta de enfermagem ambulatorial em cardiologia: uma pesquisa convergente assistencial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-22) Santos, Ana Carolina Lôbo dos; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; Arrais, Ricardo Fernando; ; ; ; http://lattes.cnpq.br/3878259408079673; Sousa, Carla Suellen Pires de; ; Lima, Simone Pedrosa;Introdução: A atuação do enfermeiro nas ações voltadas para o autocuidado, adesão aos tratamentos e estilo de vida saudável podem trazer resultados positivos para a redução e controle dos casos de doenças cardiovasculares. Nesse contexto, a consulta de enfermagem apresenta-se como cenário ideal para realizar essas intervenções. Objetivo: Construir modelo de consulta de enfermagem para implementação em ambulatório de cardiologia de um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial de cunho qualitativo. O local de realização da pesquisa foi o Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza-CE. Participaram do estudo enfermeiros da instituição com experiência em consulta de enfermagem e cardiologia. A coleta de dados ocorreu de agosto de 2018 a outubro de 2020, realizada em duas etapas, que consistiram em uma entrevista aberta e discussão em grupo focal. A pesquisa foi submetida ao comitê de ética em pesquisa da instituição e teve aprovação por meio do parecer CAAE: 17781919.4.0000.5045. Resultados: Os resultados do estudo foram discutidos em sete categorias temáticas, e os produtos finais foram os instrumentos para as consultas de enfermagem ao paciente em preparo para exames ambulatoriais, em uso de anticoagulante oral, em preparo para cirurgia cardíaca e em preparo para estudo eletrofisiológico do ambulatório de cardiologia do HUWC; além dos formulários para orientações que devem ser prestadas aos pacientes de cada atendimento específico. Também foi produzido um POP referente a execução desses atendimentos. Considerações finais: A construção coletiva dos instrumentos para a consulta de enfermagem trouxe reflexões sobre a ciência e a prática assistencial, destacando as dificuldades existentes e as perspectivas de melhorias. Espera-se qualificar o processo de trabalho do serviço, além de favorecer a integração dos enfermeiros nos processos de ensino aprendizagem e uniformização de condutas. Ressalta-se que esforços ainda serão necessários para que ocorra a implantação do que foi construído. Todavia, a pesquisa contribuiu para preencher a lacuna existente na assistência de enfermagem e reforçou a importância da atuação do enfermeiro no serviço, uma vez que o modelo criado poderá ser inserido no atual sistema utilizado pelo hospital (AGHU) e, futuramente, no prontuário eletrônico do paciente.Dissertação O cuidado humanístico como foco institucional: um estudo sobre empatia dos profissionais de saúde na área obstétrica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Lima, Simone Pedrosa; Enders, Bertha Cruz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781295D6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; Farias, Glaucea Maciel de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792903Z9&dataRevisao=null; Stefanelli, Maguida Costa; ; http://lattes.cnpq.br/3460282643475653Os relacionamentos voltados a ajudar o outro são conceituados como terapêuticos, sendo a empatia, elemento fundamental e facilitador desse relacionamento e conseqüente processo de humanização da assistência em saúde. O presente estudo tem como objetivos, identificar o nível de empatia dos profissionais do setor obstétrico de um hospital universitário reconhecido pela assistência humanística prestada às parturientes e a percepção das mulheres receptoras do cuidado acerca da empatia demonstrada no atendimento. Realizamos uma pesquisa de abordagem quanti/qualitativa, na qual participaram do estudo, os 47 profissionais que atuam no setor obstétrico (13 médicos, 12 enfermeiros, 22 técnicos de enfermagem) e uma amostra intencional de 101 mulheres atendidas por esses profissionais durante o período do estudo. Dados foram coletados através das escalas Jefferson de Empatia dos Profissionais de Saúde (EJEPS) e Percepção do Paciente sobre a Empatia dos Profissionais de Saúde (PPEPS) e duas questões abertas inicias, objetivando verificar as opiniões subjetivas sobre a empatia prestada durante o atendimento. Utilizamos análise estatística descritiva e inferencial para os dados quantitativos e análise temática das respostas às questões abertas. Foram identificadas cinco categorias que representam os aspectos que os profissionais valorizam no relacionamento com as mulheres: envolvimento emocional, comunicação, ambiente acolhedor, visão integral e o conhecimento técnico-científico. Na análise quantitativa, o escore de empatia encontrado nos profissionais foi, em média, de 120,40 , sendo o máximo possível 140. Neste estudo, o EJEPS apresentou um coeficiente alfa de Cronbach de 0,83 demonstrando um nível aceitável de confiabilidade com essa população. Consideramos, portanto, que esses profissionais apresentam um bom nível de empatia quando comparados com outras populações observadas com o EJEPS. Os resultados também demonstram que a empatia adquiriu maior nível entre as mulheres (p ≤ 0,05) e que os profissionais com maior jornada de trabalho tendiam possuir menores níveis de empatia (r = -0,288; p ≤ 0,05). A análise das respostas subjetivas das mulheres indicam que elas estão satisfeitas com o cuidado humanístico, mas identificam a existência de expressões de poder nos profissionais. Na percepção das mulheres, não houve diferença na empatia demonstrada pela equipe médica e a de enfermagem conforme os escores médios no PPEPS (41,90 e 41,20 respectivamente).Diante desses resultados e considerando a relevância da empatia para operacionalização de uma assistência voltada para os valores humanísticos, reforçamos a importância da capacitação dos profissionais que atuam no hospital em foco, abordando a empatia e aspectos globais da humanização para melhor implementação de sua missãoTese Desenvolvimento do protótipo de Serious Game com recurso educativo sobre lesões mamilo-areolares decorrentes da amamentação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-24) Medeiros, Lays Pinheiro de; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5903265312273525; http://lattes.cnpq.br/0040523308979789; Macedo, Eurides Araújo Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6378952492418729; Araújo, Jessica Naiara de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9003522600608399; Coca, Kelly Pereira; http://lattes.cnpq.br/8167230363189115; Fonseca, Luciana Mara Monti; http://lattes.cnpq.br/2405356819478086; Araújo, Rhayssa de Oliveira e; http://lattes.cnpq.br/4859174752145121; Lima, Simone Pedrosa; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314Definida como “a base da vida”, a amamentação oferece à criança a melhor alimentação possível, além de proporcionar saúde física e mental ao longo do seu crescimento e desenvolvimento. Apesar da sua relevância comprovada, a maioria das mães enfrentam dificuldades que culminam na interrupção precoce da amamentação, especialmente nos seis primeiros meses, a qual deve ser realizada de forma exclusiva. Dentre os motivos alegados para o desmame, destacam-se os problemas na mama, incluindo a dor e as lesões mamiloareolares. Nesse cenário, a atuação do profissional Enfermeiro é fundamental na promoção do aleitamento materno através da prevenção e manejo clínico das intercorrências, incluindo as lesões mamilo-areolares. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um serious game como instrumento educativo para Enfermeiros e estudantes da graduação em Enfermagem sobre cuidados com lesões mamilo-areolares em lactantes. Trata-se de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, realizado em duas etapas que compõem o processo de desenvolvimento do Software educativo: elaboração e avaliação. Intitulado “aleitagame”, o produto dessa pesquisa tem como referencial a teoria Construcionista de Papert. Essa pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN sob o protocolo 3.552.016. A partir dos achados da revisão de escopo e experiência empírica da pesquisadora, foram desenvolvidos três cenários para compor o jogo, sendo eles: hospital, unidade básica de saúde e domicilio, abordando as seguintes causas de lesão mamilo-areolar, respectivamente: técnica inadequada de amamentação, infecção fúngica e anquiloglossia. Após a fase de elaboração, o software educativo foi submetido à etapa de avaliação, que foi realizada através da participação de nove juízes de pesquisa, sendo seis para avaliar o conteúdo e três para os aspectos técnicos e pedagógicos. Os cenários que mais receberam recomendações de mudanças quanto ao conteúdo foram a unidade básica de saúde e a visita domiciliar. Sobre o quesito técnico e pedagógico, as sugestões mais pertinentes foram sobre os comandos do jogo ao participante no decorrer da execução e ajustes no feedback para melhor compreensão do erro, caso ocorra. Nos escores avaliativos de satisfação com o jogo, através do GameFlow, observou-se melhores pontuações, bem como semelhança entre as duas categorias, nos elementos “desafios”, “habilidades do jogador”, “objetivos”, “feedback” e “melhoria do conhecimento”. As demais categorias, “controle”, “concentração” e “imersão” apresentaram escores que divergiram mais de 1,5 pontos em cada item. Conclusão: O “aleitagame” está em fase de desenvolvimento e concluiu duas etapas do processo. Após apreciação dos juízes, foram realizadas as alterações visando melhorar a qualidade do software como estratégia inovadora de ensino. Recomenda-se dar continuidade às etapas de desenvolvimento, sendo elas a validação e finalização para que possa ser operacionalizado no âmbito da formação de profissionais Enfermeiros.Dissertação Fatores associados ao parto prematuro em uma maternidade pública(2019-04-26) Bezerra, Jean Carlos; Lima, Simone Pedrosa; ; ; Freire, Izaura Luzia Silverio; ; Cavalcante, Rosangela Diniz; ; Medeiros, Wilton Rodrigues;O presente estudo teve como objetivo verificar os fatores relacionados ao parto prematuro. A pesquisa foi analítica, de corte transversal e de abordagem quantitativa. Desenvolvida em uma maternidade pública da cidade de Natal, com uma amostra de 300 mulheres, sendo aplicado um questionário no período de julho a outubro de 2018. Os dados foram analisados por meio da regressão Poisson com variância robusta para se estimar a Razão de Prevalência (RP). No modelo múltiplo considerou-se as variáveis que tiveram um valor de p<0,20, na análise bivariada realizada por meio do teste na regressão de Poisson e permaneceram no modelo as variáveis com p<0,05. Da amostra total, cabe destacar que a maior parte foi de adultas (86,7%), proviam da Grande Natal (53,5%), são da zona urbana (77,3%), têm boa escolaridade (52,7%), são do lar (52,3%), não são da cor branca (75,7%), baixo poder aquisitivo, tinham poucas comorbidades anteriores à gestação (adequado dizer da hipertensão e tabagismo), a maior parte era multíparas (68,3%). Em relação ao pré-natal, apesar do número de consultas e do início adequado, o acesso aos exames laboratoriais foi aquém do recomendado. No que tange ao acesso, 45% das mulheres quando chegam ao serviço ficam alojadas no corredor, 59,4% têm um parto cesáreo, 96,1% gestação única e 39,3% dos nascimentos são prematuros. Várias foram as intercorrências na gestação na amostra pesquisada, mas a hipertensão gestacional, infecção urinária e ameaça de trabalho de parto prematuro foram as mais encontradas. Por sua vez, a prevalência de partos prematuros em mulheres do interior foi 54% (RP=1,54) maior que naquelas com residência na Grande Natal. Assim como, foi 86% (RP=1,86) maior dentre as mulheres que tiveram gestações múltiplas em relação àquelas que tiveram gestação única. Diante dos achados, o estudo resultou em um projeto de intervenção que será executado na instituição em que foi realizada a pesquisa como também em nível de Secretaria Estadual de Saúde, com vistas à redução dos partos prematuros.TCC A Implantação da música como alternativa terapêutica não medicamentosa em uma maternidade pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-31) Medeiros, Alcione Félix de; Lima, Simone Pedrosa; Silva, Flávio Cesar Bezerra da; Freire, Izaura Luzia SilvérioSabe-se que o período gestacional se apresenta como um conjunto de transformações que abrange aspectos físicos, sociais e psicológicos das mulheres, uma fase de instabilidade emocional, com reflexos diretos nas formas de vivenciar o parto. Sendo assim, a intervenção realizada objetivou implantar a música como alternativa terapêutica não medicamentosa em uma maternidade pública. Trata-se de projeto de intervenção realizado na maternidade Dr. Leide Morais contando com a participação de gestores, equipe médica e de enfermagem e das puérperas atendidas na referida instituição. Os recursos metodológicos para sensibilização da equipe e gestão acerca da temática abordada foram rodas de conversa, folders e recursos audiovisuais, os quais evidenciaram os benefícios da música no processo de partejar. Nesse caminhar, cerca de 22% da equipe multiprofissional foi sensibilizada e a estratégia, como alternativa, encontra-se em processo de implantação em uma das suítes Pré-parto, Parto e Pósparto da unidade em questão. Como forma de avaliação da estratégia em processo, parturientes e acompanhantes foram estimulados a registrar em uma caixa de sugestões suas percepções acerca do uso da música durante o processo de parição e, com vistas a esclarecer/facilitar a compreensão das parturientes e de seus acompanhantes, fez-se necessária uma adaptação da escala de Likert. Os resultados parciais da intervenção têm sido a sensibilização da gestão e de 50 profissionais de saúde, a implantação da caixa de música em uma suíte de Pré-parto, Parto e Pós-parto, a adesão de enfermeiros obstetras como parceiros no fortalecimento da música no processo de parturição, além da análise parcial de parturientes que utilizaram a música no partejar, a maioria considerou excelente a experiência. Dessa forma, com a implantação da música, espera-se contribuir com a humanização do parto ao colaborar com outras estratégias não medicamentosas disponíveis na instituição em estudo, cujos resultados harmonizam a dinâmica do trabalho de parto.Dissertação Implementação da consulta de enfermagem ao paciente oftalmológico em pré-operatório em um Hospital Universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-19) Paiva, Raquel da Silva; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; https://orcid.org/0000-0001-5326-4569; http://lattes.cnpq.br/8580610270620968; Sousa, Carla Suellen Pires de; Lima, Simone PedrosaA prática assistencial de enfermagem é orientada metodologicamente pelo Processo de Enfermagem, denominado Consulta de Enfermagem quando realizado em espaços não hospitalares. Este estudo propôs elaborar um instrumento para a consulta de enfermagem, que atenda normas legais e o sistema taxonômico adotado pela instituição, para compor tanto prontuário físico como o eletrônico. Como referencial metodológico foi adotado a Pesquisa Convergente Assistencial de abordagem qualitativa, tendo como cenário a Unidade Oftalmológica do Hospital Universitário Cassiano de Moraes, com a participação de 10 profissionais enfermeiros selecionados por conveniência. A coleta de dados ocorreu por meio dastécnicas de observação participante e de grupo de convergência, após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética e Carta de Anuência da instituição. Quanto ao referencial teórico, ele foi identificado a partir do cenário da pesquisa, a teoria das “Necessidades Humanas Básicas”. A trajetória de construção das fases da Pesquisa Convergente Assistencial permitiu compreender a atuação da enfermagem em uma unidade oftalmológica, destacando aspectos relacionados ao Processo de Enfermagem, as dificuldades e desafios enfrentados, e a estruturação da Consulta de Enfermagem ao paciente em pré-operatório. Os resultados foram expressos como produtos alinhados aos objetivos do estudo, tais como um roteiro semiestruturado e informativos voltados a orientação desses pacientes, sendo que a falta de validação desses instrumentos representa uma limitação do estudo. Apesar dessa restrição, o trabalho demonstra que o fortalecimento do planejamento e a superação de barreiras são fundamentais para consolidar a Consulta de Enfermagem como prática sistematizada e personalizada. Ademais, a estruturação da Consulta de Enfermagem no pré-operatório oftalmológico representa um avanço na promoção de atendimento padronizado e integrado as necessidades do paciente, com potencial para contribuir na melhoria da qualidade do atendimento e na avaliação do papel da enfermagem como elo essencial do cuidado em oftalmologia.Dissertação Jogoparto: o lúdico iluminando a autonomia e protagonismo da parturiente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-23) Souza, Ana Paula Ferreira de; Lima, Simone Pedrosa; https://orcid.org/0000-0002-9863-9202; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; Sousa, Carla Suellen Pires deO parto humanizado é um conjunto de procedimentos e condutas visando à promoção do parto e do nascimento saudável e à prevenção da morbimortalidade perinatal. Na busca por estratégias eficazes em educação em saúde e de promover boas práticas do trabalho de parto, parto e nascimento, jogos digitais e instrumentos lúdicos são importantes aliados. O lúdico desempenha um papel vital na aprendizagem, pois possibilita que o sujeito busque conhecimento do próprio corpo, resgate de experiências pessoais, valores, além de construir soluções diante dos problemas, gerando corresponsabilização na construção do conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver em conjunto com enfermeiros obstetras um jogo educativo digital. Através de um estudo qualitativo, utilizou-se como referencial metodológico a Pesquisa Convergente Assistencial em associação com o Arco de Maguerez. O jogo foi desenvolvido com profissionais do setor de Pré-Parto, Parto e Puerpério de um hospital universitário localizado no interior do Rio Grande do Norte. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a do grupo de convergência. Os dados foram interpretados e analisados de forma simultânea, seguindo as etapas de apreensão, síntese, teorização e transferência. O estudo foi conduzido após anuência da maternidade e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (CEP Central/UFRN), bem como após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes, atendendo à Resolução nº 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante a pesquisa, foi possível observar a facilidade dos profissionais de identificarem os pontos-chave necessários para a construção do jogo. Além disso, eles conseguiram associar a teoria com a prática no estudo de caso utilizado para simular a implementação do jogo no dia a dia, o que facilitou o processo de construção do jogo. Espera-se que o jogo desenvolvido possa corroborar com o processo de educação permanente dos enfermeiros assistenciais na Atenção Primária à Saúde e dos enfermeiros obstétricos em maternidades e serviços especializados e com a educação em saúde, potencializando a autonomia da parturiente em seu processo de partejar.Dissertação Modelo lógico para promoção da saúde e da qualidade de vida no trabalho em hospitais de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Barbosa, Siderlan Carlos Silva; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; http://lattes.cnpq.br/6451949579255683; Santos, Erivaldo da Silva; Lima, Simone PedrosaIntrodução: Ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores têm um impacto positivo na efetividade e eficiência das organizações. Por meio de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) diversas ações podem ser implementadas pelas instituições, tais como atividades grupais que estimulem a atividade física, orientações nutricionais e ações psicossociais. A construção desses programas necessita de uma série de elementos estruturantes e embasamento científico. Assim, o objetivo deste estudo é delinear um Modelo Lógico Ilustrativo de um programa de qualidade de vida do trabalhador para um hospital de ensino visando promover o bem-estar, a saúde ocupacional e a satisfação no trabalho dos profissionais da instituição. Metodologia: Foi utilizado um modelo lógico ilustrativo por meio das seguintes fases: coleta de dados relevantes, análise dos dados, categorização das informações e construção propriamente dita do modelo lógico. A coleta de dados se deu a partir de revisão integrativa da literatura. Uma pesquisa qualitativa que percorreu a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e as bases de dados: Pubmed e Web of Science, com a triagem de 21 artigos para avaliação. Resultados: Ao final do trabalho foi apresentado um modelo lógico ilustrativo capaz de direcionar a gestão dos hospitais na implantação de um PQVT. Conclusões: O modelo lógico construído é uma representação visual que mostra os principais elementos para construção e implementação de um PQVT, e visa apresentar como recursos são convertidos em atividades e como essas produzem os resultados esperados. Este modelo possibilitará a padronização dos programas a serem instituídos nos hospitais universitários da Rede Ebserh.Dissertação Padronização do processo que envolve medicamentos em uma unidade de terapia intensiva neonatal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-22) Medeiros, Maria Anakarine de Souza; Lima, Simone Pedrosa; https://orcid.org/0000-0002-9863-9202; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; https://orcid.org/0000-0003-3877-3757; http://lattes.cnpq.br/9810028291180821; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; Sousa, Carla Suellen Pires deNa atual realidade dos serviços de saúde, e em especial das instituições públicas, onde os recursos são limitados e as necessidades de cuidados de saúde da população são crescentes, há uma demanda por melhoria dos processos de trabalho a fim de garantir uma assistência segura e de qualidade, com menores custos e desperdícios. A partir desse contexto, o presente estudo teve como objetivo padronizar através de um fluxograma, o processo que envolve medicamentos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido através de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), realizada em uma maternidade escola, referência em gestação de alto risco, do município de Natal/RN, e que contou com a participação de cinco enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem que atuam na UTIN. Tais profissionais, em sua maioria (80%), possuem tempo de formação entre 11 e 19 anos, e o mesmo percentual possui tempo de atuação na UTIN entre seis e dez anos. A pesquisa teve início após parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do CEP da instituição pesquisada, bem como carta de anuência emitida por esta, além do aceite dos participantes mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram coletados a partir de um roteiro de entrevista semiestruturada e das discussões nos grupos de convergência, apresentando como resultados o surgimento de duas categorias: “Contextualizando o processo de uso de medicamentos na UTIN” e “Contextualizando o processo de administração de medicamentos na UTIN”, com as suas respectivas subcategorias. Tais categorias demonstraram um envolvimento de outras etapas e categorias profissionais no processo de administração de medicamentos. Logo, foi necessária a ampliação do escopo do processo para a elaboração do fluxo de uso de medicamentos na UTI neonatal. O produto deste estudo consistiu no fluxograma do processo desejado de uso de medicamentos em uma UTI neonatal, elaborado coletivamente nos grupos de convergência a partir das estratégias de melhoria levantadas, com vistas à padronização do referido processo, que se encontra frágil e sem alinhamento.Dissertação Plano assistencial de enfermagem para mulheres no climatério em uma maternidade pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Soares, Renata Pereira; Costa, Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim; ; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; ; http://lattes.cnpq.br/0270603361269993; Silva, Maria de Lourdes Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/4062479983995258; Cavalcante, Rosangela Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/6892623867163111; Lima, Simone Pedrosa; ; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314O climatério, definido como evento biológico do ciclo feminino, compreende um período relativamente longo constituído por mudanças hormonais, físicas e emocionais que marca a transição do estágio reprodutivo para o não reprodutivo. Diante desse contexto, esta pesquisa teve por objetivo construir um Plano Assistencial de Enfermagem com suporte na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (TNHB) para mulheres acompanhadas no atendimento ambulatorial de climatério na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal-RN. A amostra contemplou 131 mulheres na faixa etária de 40 a 65 anos. Os principais resultados quantitativos foram: 77,9% com sobrepeso; 60,3% praticam atividade física; 27,5% têm Hipertensão Arterial Crônica; 71% apresentam dificuldade para dormir; 16,8% referem perda urinária com frequência; 71% declararam alimentação inadequada; e 61,1% não possuem vida sexual ativa. A respeito da análise inferencial, foi relevado que a dificuldade de dormir e perda urinária foram associadas ao grupo de pior qualidade de vida. Por outro lado, as mulheres com alimentação adequada tiveram 27% de prevalência menor de sintomatologia moderada e severa. Em relação aos diagnósticos de enfermagem, foram identificados: distúrbio no padrão de sono; sobrepeso; eliminação urinária prejudicada; disfunção sexual; e envolvimento em atividades de recreação diminuído. O estudo apresentou limitações devido à literatura, assim recomenda-se que mais pesquisas sejam desenvolvidas sobre esta temática. Conclui-se que o aumento da expectativa de vida das mulheres requer ações de promoção à saúde que lhes proporcionem melhorias na qualidade de vida.Dissertação Protocolo de prevenção para acidentes por quedas em recém-nascidos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Bezerra, Renata Rilkia Pedrosa; Lima, Simone Pedrosa; ; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; ; http://lattes.cnpq.br/7846121819717965; Costa, Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim; ; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; Cavalcante, Rosangela Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/6892623867163111Acidentes por queda são a segunda principal causa de mortes por ferimentos acidentais ou não intencionais no mundo. Em recém-nascidos (RN), ocorre quando a criança, segurada pelo profissional de saúde, pelos familiares ou pelo acompanhante, cai ou escorrega das mãos, dos braços ou do colo, independentemente se causou danos ou não. Na instituição onde foi realizado o estudo, durante o ano de 2019 até o mês de agosto, há registros de 5 casos de quedas em RN. Embora as principais lesões relatadas sejam pequenos abrasões e escoriações, esses incidentes geralmente são preveníveis. Portanto, é imprescindível que as instituições de saúde promovam um programa de segurança ao RN e ofertem um ambiente seguro, a fim de diminuir ou extinguir esses eventos. Este estudo é de natureza qualitativa, tendo como objetivo desenvolver, em conjunto com os enfermeiros assistenciais e integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente, um protocolo de prevenção de quedas para recém-nascidos no alojamento conjunto. A realização da pesquisa seguiu duas etapas distintas, porém, complementares. Na primeira etapa, o estudo realizou coleta de dados por meio de entrevistas com enfermeiros assistenciais e representantes do Núcleo de Segurança do Paciente, no período de julho e agosto de 2020. Na segunda etapa, houve a análise das entrevistas dos profissionais somada ao estudo aprofundado das evidências científicas que abordam a prevenção de acidentes por quedas em recém-nascidos, que subsidiaram a elaboração do protocolo. O local do estudo foi uma maternidade escola, referência em alto risco no estado do Rio Grande do Norte. A análise de dados teve como base Bardin (2016), e seguiu três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação dos dados. Da análise das entrevistas emergiram as seguintes categorias: dificuldades em adotar medidas seguras quanto à prevenção de quedas em recém-nascidos e caminhos para elaboração do protocolo. A segunda etapa da pesquisa foi a construção do protocolo, norteada por Werneck, Faria e Campos (2009) e Brasil (2019). Os participantes da pesquisa contribuíram para elaboração do escopo, sendo grupo de interesse. A partir disso, a pesquisadora utilizou as contribuições dos entrevistados e a revisão de literatura como respaldo técnico-científico para composição das atividades preventivas e clínicas contidas no protocolo. O estudo conclui que o protocolo visa nortear a adoção de boas práticas e promoção da segurança do paciente, desde que, em longo prazo, haja indicadores que permitam avaliar processos e resultados, permitindo a condução de avaliações seguras e constantes.Dissertação Tecnologia educacional: simplificando a saúde mental na atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Cândido, José Ailton Silva; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; https://orcid.org/0000-0002-0278-4799; http://lattes.cnpq.br/6070599015298416; Lima, Simone Pedrosa; Sousa, Carla Suellen Pires deO cuidado relacionado ao tratamento voltado ao paciente de saúde mental é um dos maiores desafios para os sistemas de saúde não só no Brasil, mas também no mundo, uma vez que o adoecimento psíquico é um fator global. A Atenção Básica (AB) vem como um suporte de matriciamento com o objetivo de ampliar as possibilidades de cuidado de forma integral a estas pessoas em sofrimento psíquico, bem como aos seus familiares, com base no trabalho organizado segundo o modelo da AB e por meio de ações comunitárias que favorecem e fortalecem a inclusão social destas no território onde vivem e trabalham. Desse modo, surge a Portaria n.º 198/2004 de Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde, como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS). Instituída com o objetivo de auxiliar na formação e desenvolvimento de trabalhadores da saúde, visa reorganizar o processo educativo dos profissionais que compõem a rede do SUS através da reflexão sobre as práticas individuais e em conjunto, possibilitando um espaço democrático de participação dos profissionais e de toda sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo construir uma tecnologia educacional, em saúde mental, para profissionais da Atenção Básica. Foi realizada Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) de abordagem qualitativa no município de Vera Cruz na Grande Natal. A coleta de dados foi executada por meio de entrevista individual com questionário semiestruturado no mês de abril de 2024 com um total de 20 profissionais e possibilitou mapear o conhecimento desses profissionais sobre o cuidado em saúde mental na AB. Foram respeitadas as etapas que correspondem à PCA, seguindo todos os princípios éticos que tangem às pesquisas com humanos. Para organização e tratamento dos dados obtidos, foi utilizado o software Altas Ti®️. Os resultados obtidos através desta pesquisa possibilitaram identificar as lacunas existentes nas práticas do cuidado em saúde mental. Dentre as lacunas, destacam-se a falta de conhecimento sobre saúde mental e a dificuldade em lidar com o paciente. O estudo possibilitou a criação de uma estratégia educacional inovadora, criada com os profissionais, de acordo com as suas limitações, levando em consideração os preceitos de Paulo Freire sobre educação com visão crítica, humanizada e questionadora, em que o aprendiz tem lugar de fala. A construção dessa tecnologia possibilita uma AB mais forte, segura e acessível ao paciente e sua família, ao profissional e à comunidade em geral.Dissertação Vivências de mães no desmame precoce(2019-02-21) Alves, Tássia Regine de Morais; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; ; ; Santos, José Luís Guedes dos; ; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; ; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; ; Lima, Simone Pedrosa;Introdução: O desmame precoce é um problema de saúde pública. Diversos fatores podem estar associados ligados à cultura, estilo de vida, influência da sociedade, dentre outros. Objetivo: compreender a vivência de mães no desmame precoce. Método: pesquisa qualitativa, ancorada na vertente straussiana da Teoria Fundamentada nos Dados (GroundedTheory). O cenário da pesquisa foi uma Unidade de Saúde que atua como Estratégia Saúde da Família no município de Caicó (Rio Grande do Norte). Compuseram este estudo 19 participantes, distribuídos em três grupos amostrais: o primeiro constituído por 13 mães, o segundo por três profissionais de saúde e o terceiro por três familiares. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e setembro de 2018 por meio de entrevista em profundidade, com auxílio de memorandos e diagramas. Realizou-se a análise dos dados concomitante a coleta, em três etapas: codificação aberta, axial e integração. Utilizou-se o software NVivo® 11 para organização dos dados durante o processo analítico. Resultados: do processo analítico, emergiu o fenômeno intitulado “Sentindo-se culpada e triste”, sustentado por três categorias que promovem um movimento indutor para o fenômeno central, conforme os componentes do modelo paradigmático: condições – “Considerando o mito do leite fraco; Sentindo falta de maior tempo da licença-maternidade e Destacando a interferência do estresse e preocupação para o insucesso do aleitamento materno exclusivo”; ações/interações – “Buscando equilibrar a maternidade com o papel profissional feminino e Vivenciando a influência da rede de apoio social”; consequências – “Introduzindo leite artificial e alimentação complementar antes do sexto mês e Experenciando sentimentos de culpa e tristeza diante do desmame precoce”. Considerações finais: as mães vivenciaram sentimentos negativos de culpa, tristeza e preocupação diante da impossibilidade de cumprir as recomendações do aleitamento materno exclusivo exclusiva e pela introdução de uma alimentação complementar na dieta do filho antes de seis meses de vida. Igualmente, o retorno ao trabalho antes do sexto mês de vida da criança, constituiu uma experiência desafiadora para as participantes do estudo, uma vez que precisaram equilibrar os papeis de mulher/nutriz e profissional. Soma-se a isso, o apoio ineficaz diante das dificuldades durante a lactação, a praticidade e a comodidade que a fórmula é vista na sociedade contemporânea e a licença maternidade menor que seis meses.