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Navegando por Autor "Lima, Tabita Eclésia Pinto de"

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    TCC
    "A cidade e sua função como formadora de identidade coletiva: os movimentos culturais das classes populares e a promessa do ressurgimento da identidade natalense"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-20) Lima, Tabita Eclésia Pinto de; Freitas, Carlos Eduardo; https://orcid.org/0000-0002-9395-430X; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Lima, Andressa Lidicy Morais; https://orcid.org/0000-0002-2232-0799; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077; Medeiros , Lucas Fortunato Rêgo de; https://orcid.org/0000-0002-5408-513X; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008
    Este trabalho tem como objetivo defender a necessidade de reconstrução da identidade natalense tendo a arte popular como mecanismo político para tal, à medida em que a ocupação dos espaços públicos pelas manifestações artísticas reclama à cidade seu papel como palco de atuação ativa do cidadão. Para isso, retorna-se às origens históricas das cidades no ocidente e discute-se a partir das obras de Richard Sennett (1943) a relação existente entre o corpo do cidadão e o espaço que este ocupa, reforçando a dinâmica entre espaço público e o conceito de cidadania. Para aproximar este debate à realidade local, específica-se o cenário das capitais nos países de capitalismo tardio, como discutido pelo geógrafo Milton Santos (1926 - 2001), identificando os efeitos do sistema neoliberal na descaracterização das cidades e as consequências destes efeitos sobre o modo dos indivíduos vivenciarem o cenário urbano. Para reforçar a necessidade de retomada da cidade como ambiente de exercício político do cidadão, atribuí-se à arte, a partir de como esta é entendida por autores da Teoria Crítica - Walter Benjamin (1892 - 1940) e Theodor Adorno (1903 - 1969) - , o papel de apontar para a irracionalidade da realidade patente, ao mesmo tempo em que cria pelo seu caráter de imanência uma realidade outra; realidade onde os sujeitos coletivamente são livre para criar uma cidade segundo suas próprias narrativas de emancipação. Este pensamento serve de base para analisar a cidade de Natal em seus processos de apagamento identitário e descaracterização urbana, assim como defende as manifestações culturais e populares como mecanismo para que essa identidade seja reconstruída. Para isso, através de revisão bibliográfica e iconográfica, constrói-se uma análise do Movimento Manguebeat (1990) apontando para a possibilidade de repetição de um fenômeno similar na capital potiguar, onde a partir da dinâmica entre corpo e espaço, o uso das manifestações culturais reforce a criação e o compartilhamento de uma identidade coletiva.
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