Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Tiago Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Alfabetização e letramento na perspectiva da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de uma prática pedagógica orientada pela Base Nacional Comum Curricular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Lima, Tiago Souza; Boleiz Júnior, Flávio; Boleiz Júnior, Flávio; Rego, Diego; Freire, Kátia Regina Lopes Costa
    Este trabalho tem como propósito enfatizar a importância da ludicidade nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando a importância de práticas pedagógicas que promovam o engajamento e a criatividade das crianças, esta pesquisa analisa como jogos, brincadeiras e atividades lúdicas podem favorecer a aquisição da leitura e da escrita, além de fomentar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Com base em referenciais teóricos de autores como Emília Ferreiro, Paulo Freire e Vygotsky, este estudo aborda que o ambiente escolar deve ser um espaço de experiências significativas, onde o brincar é reconhecido como estratégia pedagógica essencial. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças estão cognitivamente em um período que favorece o processo de aquisição de conhecimentos e, portanto, estão aptos a introdução, aprimoramento e consolidação de todas as informações que forem para elas apresentadas, e nada melhor do que ensinar através da ludicidade, considerando o mundo infantil como um contexto de educação sistemática. Desse modo, a aquisição da aprendizagem se dará de forma prazerosa, leve e eficaz, pois a ludicidade trás para a sala de aula uma metodologia que concilia o abstrato às vivências concretas, aspecto que torna a aprendizagem mais palpável ao mundo infantil. Também é valioso apontar que o lúdico torna a aprendizagem agradável e prazerosa, aspecto que envolve as crianças no processo de aprendizagem e as mesmas participam de forma interativa das atividades que são necessariamente planejadas e objetivadas dentro de um contexto que considera o currículo e o aprimoramento das habilidades individuais de cada criança. Considerado o exposto, a metodologia desse trabalho inclui uma revisão bibliográfica e análise de práticas aplicadas em sala de aula, evidenciando que a ludicidade potencializa a aprendizagem ao promover a interação, a curiosidade e o prazer no aprender. Conclui-se que integrar alfabetização e letramento a atividades lúdicas favorece o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para a construção de conhecimentos de forma leve e prazerosa e consolidada.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM