Navegando por Autor "Lima, Tiago Souza"
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TCC Alfabetização e letramento na perspectiva da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de uma prática pedagógica orientada pela Base Nacional Comum Curricular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Lima, Tiago Souza; Boleiz Júnior, Flávio; Boleiz Júnior, Flávio; Rego, Diego; Freire, Kátia Regina Lopes CostaEste trabalho tem como propósito enfatizar a importância da ludicidade nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando a importância de práticas pedagógicas que promovam o engajamento e a criatividade das crianças, esta pesquisa analisa como jogos, brincadeiras e atividades lúdicas podem favorecer a aquisição da leitura e da escrita, além de fomentar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Com base em referenciais teóricos de autores como Emília Ferreiro, Paulo Freire e Vygotsky, este estudo aborda que o ambiente escolar deve ser um espaço de experiências significativas, onde o brincar é reconhecido como estratégia pedagógica essencial. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças estão cognitivamente em um período que favorece o processo de aquisição de conhecimentos e, portanto, estão aptos a introdução, aprimoramento e consolidação de todas as informações que forem para elas apresentadas, e nada melhor do que ensinar através da ludicidade, considerando o mundo infantil como um contexto de educação sistemática. Desse modo, a aquisição da aprendizagem se dará de forma prazerosa, leve e eficaz, pois a ludicidade trás para a sala de aula uma metodologia que concilia o abstrato às vivências concretas, aspecto que torna a aprendizagem mais palpável ao mundo infantil. Também é valioso apontar que o lúdico torna a aprendizagem agradável e prazerosa, aspecto que envolve as crianças no processo de aprendizagem e as mesmas participam de forma interativa das atividades que são necessariamente planejadas e objetivadas dentro de um contexto que considera o currículo e o aprimoramento das habilidades individuais de cada criança. Considerado o exposto, a metodologia desse trabalho inclui uma revisão bibliográfica e análise de práticas aplicadas em sala de aula, evidenciando que a ludicidade potencializa a aprendizagem ao promover a interação, a curiosidade e o prazer no aprender. Conclui-se que integrar alfabetização e letramento a atividades lúdicas favorece o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para a construção de conhecimentos de forma leve e prazerosa e consolidada.