Navegando por Autor "Lima, Tiely Virgínio da Hora"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Produto Educacional SBEM/RN: uma possível história(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Lima, Tiely Virgínio da Hora; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-8876-8844Este é um Livro Iconográfico, um Produto Educacional que acompanha a Dissertação intitulada: Perspectivas de professores e estudantes acerca da Sociedade Brasileira de Educação Matemática regional do Rio Grande do Norte, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, tendo como linha de pesquisa História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais e da MatemáticaDissertação Sociedade Brasileira de Educação Matemática: uma história de professores e futuros professores de matemática da regional do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Lima, Tiely Virgínio da Hora; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0002-8876-8844; http://lattes.cnpq.br/6391122032257670; Lautenschlager, Etienne; Anjos, Marta Figueredo dos; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dosEste trabalho é centrado na área de História da Educação Matemática (HEM), traz uma história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Rio Grande do Norte (SBEM/RN) por meio de uma história social e do tempo presente. Assim, a partir dessa historiografia, nos questionamos: O que pensam sobre a SBEM/RN estudantes da licenciatura em matemática da UFRN e professores da Educação Básica que ensinam matemática? Para responder a este e outros questionamentos, nosso objetivo geral foi analisar como opinam os estudantes da licenciatura em Matemática da UFRN e os professores da Educação Básica que ensinam Matemática sobre a SBEM/RN. A presente pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisa documental e da aplicação de questionários. O questionário foi aplicado em três turmas de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da UFRN no campus Natal, contando com a participação de 44 estudantes. Os resultados obtidos indicam que os estudantes da licenciatura têm pouco ou nenhum conhecimento sobre a SBEM/RN, demonstrando escasso entendimento sobre a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, além de apresentarem uma concepção equivocada acerca do que constitui uma sociedade científica. Esta pesquisa está atrelada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, na seguinte linha de pesquisa: História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais e da Matemática, deste modo é necessário que o mestrando elabore um Produto Educacional (PE), assim elaboramos o Livro Iconográfico, intitulado “SBEM/RN: uma possível história” dado o material que tínhamos armazenado, como fotos cedidas, imagens da Internet e prints de sites que falavam sobre a SBEM/RN. Após a elaboração do Livro, fizemos a aplicação do PE nas turmas da Licenciatura em Matemática da UFRN, campus Natal, para que os estudantes pudessem avaliar, criticar e dar sugestões ao PE. A avaliação do PE nos mostrou que os 43 estudantes das três turmas de graduação em Licenciatura em Matemática, campus Natal, em que foi aplicado o questionário de avaliação não conheciam a SBEM/RN e não sabiam para que serve esta Sociedade, mas têm interesse em conhecê-la melhor. Outro resultado obtido foi que, por meio do Livro Iconográfico, os estudantes conseguiram compreender uma possível história da SBEM/RN.