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Navegando por Autor "Lima, William de Mendonça"

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    Artigo
    Mobilidade e rendimento escolar dos estudantes de ensino médio em Natal (RN, Brasil)
    (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2018-02) Lima, William de Mendonça; Freire, Flavio Henrique Miranda de Araujo; Ojima, Ricardo
    Pouco explorado pela literatura, os deslocamentos diários casa-escola refletem uma incoerência espacial entre a distribuição da população em idade escolar e os estabelecimentos de ensino de educação básica (nível médio) em Natal, RN. Neste trabalho exploraremos o perfil dos comutadores (estudantes) a partir de um recorte político-administrativo intramunicipal. Dessa forma foi possível captar os fluxos diários de estudantes entre os bairros do município de Natal. Para isso, utilizamos o conceito de espaço de vida como embasamento teórico e o banco de dados do Censo Escolar 2012. Assim, relacionando as informações referentes à localidade de residência e de estudos dos alunos, verificou-se a relação entre o deslocamento para estudo e o desempenho escolar medido através do indicador de distorção idade-série em um modelo de regressão logística. Entre os resultados encontrados identificou-se que a chance de um aluno ter um bom rendimento escolar não está relacionada com a proximidade de sua residência da escola. Nesse sentido, a dinâmica da população em termos de distribuição escolar e de alunos pode representar aspectos importantes para a gestão urbana e a oferta de serviços educacionais, sobretudo em um contexto no qual as tendências demográficas apontam para uma redução expressiva da população em idade escolar nos próximos anos.
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    Dissertação
    Novas mobilidades, espaço de vida e desempenho escolar: o caso dos estudantes de ensino médio no município de Natal-RN
    (2015-02-23) Lima, William de Mendonça; Freire, Flávio Henrique Miranda de Araújo; Ojima, Ricardo; ; ; ; Marandola, Eduardo; ; Aguirre, Moisés Alberto Calle;
    A distribuição espacial dos serviços de educação básica (nível médio) na cidade de Natal – RN é marcada pelo desequilíbrio entre sua oferta e demanda, que ocorre em função do processo de urbanização presente nessa cidade ao longo das últimas décadas. Isso fomenta a necessidade de mobilidade diária da população desse público que muitas vezes atravessa a cidade em busca desse serviço. Trazendo consequências como a elevação de gastos públicos e individuais referentes a transporte e tempo. O desequilíbrio entre demanda e oferta de educação tem gerado uma segmentação entre moradia e estudos. Isso impulsiona a mobilidade para esses fins e expressa a relação de interdependência entre os bairros da cidade. Através da mensuração dos deslocamentos residência-estudo é possível apreender as novas formas espaciais urbanas. Contudo, a maior parte dos estudos desenvolvidos no Brasil, acerca do tema, direcionam suas análises para a mobilidade pendular motivada por trabalho e pouco se tem produzido a respeito desse fenômeno com motivação por estudos. Outro aspecto peculiar dessas produções é o critério geográfico utilizado pera determinar a mobilidade espacial diária, isto é, o limite político-administrativo. Considerar esse fenômeno somente no âmbito intermunicipal, em termos analíticos, desprezaria a importância do deslocamento de pessoas que percorreram grandes distâncias, mas não ultrapassaram a fronteira do município de residência. Sendo assim, no desenvolvimento desse trabalho, pretende-se considerar esses aspectos relevantes para o estudo dos deslocamentos diários da população. Em termos metodológicos foi utilizado o espaço de vida como embasamento teórico Empiricamente, o banco de dados do Censo Escolar 2012 foi explorado para capturar informações referentes à localidade de residência e estudos desses jovens. Para investigar a relação entre o rendimento escolar e esses deslocamentos diários entre residência e escola, além de algumas outras variáveis utilizou-se o modelo de regressão logística, que entre os resultados encontrados identificou-se a chance de um aluno ter um bom rendimento escolar ou não diante da sua localização espacial.
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