Navegando por Autor "Lima, William de Mendonça"
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Artigo Mobilidade e rendimento escolar dos estudantes de ensino médio em Natal (RN, Brasil)(Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2018-02) Lima, William de Mendonça; Freire, Flavio Henrique Miranda de Araujo; Ojima, RicardoPouco explorado pela literatura, os deslocamentos diários casa-escola refletem uma incoerência espacial entre a distribuição da população em idade escolar e os estabelecimentos de ensino de educação básica (nível médio) em Natal, RN. Neste trabalho exploraremos o perfil dos comutadores (estudantes) a partir de um recorte político-administrativo intramunicipal. Dessa forma foi possível captar os fluxos diários de estudantes entre os bairros do município de Natal. Para isso, utilizamos o conceito de espaço de vida como embasamento teórico e o banco de dados do Censo Escolar 2012. Assim, relacionando as informações referentes à localidade de residência e de estudos dos alunos, verificou-se a relação entre o deslocamento para estudo e o desempenho escolar medido através do indicador de distorção idade-série em um modelo de regressão logística. Entre os resultados encontrados identificou-se que a chance de um aluno ter um bom rendimento escolar não está relacionada com a proximidade de sua residência da escola. Nesse sentido, a dinâmica da população em termos de distribuição escolar e de alunos pode representar aspectos importantes para a gestão urbana e a oferta de serviços educacionais, sobretudo em um contexto no qual as tendências demográficas apontam para uma redução expressiva da população em idade escolar nos próximos anos.Dissertação Novas mobilidades, espaço de vida e desempenho escolar: o caso dos estudantes de ensino médio no município de Natal-RN(2015-02-23) Lima, William de Mendonça; Freire, Flávio Henrique Miranda de Araújo; Ojima, Ricardo; ; ; ; Marandola, Eduardo; ; Aguirre, Moisés Alberto Calle;A distribuição espacial dos serviços de educação básica (nível médio) na cidade de Natal – RN é marcada pelo desequilíbrio entre sua oferta e demanda, que ocorre em função do processo de urbanização presente nessa cidade ao longo das últimas décadas. Isso fomenta a necessidade de mobilidade diária da população desse público que muitas vezes atravessa a cidade em busca desse serviço. Trazendo consequências como a elevação de gastos públicos e individuais referentes a transporte e tempo. O desequilíbrio entre demanda e oferta de educação tem gerado uma segmentação entre moradia e estudos. Isso impulsiona a mobilidade para esses fins e expressa a relação de interdependência entre os bairros da cidade. Através da mensuração dos deslocamentos residência-estudo é possível apreender as novas formas espaciais urbanas. Contudo, a maior parte dos estudos desenvolvidos no Brasil, acerca do tema, direcionam suas análises para a mobilidade pendular motivada por trabalho e pouco se tem produzido a respeito desse fenômeno com motivação por estudos. Outro aspecto peculiar dessas produções é o critério geográfico utilizado pera determinar a mobilidade espacial diária, isto é, o limite político-administrativo. Considerar esse fenômeno somente no âmbito intermunicipal, em termos analíticos, desprezaria a importância do deslocamento de pessoas que percorreram grandes distâncias, mas não ultrapassaram a fronteira do município de residência. Sendo assim, no desenvolvimento desse trabalho, pretende-se considerar esses aspectos relevantes para o estudo dos deslocamentos diários da população. Em termos metodológicos foi utilizado o espaço de vida como embasamento teórico Empiricamente, o banco de dados do Censo Escolar 2012 foi explorado para capturar informações referentes à localidade de residência e estudos desses jovens. Para investigar a relação entre o rendimento escolar e esses deslocamentos diários entre residência e escola, além de algumas outras variáveis utilizou-se o modelo de regressão logística, que entre os resultados encontrados identificou-se a chance de um aluno ter um bom rendimento escolar ou não diante da sua localização espacial.