Navegando por Autor "Lins, Lucas Alexandre Araújo"
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Dissertação Análise dos impactos da pandemia da Covid-19 na motivação, percepção do ambiente educacional e saúde mental dos alunos de anatomia humana para o curso de farmácia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-22) Lins, Lucas Alexandre Araújo; Clebis, Naianne Kelly; https://orcid.org/0000-0002-1749-7565; http://lattes.cnpq.br/9094438527470150; http://lattes.cnpq.br/5790804067224406; Lopes, Fivia de Araújo; Holanda Júnior, Francisco Wilson Nogueira; Engelberth, Rovena Clara Galvão JanuárioDurante a pandemia de COVID-19, a transição das aulas de anatomia humana para o formato remoto, imposta pela necessidade de distanciamento social, trouxe desafios significativos para a educação. A ausência de interação pessoal, feedback imediato dos professores e a troca de ideias típicas das aulas presenciais impactou a aprendizagem dos alunos. Para minimizar esses efeitos, foram adotadas diversas metodologias, como aulas síncronas, videoaulas, fóruns de discussão e acompanhamento contínuo por monitores, com atividades planejadas para estimular os alunos e facilitar a compreensão do conteúdo de anatomia humana. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina MOR-0048 Anatomia Humana para o Curso de Farmácia do DMOR/UFRN, nos períodos letivos de 2021.1, 2021.2 e 2022.1 em ambos os turnos (matutino e noturno), durante a pandemia de COVID-19, considerando os diferentes fatores envolvidos nesse processo. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos alunos matriculados na referida disciplina. Ao observar os índices de motivação, foi possível perceber que o formato híbrido apresentou resultados superiores aos do presencial, enquanto o formato remoto mostrou-se estatisticamente semelhante ao híbrido em diversos aspectos. No entanto, o formato presencial foi associado a uma queda no nível motivacional em comparação aos outros dois formatos, algo percebido de forma significativa, especialmente, pelas condições adversas do retorno presencial, fato que corrobora a percepção do ambiente educacional como um fator decisivo para o relacionamento com a disciplina e o processo de ensino como um todo. Essa correlação foi corroborada quando os resultados relacionados aos comportamentos adotados para evitar contágio foram avaliados, indicando a permanência dessas práticas sociais e pessoais, de forma geral entre as turmas, evidenciando um impacto duradouro da pandemia da COVID-19 no dia a dia dos estudantes. Além disso, os dados apontaram níveis de utilização de estratégias de enfrentamento bem marcados, especialmente para as turmas do presencial, indicando mais uma vez que o retorno as condições de ensino presencial ainda representavam um risco potencial para os alunos e, assim, o processo de ensino aprendizagem poderia ser influenciado por esses aspectos, especialmente por suas repercussões na saúde mental dos estudantes, influenciando os níveis de estresse, ansiedade e depressão. Com isso, a conclusão é de que o processo de ensino aprendizagem sofre influência significativa tanto da percepção do ambiente educacional quanto do nível de motivação, sendo fatores determinantes para o relacionamento dos estudantes com a disciplina, bem como da representatividade desse cenário para o curso de uma forma geral. As estratégias de enfrentamento adotadas pelos estudantes, por sua vez, estiveram bastante relacionadas a transição do ensino híbrido para o presencial, representando um intensificador do nível de enfrentamento, sugerindo a necessidade de apoio psicológico direcionado para os estudantes, com o objetivo de mitigar os impactos negativos na saúde mental e proporcionar a manutenção salutar do processo de ensino aprendizagem, considerando não somente as vias de transmissão de conteúdo, mas principalmente o contexto em que o estudante está imerso.TCC Avaliação da monitoria em anatomia humana para alunos de farmácia da UFRN durante a pandemia de COVID-19.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Carvalho, Hilary Barros de; Clebis, Naianne Kelly; Lins, Lucas Alexandre Araújo; https://orcid.org/0000-0002-3928-1220; http://lattes.cnpq.br/5790804067224406; https://orcid.org/0000-0002-1749-7565; http://lattes.cnpq.br/9094438527470150; https://orcid.org/0009-0002-2119-9437; http://lattes.cnpq.br/3745562406585781; Purificação, Natan Reyges Castro da; https://orcid.org/0000-0002-1543-8692; http://lattes.cnpq.br/6156306790177718; Souto, Melyna Soares de; https://orcid.org/0000-0003-3544-6515; http://lattes.cnpq.br/8709166372799086Durante a pandemia da covid-19, estudantes da área da saúde enfrentaram diversas dificuldades referentes ao estudo da morfologia humana. Com o distanciamento obrigatório imposto a fim de se evitar a disseminação da doença, o aprendizado que antes contava com aulas teóricas e práticas presenciais, com o contato direto com cadáveres e peças anatômicas, houve uma abrupta interrupção destas atividades, sendo necessário o uso de diferentes metodologias on-line e a ativa ação da monitoria acadêmica, a fim de se melhorar o aprendizado de anatomia humana. Neste sentido, este estudo teve por objetivo avaliar as atividades da monitoria acadêmica da disciplina Anatomia Humana para o curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período pandêmico, bem como, avaliar o rendimento acadêmico destes alunos nas diferentes modalidades de ensino remoto (semestre 2021.1), híbrido (2021.2) e presencial (2022.1). Participaram deste estudo 120 alunos matriculados na disciplina MOR0048, com mais de 18 anos de idade, ingressantes no curso. Para avaliar a monitoria foi utilizado um questionário com 18 questões e para analisar o rendimento acadêmico, os dados de aprovação e reprovação foram coletados do SIGAA. Para todas as análises os resultados foram expressos como média ± erro padrão da média. Foi utilizada a análise de variância (ANOVA) seguida do teste de Tukey e o nível de significância adotado foi de 5%. Dos 120 alunos, 22,4% eram do ensino remoto, 40,0% do híbrido e 33,6% do presencial. A maioria dos alunos eram do sexo feminino no ensino remoto (71,4%) e híbrido (66,7%), não havendo diferença quanto ao sexo na turma presencial. Na avaliação das atividades da monitoria de anatomia humana para todas as questões o índice de aprovação foi superior a 75%, independentemente da modalidade de ensino. As atividades de monitoria virtual durante a pandemia da covid-19 foram desenvolvidas nas plataformas e, participaram das atividades do Instagram 96,43% do ensino remoto, 88,0% do híbrido e 59,52% do presencial. No Kahoot! Participaram 67,86% dos alunos do ensino remoto, 78,0% do híbrido e 90,48% do presencial. No Google meet 78,57% dos alunos do ensino remoto, 48,0% do híbrido e 52,38% do presencial participaram das atividades. A plataforma com mais participação foi o Kahoot! nas turmas de ensino remota e presencial, enquanto no ensino híbrido foi o Instagram. Quanto ao rendimento acadêmico, a maioria dos alunos do ensino remoto foram (86,67%) e do ensino híbrido (68,75%) foram aprovados por média (média ≥ 7,0) enquanto no presencial 57,78% dos alunos foram aprovados por nota (média entre 5,0 e 6,9). Os resultados obtidos demonstram que a monitoria acadêmica na disciplina anatomia humana foi bem desenvolvida, uma vez que foi bem avaliada em todas as questões. Tal fato, deve ter contribuído para o processo ensino-aprendizagem, porém apesar dos índices de aprovação, este resultado não é confiável para avaliar a aprendizagem, uma vez, que com as avaliações sendo realizados no ambiente digital muitos alunos podem ter se beneficiado de algum recurso para auxiliá-los durante as provas. De qualquer forma, os resultados fomentam a importância da monitoria acadêmica na disciplina, mesmo quando esta é desenvolvida de forma on-lin