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    Artigo
    Abordagens da terapia nutricional em pacientes com COVID-19: uma revisão integrativa
    (Research, Society and Development, 2021) Silva, José Adailton da; Araújo, Flaviane Dantas de; Soares, Albenize de Azevêdo; Lira, Jayara Mikarla de; Silva, Roseane Morais da; Felinto, Rayssa da Silva; Soares, Brenda Kelly Pontes; Nunes, Ana Caroline da Fonseca; Oliveira, Mayara Gabriela Cândido de; Silva, Lisandra Mikaely Barboza da; Tinôco, Lorena dos Santos; Clemente, Heleni Aires
    O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento na literatura cientifica daspossíveis terapias nutricionais abordadas em pacientes com covid-19. É uma revisão do tipo integrativa, no qual foi realizada as buscas nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, sendo incluídos apenas artigos científicos publicados nos anos de 2020 a 2021. Para chave de busca foram considerados os descritores: “Nutrition Therapy”; “Coronavirus Infections” e sinonímias em inglês, onde foram encontrados 1.152 estudos, dos quais 8 foram incluídos. Os artigos analisados apresentaram diferentes condutas nutricionais; como resultados observou-se o suporte nutricional precoce de progressão lenta como alternativa eficiente, assim como, a terapia da nutrição enteral com início nas primeiras 24h ou 48h de admissão na UTI. Nada obstante, o risco nutricionalé um fator relevante nestes pacientes, no qual a desnutrição se faz presente na maioria dos casos, todavia, manter o estado nutricional adequado é uma prioridade para sobrevivência dos mesmos. Desta forma, o manejo nutricional adequado é fundamental parapacientes infectados por covid-19, no qual um suporte adequado com nutrição enteral e a suplementação com o ômega-3 são favoráveis à recuperação e sobrevida desses pacientes, no entanto, são necessários mais estudos para esta última afirmação
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    Artigo
    Aprendizado sobre envelhecimento humano na ótica de discentes de enfermagem
    (Research, Society and Development, 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Santos, Maxsuel Mendonça dos; Gomes, Shirleíze Mariane Pereira Santos e; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Silva, Clara Caroline dos Santos; Lira, Jayara Mikarla de; Medeiros, Jocellem Alves de
    Objetivo:Analisar as perspectivas de discentes no ensino e aprendizado do processo de envelhecimento humanocom olhar a ação educadora.Metodologia:Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo. Sendo constituída por três fases: identificação e seleção de discentes aptos a participar do estudo, entrevistas individuais com roteiro de questões e gravação de respostas e transcrição das falas e respostas na íntegra para agrupamento de pensamentos. Resultados:Foi observado o desenvolvimento do processo ensino e aprendizado em vários aspectos inerentes a esse fenômeno com base nos olhares e subjetividade dos discentes, categorizando classes com âmbitos institucionais, docente, discente e subjetivos ao aprendizado e trabalho profissional no processo de envelhecimento humano. Conclusão: No contexto da pesquisa tornou-se evidente as potencialidades e dificuldades presentes nos aspectos educacionais sobre o processo de envelhecimento a partir da perspectiva discente, proporcionando oportunidade para se compreender como se constitui esse processo de formação e atuação em enfermagem
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    TCC
    Atuação dos profissionais de saúde na promoção da paternidade durante o parto e puerpério imediato: um protocolo de revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-12) Silva, Maria Eduarda Victor da; Bay Júnior, Osvaldo Goes de; https://orcid.org/0000-0002-1017-2346; http://lattes.cnpq.br/2537976144708382; Lira, Jayara Mikarla de; http://lattes.cnpq.br/0952086942250608; Soares, Brenda Kelly Pontes; http://lattes.cnpq.br/2729929541401362
    Observado o interesse em alguns homens na inclusão das ações ao vinculo à paternidade, é notório a falta de estudos e materiais que auxiliem as atividades de orientação que potencializem e facilitem a interação dos profissionais da saúde com os mesmos na tentativa de inseri-los a paternidade. Assim torna-se de fundamental importância a qualificação dos profissionais da saúde, desenvolvendo as ações sociais e de educação em saúde. Este estudo tem como principal objetivo desenvolver um protocolo para a realização de uma revisão de escopo que vai mapear o conceito de paternidade pelos profissionais da saúde no parto e puerpério em maternidade. Esse protocolo será desenvolvido a partir das etapas propostas por Arksey e O’Malley e Peters et al., embasado teoricamente no manual do Joanna Briggs Institute e orientado pelo (PRISMA-ScR), que guiará o processo de seleção dos estudos. As bases de dados utilizadas serão as multidisciplinares de ciências da saúde: PubMed/Medline, LILACS, scielo, Web of Science, e para a literatura cinzenta o Banco de teses da Capes. O protocolo tem como principal objetivo orientar uma revisão de escopo de forma clara, fácil e objetiva.
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    Artigo
    Contribuições da iniciação à docência na formação em saúde através das vivências nos espaços extramuros na disciplina SACI
    (Research, Society and Development, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Lira, Jayara Mikarla de; Santos, Shirleíze Mariane Pereira; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Flor, Loorrana Beatriz da Silva
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do ser monitor na disciplina Saúde e Cidadania na formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholare na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) para uma fundamentação teórica sobre a temática. O banco de dados da pesquisa foi composto por duas etapas, primeiro a análise dos relatórios dos monitores da referida disciplina dos anos 2015e 2016da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), segundo a realização de 4 Grupos Focais entre os meses de maio e junho de 2016, sendo composto por 6 discentes cada. Os grupos focais foram gravados e transcritos na íntegra, originando-se um bancode dados submetido a análise no Software IRAMUTEQ. A exploração dos registros dos relatórios dos monitores da SACI permitiu a construção de uma categoria denominada “Contribuições na formação acadêmica pela vivência na monitoria da SACI". Jáo material obtido pelos grupos focais proporcionou a formação de três categorias temáticas, são estas: A compreensão da disciplina SACI; A experiência no ambiente social e serviços de saúde e o (re)aprender no dia a dia. Os pilares estruturais de todas as universidades são: ensino, pesquisa e extensão. No ensino destaca-se a monitoria, instrumento de melhoria do ensino-aprendizagem na graduação por meio da cooperação mútua entre discente monitor, docente e discentes alvos da monitoria, além de agir como umestímuloparaa iniciação àdocência e para sua valorização
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    Artigo
    Influência da suplementação de micronutrientes em pacientes com COVID-19
    (Research, Society and Development, 2022) Silva, José Adailton da; Clemente, Heleni Aires; Silva, Lisandra Mikaely Barboza da; Oliveira, Mayara Gabriela Cândido de; Nunes, Ana Caroline da Fonseca; Silva, Roseane Morais da; Felinto, Rayssa da Silva; Soares, Brenda Kelly Pontes; Araújo, Flaviane Dantas de; Soares, Albenize de Azevêdo; Lira, Jayara Mikarla de
    O objetivo desse estudo foi apresentar os possíveis efeitos da suplementação de micronutrientes na resposta imunológica de pacientes com COVID-19 e sua relação na proteção contra o coronavírus e sua gravidade. Assim, é uma revisão do tipo integrativa, no qual foi realizada no qual foi realizada as buscas nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e ScienceDirect, sendo incluídos apenas artigos científicos publicados nos anos de 2020 a 2021. Para chave de busca foram considerados os termos: “Dietary supplements AND Micronutrients AND Coronavirus infections” e correspondentes em português, onde foram encontrados 63 estudos, dos quais 12 foram selecionados para revisão. Os artigos analisados apresentaram diferentes tipos de estudos e uma diversidade de micronutrientes envolvidos no manejo da COVID-19, assim concluiu-se que esses nutrientes podem trazer vários benefícios à saúde e níveis adequados de vitaminas e minerais sugerem menos suscetibilidade a qualquer processo de infecção, incluindo a COVID-19.
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    Dissertação
    Processo de trabalho da enfermeira na atenção primária à saúde no Rio Grande do Norte - Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-02) Lira, Jayara Mikarla de; Almeida Júnior, José Jailson de; Rosa, Marcelo Prado Amaral; https://orcid.org/0000-0002-3294-8141; http://lattes.cnpq.br/0707052794691427; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/0952086942250608; Alvarenga, José da Paz Oliveira; Caricio, Marcia Rique; Telles, Mauricio Wiering Pinto
    Introdução: A consolidação da Atenção Primária à Saúde (APS) determina o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública de saúde universal. Dentre os profissionais que a compõem têm-se as enfermeiras, como maior força de trabalho em termos quantitativos da assistência à saúde. A atuação das enfermeiras na APS vem se constituindo como um instrumento de mudanças nas práticas de atenção à saúde no SUS, pois responde a proposta do novo modelo assistencial que está centrado na integralidade do cuidado contribuindo com o fortalecimento da saúde pública. Objetivo: Descrever o processo de trabalho das enfermeiras que atuam na Atenção Primária à Saúde, de cinco municípios, do Rio Grande do Norte, Nordeste, Brasil. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Caracteriza-se como um extrato da pesquisa multicêntrica de abrangência nacional intitulada Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS): Estudo Nacional de Métodos Mistos. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista. As participantes são 45 enfermeiras. Os resultados qualitativos foram obtidos em cinco municípios do Rio Grande do Norte. O método de análise de dados realizado foi a Análise de Conteúdo, com o apoio do software IRaMuTeQ. Resultados e discussão: Emergiram três categorias finais, são estas: “Processo de trabalho da enfermeira na APS”; “Atuação das enfermeiras da APS na pandemia pela COVID-19” e “Autonomia e reconhecimento para as enfermeiras na APS”. Quanto ao processo de trabalho observa-se uma concentração em grupos programáticos, trabalho com grupo e a demanda espontânea. Ainda, nesse cenário, o impacto da pandemia pela COVID-19 na rotina da Unidade Básica de Saúde, revelou empecilhos como falta de infraestrutura, insumos e a sobrecarga. O levantamento de aspectos sobre autonomia e reconhecimento profissional destacam as consultas de pré-natal e o trabalho com grupos como áreas de maior autonomia, mas ainda falta respaldo legal que possibilite uma atuação mais independente, ao relacionar essas duas variáveis percebe-se que à medida que a autonomia é baixa existe a pouca resolutividade no desenvolvimento das ações, contribuindo para o entendimento da população das enfermeiras como “auxiliares” médicos. Considerações finais: Nota-se a pouca utilização do potencial de trabalho das enfermeiras na APS, existindo a necessidade da abrangência no respaldo legal para atuar de forma ampla no cuidado às pessoas, sem fragmentações.
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    TCC
    A promoção da saúde no contexto da pandemia da COVID-19 na perspectiva da equipe de enfermagem da ESF
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Lira, Jayara Mikarla de; Almeida Junior, José Jailson de; https://orcid.org/ 0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; https://orcid.org/ 0000-0002-1707-0983; http://lattes.cnpq.br/0952086942250608; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos; https://orcid.org/ 0000-0002-1924-3278; http://lattes.cnpq.br/1499146101830829; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; https://orcid.org/ 0000-0003-1629-8991; http://lattes.cnpq.br/6856229797544372
    Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde por profissionais de enfermagem da ESF no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória-descritiva, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada acompanhada de roteiro elaborado pela equipe de pesquisa. A amostra final da pesquisa foi composta por 4 enfermeiros (as) e 3 técnicos de enfermagem. Os dados coletados foram inseridos no software IRAMUTEQ e o corpus textual resultante foi submetido à Análise de Conteúdo, o que originou duas categorias temáticas: “A ESF antes da pandemia” e “A promoção da saúde em tempos de pandemia”. Cada uma das categorias com uma subcategoria “Adaptação da ESF à COVID-19” e “Promoção x Prevenção: analisando o conceito”, respectivamente. Observa-se que antes da pandemia pela COVID-19 a atuação da enfermagem na ESF era previsível em atendimentos agendados e a demanda espontânea, além de atividades de educação em saúde. No entanto, a pandemia ocasionou a necessidade de readaptação deste serviço tão essencial no contexto da pandemia. Nesse sentido, a promoção da saúde muitas vezes realizadas como grupos coletivos necessitaram ser interrompidos. Mas, as ações de promoção da saúde foram ajustadas de acordo com a possibilidade vista pelos profissionais, seja por contato via telefone, redes sociais, panfletagem, entre outros. Portanto, a ESF por meio da enfermagem buscou se adaptar para atender as necessidades da população mesmo diante da pandemia pela COVID-19.
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    Artigo
    Saúde mental da criança em tempos de pandemia da COVID-19: revisão integrativa
    (Research, Society and Development, 2021) Silva, José Adailton da; Soares, Brenda Kelly Pontes; Silva, Roseane Morais da; Felinto, Rayssa da Silva; Soares, Albenize de Azevêdo; Lira, Jayara Mikarla de; Araújo, Flaviane Dantas de; Silva, Lisandra Mikaely Barboza da; Nunes, Ana Caroline da Fonseca; Oliveira, Mayara Gabriela Cândido de; Clemente, Heleni Aires; Silva, Ana Gabriella Costa Lemos da
    Objetivo: Realizar um levantamento na literatura científica dos impactos da COVID-19 na saúde mental de crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir de buscas nas bases científicas Scopus,PubMed, Embase e Medline. Foram incluídos artigos de pesquisas originais, open accesse publicados entre 2020 a 2021. Para a chave de busca foram utilizados os descritores “Coronavirus Infections”, “Child Health”, Child Preschool” e“Mental Health”e sinonímias em inglês. Foram encontrados 280 estudos dos quais 6 foram incluídos. Resultados: Todos os estudos selecionados apontaram nível de evidência V e encontraram diferentes impactos negativos que a pandemia da COVID-19 causou na saúde mental de crianças, afetando suas ações, pensamentos e emoções. Conclusão: Diante das implicações causadas pela pandemia na saúde mental das crianças, é importante a adoção de medidas que possam mantê-las saudáveis, como a prática de atividades físicas dentro de suas próprias casas, brincadeiras que não envolvam a utilização de telas e a realização de refeições em família.Palavras-chave:COVID-19; Isolamento social; Quarentena; Pandemias; Saúde mental; Saúde da criança.AbstractObjective: Conduct a survey in the scientific literature of the impacts of COVID-19 on children's mental health. Methodology: This is an integrative review carried out based on searches in the scientific databases Scopus, PubMed, Embase and Medline. Original research articles, open access and published between 2020 and 2021 were included. For the search key, the descriptors “Coronavirus Infections”, “Child Health”, “Child Preschool” and “Mental Health” and synonyms in English were used. 280 studies were found, 6 of which were included. Results: All selected studies indicated evidence level V and found different negative impacts that the COVID-19 pandemic caused on the mental health of children, affecting their actions, thoughts and emotions. Conclusion: In view of the implications caused by the pandemic on the mental health of children, it is important to adopt measures that can keep them healthy, such as the practice of physical activities inside their own homes, games that do not involve the use of screens and performance of family meals.Keywords:COVID-19; Social isolation; Quarantine; Pandemics;Mental health; Child health.ResumenObjetivo: Realizar una encuesta en la literatura científica sobre los impactos del COVID-19 en la salud mental de los niños. Metodología: Se trata de una revisión integradora realizada a partir de búsquedas en las bases de datos científicas Scopus, PubMed, Embase y Medline. Se incluyeron artículos de investigación originales, de acceso abierto y publicados entre 2020 y 2021. Para la clave de búsqueda se utilizaron los descriptores “Infecciones por coronavirus”, “Saludinfantil”, “Preescolar infantil” y “Salud mental” y sinónimos en inglés. Se encontraron 280 estudios, de los cuales se incluyeron 6. Resultados: Todos los estudios seleccionados indicaron nivel de evidencia V y encontraron diferentes impactos negativos que la pandemia COVID-19 provocó en la salud mental de los niños, afectando sus acciones, pensamientos y emociones. Conclusión: Ante las implicaciones que la pandemia tiene sobre la salud mental de los niños, es importante adoptar medidas que puedan mantenerlos saludables, comola práctica de actividades físicas dentro de sus propios hogares, juegos queno impliquen el uso de pantallas y realización de comidas familiares.Palabras clave:COVID-19; Aislamiento social; Cuarentena; Pandemias; Salud mental; Saluddel niño.1. IntroduçãoA doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) resultou em muitas mortes, principalmente ocasionada pela Síndrome respiratória aguda grave (SARS). No final do ano de 2019, a cidade de Wuhan, na província de Hubei, China, apresentou um surto de insuficiência respiratória aguda de pessoas acometidas por um novo coronavírus, que acabou provocando mais de 800 mortes, infectando em torno de 70.000 pessoas nos primeiros 5 dias da epidemia e, desde então, ocorreu uma rápida disseminação mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em 30 de janeiro de 2020 e pandemia em 11 de março de 2020 (Sant’Ana et al., 2020; Sousa,Sales, Rodrigues, Rocha,& Oliveira, 2020;Campos et al., 2020; Wang, Horby, Hayden & Gao, 2020; World Health Organization[WHO], 2020).Em relação aos aspectos clínicos da doença, a COVID-19 pode apresentar diferentes níveis de gravidade. Nos casos mais leves, manifesta-se geralmente com sintomasiniciais parecidos com de outras doenças respiratórias e assim permanece até a recuperação do infectado. Já nos casos mais graves, pode evoluir para necessidade de uso de suporte ventilatório ou atémesmo o óbito. De forma geral, os sintomas mais comuns sãofebre, tosse seca, fadiga, mialgia, anosmia, hiposmia e ageusia, podendo também ocasionar dispneia ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (Guan et al., 2020;Rocha, Veloso, Bezerra, Gomes,& Marcolino, 2021; Wang et al., 2020).Quanto ao público, os primeiros achados mostraramque as crianças com COVID 19 geralmente apresentavam infecções respiratórias com sintomas mais leves quando comparados com a situação clínica dos adultos. Para o grupo pediátrico, sintomas como febre, tosse seca, desconforto na garganta, congestão nasal, espirro e rinorreia eram os mais comuns (Gonçalves, Candeia, Andrade, Batista,& Sousa, 2020).Por outro lado, devido à rapidez com que se espalhou em diversos países do mundo, a pandemia da COVID-19
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    Artigo
    A vivência discente na formação em saúde nos espaços extramuros universitários
    (Research, Society and Development, 2020) Almeida Júnior, José Adailton da; Lira, Jayara Mikarla de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Vieira, Henry Walber Dantas; Fernandes, Maria Neyrian de Fatima
    A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, demandou um novo modelo de promoção à saúde, o que exige um perfil diferenciado na educação dos profissionais de saúde através do compromisso com os princípios e diretrizes do SUS e com o cuidado além do processo patológico. O SUS passa a ser norteador na educação dos profissionais de saúde, o que exige das instituições de ensino superior voltar a formação em saúde para o compromisso com a realidade sócio-sanitária. Este estudo tem como objetivo avaliar a experiência discente na vivência extramuros proporcionadas pela disciplina Saúde e Cidadania (SACI). Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo a partir de grupos focais submetidos à técnica de análise de conteúdo com auxílio do software IRAMUTEQ. Os discursos dos discentes emergiram de experiências sensíveis e reconhecedoras da relevância da integralidade do cuidado e do trabalho em equipe para uma assistência mais ampla a população. Conclui-se que através de transformações nas estruturas curriculares norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde permitem que vivências como a SACI integrem a formação dos profissionais de saúde e contribuam para uma mudança no fazer saúde
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