Navegando por Autor "Lopes, Aline Cristine Freire de Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação All Learnings: um nova abordagem para o ensino de idiomas para adultos focada na aquisição de competências sociocomunicativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-21) Lopes, Aline Cristine Freire de Araújo; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; Silva, Diego Rodrigo Cabral; http://lattes.cnpq.br/1125827309642732; https://orcid.org/0000-0003-1258-9345; http://lattes.cnpq.br/5893551656862490; http://lattes.cnpq.br/1488953408741840; Araújo, Tiago Brasileiro; Sousa, Ada Lima Ferreira deA Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela convergência de tecnologias disruptivas, reconfigura o panorama global e as demandas do mercado de trabalho. Nesse contexto, o domínio de idiomas estrangeiros se torna essencial para o sucesso individual e profissional. Contudo, para muitos adultos, a conquista da fluência em um idioma estrangeiro continua a representar um desafio significativo, especialmente no que tange à comunicação eficaz e natural. Diante desse cenário, este estudo propõe uma metodologia de ensino que combine abordagens ativas e naturais de aprendizagem, voltada para adultos com dificuldades na comunicação eficaz e compreensão de falantes nativos e não nativos. Esse público demanda flexibilidade de horários, aprendizado direcionado a objetivos específicos e métodos que permitam medir progressos de forma prática, adaptando-se a contextos variados e necessidades individuais. As características deste público são frequentemente negligenciadas por metodologias tradicionais e cursos online, que oferecem soluções focadas em elementos gramaticais rígidos ou carecem de uma abordagem clara, dificultando o aprendizado. Utilizando ferramentas de Design Thinking para mapear necessidades específicas e explorar diferentes possibilidades de soluções, a metodologia desenvolvida emprega inteligência artificial para personalizar o ensino, oferecendo uma ferramenta educacional acessível e focada na autonomia do estudante. A validação desta metodologia demonstrou um índice de satisfação de 100% entre os participantes em relação ao conteúdo programático e às atividades propostas. Esses resultados indicam que o método é viável e atende efetivamente às necessidades do público-alvo estabelecido, refletindo um alinhamento positivo entre as expectativas dos alunos e as soluções apresentadas. Esse enfoque nas habilidades sociocomunicativas visa aumentar as chances de fluência, capacitando os alunos a atingir metas pessoais ou profissionais e, assim, ampliar o acesso a oportunidades acadêmicas e no mercado de trabalho. Espera-se que a metodologia transcenda barreiras tradicionais, utilizando tecnologia para democratizar o acesso ao conhecimento de qualidade e atuar como agente transformador na sociedade.