Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lopes, Aline Cristine Freire de Araújo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    All Learnings: um nova abordagem para o ensino de idiomas para adultos focada na aquisição de competências sociocomunicativas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-21) Lopes, Aline Cristine Freire de Araújo; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; Silva, Diego Rodrigo Cabral; http://lattes.cnpq.br/1125827309642732; https://orcid.org/0000-0003-1258-9345; http://lattes.cnpq.br/5893551656862490; http://lattes.cnpq.br/1488953408741840; Araújo, Tiago Brasileiro; Sousa, Ada Lima Ferreira de
    A Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela convergência de tecnologias disruptivas, reconfigura o panorama global e as demandas do mercado de trabalho. Nesse contexto, o domínio de idiomas estrangeiros se torna essencial para o sucesso individual e profissional. Contudo, para muitos adultos, a conquista da fluência em um idioma estrangeiro continua a representar um desafio significativo, especialmente no que tange à comunicação eficaz e natural. Diante desse cenário, este estudo propõe uma metodologia de ensino que combine abordagens ativas e naturais de aprendizagem, voltada para adultos com dificuldades na comunicação eficaz e compreensão de falantes nativos e não nativos. Esse público demanda flexibilidade de horários, aprendizado direcionado a objetivos específicos e métodos que permitam medir progressos de forma prática, adaptando-se a contextos variados e necessidades individuais. As características deste público são frequentemente negligenciadas por metodologias tradicionais e cursos online, que oferecem soluções focadas em elementos gramaticais rígidos ou carecem de uma abordagem clara, dificultando o aprendizado. Utilizando ferramentas de Design Thinking para mapear necessidades específicas e explorar diferentes possibilidades de soluções, a metodologia desenvolvida emprega inteligência artificial para personalizar o ensino, oferecendo uma ferramenta educacional acessível e focada na autonomia do estudante. A validação desta metodologia demonstrou um índice de satisfação de 100% entre os participantes em relação ao conteúdo programático e às atividades propostas. Esses resultados indicam que o método é viável e atende efetivamente às necessidades do público-alvo estabelecido, refletindo um alinhamento positivo entre as expectativas dos alunos e as soluções apresentadas. Esse enfoque nas habilidades sociocomunicativas visa aumentar as chances de fluência, capacitando os alunos a atingir metas pessoais ou profissionais e, assim, ampliar o acesso a oportunidades acadêmicas e no mercado de trabalho. Espera-se que a metodologia transcenda barreiras tradicionais, utilizando tecnologia para democratizar o acesso ao conhecimento de qualidade e atuar como agente transformador na sociedade.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM