Navegando por Autor "Lopes, Conceição Aparecida Oliveira"
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Dissertação O brincar e a criança com deficiência física na educação infantil : o que pensam as crianças e suas professoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-26) Lopes, Conceição Aparecida Oliveira; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771207Y4; ; http://lattes.cnpq.br/0573845658281118; Drago, Rogério; ; http://lattes.cnpq.br/8595961404664412; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160O presente estudo teve como objetivo investigar o brincar da criança com deficiência física nas situações cotidianas de três Centros Municipais de Educação Infantil de Natal/RN, a partir da observação e da escuta de três crianças e de suas professoras, buscando compreender como os diferentes sujeitos que participam do processo de aprendizagem se envolvem nas brincadeiras presentes nesses contextos e que contribuições poderão emergir para um trabalho pedagógico significativo, propiciador da inclusão da criança na Educação Infantil. A investigação, de abordagem qualitativa, se constituiu de um estudo de caso, cujos dados foram coletados por meio de observações e entrevistas. No contínuo das observações, tornou-se imprescindível lançar olhares para os diferentes contextos da rotina escolar, de forma a recortar e analisar episódios que pudessem responder ao que estava sendo investigado. Também foram objeto de observação as condições de acessibilidade nos espaços escolares. As entrevistas possibilitaram extrair dos sujeitos o que pensam e como se percebem na ação do brincar. Os dados obtidos foram analisados tendo como interlocutores estudos contemporâneos e teorias sobre o brincar, infância e inclusão escolar, e os documentos publicados pelo Ministério da Educação e Cultura, que tratam da temática como eixo norteador das propostas pedagógicas voltadas para a Educação Infantil. As revelações da pesquisa apontam para a necessidade de se investir esforços para o brincar de crianças com deficiência física na Educação Infantil, no referente ao cumprimento da legislação voltada para a acessibilidade nos espaços escolares e provimento de equipamentos e materiais que respeitem as características das crianças, como também em prover oportunidades de formação inicial e continuada dos professores, na perspectiva da educação inclusiva e do brincar