Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lopes, Hélia Kaltz dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Literatura infantojuvenil e sua relevância para o desenvolvimento do aluno
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Lopes, Hélia Kaltz dos Santos; Queiroz, Amarino de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; http://lattes.cnpq.br/0523380095030103; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888
    Nosso trabalho monográfico tem como objetivo geral, demonstrar alguns aspectos referente à importância literária no desenvolvimento cognitivo, humano e psicológico do aluno. Para demonstrá-lo, abordaremos de uma maneira mais específica, algumas formas de ensino de literatura nas aulas de espanhol, por exemplo o conto; e literaturas outras que vão além do livro como o teatro; o cinema; as canções; as poesias; as revistas em quadrinhos; e a brinquedoteca. Opções estas, que proporcionam a inclusão, motivam a linguagem, a imaginação e a percepção da realidade. A nossa investigação foi bibliográfica e qualitativa, onde, buscamos dialogar com a base teórica de Freire (2022); Cândido (2011); Vygotsky (1998) e Cervera (1989) entre outros autores e alguns documentos que regem a educação brasileira. Como resultado, aprendemos sobre a importância pedagógica do ensino de literatura no processo de aquisição do pensamento formador do bom caráter e sem preconceitos; buscamos explicar a essencialidade do conhecimento de mundo levado pelo educando ao chegar na escola; a aprendizagem que há no lúdico e na interação social; o aperfeiçoamento reflexivo, crítico, ético e cultural no respeito ao próximo e o autoconhecimento das emoções. Consideramos pertinente o papel do professor como aquele que leva ao aluno as possibilidades de pensar em si, na relação familiar e em sociedade. É portanto, aquele que busca de forma simples, desenvolver no discente a escrita e o gosto à leitura.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM