Navegando por Autor "Lopes, John Willian"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O Aranhaverso como produto de consumo nas mídias e o uso da transmídia nesse processo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silveira, Igor Lima; Diógenes, Marília; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Lopes, John WillianO intuito desse trabalho é realizar uma análise de consumo do produto “Homem-Aranha” através da utilização da transmídia e como isso influencia na sua propagação e sucesso. O produto “Homem-Aranha” será apresentado em suas mais variadas formas de consumo, mídias. Seja como a original (história em quadrinhos (HQ)) aos filmes, jogos, brinquedos, etc. Autores como JENKINS (2006) e SCOLARI (2013) servirão como referencial teórico para a análise e o uso da transmídia no processo de comercialização, além de LIPOVETSKY (2007) e BARBOSA (2004, 2006) para demonstrar a influência no seu consumo. Os autores GIL (2008), DUARTE (2006) e BARROS (2006) estrão presentes nesse estudo auxiliando no processo metodológico, baseado na abordagem dedutiva e descritiva. Por meio desses métodos o trabalho deixa em evidência como o “Aranhaverso”, conceito de multiverso aplicado no produto “Homem-Aranha”, utiliza a transmídia ao seu favor e como as obras estão interligadas.TCC Discurso e propaganda política: o personagem Nildo na campanha à prefeitura do Natal/RN (2012)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-10) Lopes, John Willian; Gomes, Adriano Lopes; Gomes, Adriano Lopes; Bezerra, Josenildo Soares; Morais, Francisco das ChagasO Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) é, de certo, um dos principais constituintes do ambiente informacional a que recorre o cidadão-eleitor quando se aproxima uma disputa eleitoral. Instrumento da democracia que marca o “tempo da política”, pela sua penetração nos lares brasileiros, através do qual veiculam-se e difundem-se as mensagens dos candidatos e os sentidos que as subjazem, tornando a política mais presente no cotidiano dos cidadãos. É neste contexto que se insere o objeto de estudos desta pesquisa. Procurou-se, aqui, analisar o discurso político a partir de um personagem, cujas origens reportam-se ao nordeste brasileiro, inserido no programa eleitoral, dentro do HGPE, de Hermano Morais (PMDB), postulante à prefeitura do Natal no pleito de 2012. A inserção desse personagem e a expressão adquirida por ele suscitou inquietação em procurar saber quais os efeitos de sentidos e como são produzidos a partir dos movimentos dos discursos de um personagem de apelo popular, inserido em um cenário de disputa eleitoral. Esta pesquisa justifica-se na tentativa de contribuir positivamente para o panorama dos estudos da linguagem no campo da política eleitoral, destinando atenção para os fenômenos sociais e históricos, locais e regionais, que constituem os atores políticos e sociais. Observando, desta forma, uma estratégia que se pode considerar pioneira nos programas eleitorais em disputas locais, nos níveis municipal e estadual. Esta pesquisa, portanto, configura-se como do tipo estudo de caso, enquadra-se no plano qualitativo com abordagem dedutiva. Para viabilizá-la, procedeu-se a pesquisa bibliográfica das obras necessárias à constituição do quadro teórico nos campos da linguagem, do discurso (Escola Francesa de Análise do Discurso) e da política. Procedeu-se, também, a pesquisa documental de todos os programas eleitorais do candidato Hermano Morais, tanto do primeiro quanto do segundo turno, veiculados na televisão. Selecionou-se 6 dos programas levantados, dos dois turnos, como delimitação do corpus de análise. Em seguida foi feita a decupagem dos programas (das inserções), fazendo a transcrição ipsis litteris. Concluiu-se que foi incumbido ao personagem boneco Nildo o dever de manifestar o discurso do candidato de uma outra forma, peculiar, dentro de certa ludicidade, com intuito de conseguir a adesão do eleitor interferindo na sua decisão sobre o voto.TCC O discurso publicitário e a representação de identidades queer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Chaves, Camila Ferreira; Lopes, John Willian; Carvalho, Breno da Silva; Rodrigues, Denise Carvalho dos SantosO presente estudo tem como foco abordar o discurso publicitário na representação de identidades culturais queer (desviantes de sexualidade e gênero). O objetivo geral é analisar de que forma se dá essa representação de gênero e sexualidade, investigando a publicidade brasileira e qual a importância que ela exerce na representatividade dessas identidades queer, no Brasil dos dias atuais. Essa abordagem se justifica na necessidade de compreender e debater os processos culturais que perpassam a construção de identidades culturais, de grupos marginalizados como “minorias” de gênero e sexualidade, para entender qual representatividade lhes é dada pela publicidade brasileira contemporânea. O estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, a partir da coleta de dados e do levantamento bibliográfico. Por meio de uma análise do discurso, empregando algumas categorias e critérios apresentados por Magalhães (2005), na representação dos corpos/sujeitos desviantes, pode-se perceber a qualidade representativa da linguagem publicitária dessas identidades, ainda que de forma segmentada, comprovando que ainda há espaço para essas representações midiáticas.TCC Do grito ao eco: uma proposição de memória e imaginário em rede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-19) Chacon, André de Araújo; Lopes, John Willian; Chacel, Marcela Costa da Cunha; Nunes, Patrícia de Souza NunesO presente trabalho tem por objetivo a proposição de um pensamento criativo. Assim, realiza reflexão teórica sobre as estruturas da comunicação em rede, pretendendo olhar a internet enquanto uma tecnologia de informação com potencial de transformação das relações imaginárias, sociais e econômicas, a partir dos estudos de Castells (2003). Analisa o cenário do mercado da informação digital, investigando as estratégias do marketing digital (ADOLPHO, 2011; KOTLER, 2017), com o objetivo de promover o debate acerca das potências do conceito de imaginário antropológico (DURAND, 1997) e memória coletiva (HALBWACHS, 1968), como catalisadores do processo criativo para uma comunicação sensível, que considera o público em sua subjetividade, e utiliza desta subjetividade para a elaboração de uma linguagem voltada para o indivíduo. Enquanto comunicação sensível, compreende a lógica de uma sociedade horizontalizada, multidimensional e produtora de um imaginário que está para além da fisicalidade, de modo a considerar todas as nuances de uma comunicação que reside na esfera da subjetividade, dos signos, símbolos e mitos, além do entendimento dos códigos sociais e culturais como resultado dessa subjetividade - coletiva e individual. Para isto, utiliza também do pensamento complexo (MORIN, 2005) e sua necessidade de entender as contradições como ingredientes formadores da memória e do imaginário coletivo. Pretende o uso do conceito de imaginário enquanto potencializador para o reconhecimento de público, do mesmo modo que reflete sobre a construção de marcas que levam em consideração os efeitos do imaginário, visando potencializar a construção de narrativas subjetivas.TCC Doce experiência: um estudo sobre o festival Sweet & Coffee Week e sua influência no mercado de docerias natalenses(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Trigueiro, Jory Gurgel; Carratore, Luís Roberto Rossi Del; http://lattes.cnpq.br/1561837999899918; Dal Pian, Luiz Fernando; http://lattes.cnpq.br/1302903508054167; Lopes, John Willian; http://lattes.cnpq.br/1842027930708467O festival Sweet & Coffee Week, criado em 2016 e realizado anualmente em Natal, arrasta multidões para conhecer delícias doces e salgadas combinados especialmente com um tema proposto para cada edição. Levando em consideração os impactos positivos causados no mercado de docerias e cafeterias na capital potiguar, a presente monografia busca fazer um estudo de caso de natureza exploratória, reunido de informações da própria co-criadora do festival, utilizando-se dos campos disciplinares do marketing e do design de experiências para compreender e explicar as estratégias utilizadas para que o evento tenha se tornado um sucesso que gerou retornos significativos para seus parceiros, incluindo expansões e fidelização de clientes, até mesmo em épocas do ano cujo festival não se faz presente.Livro Fotojornalismo potiguar(Tribo, 2019-11-26) Veloso, Maria do Socorro Furtado; Lopes, John Willian; Bezerra, Pedro Henrique TorresNeste terceiro livro eletrônico da Coleção Jornalismo Potiguar estão reunidos perfis de 13 fotojornalistas do Rio Grande do Norte que têm em comum a luta cotidiana por imagens de acontecimentos transformados em notícias. Este e-book, produzido por 40 estudantes da disciplina História e Legislação do Jornalismo, reúne um importante acervo de histórias e memórias de mulheres e homens que praticam ou praticaram a fotografia jornalística e têm suas produções – muitas delas premiadas - registradas em jornais, revistas e agências de notícias não só do Rio Grande do Norte, mas também em outros estados do país e no exterior. São relatos que permitem uma melhor compreensão dos desafios, limites e dilemas do ofício, que se reconfigura de modo significativo, especialmente a partir do advento das tecnologias digitais.TCC Ícones no design de interfaces: user experience e acessibilidade digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-14) Melo, Erildo Vitor Medeiros; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Lopes, John Willian; Bezerra, Josenildo SoaresDurante toda a história da espécie humana as representações imagéticas foram utilizadas como forma de transmitir mensagens, conceitos e ideias. No entanto, com a evolução das tecnologias, essa linguagem ganhou cada vez mais espaço e, atualmente, nos cerca rotineiramente. O presente trabalho objetiva discutir a função dos ícones nos produtos digitais, buscando compreender sua eficácia enquanto forma de democratização do acesso à comunicação. Para isto, foi preciso entender, de antemão, como surgiram as formas de representação denominadas “ícones” e como seu uso foi sendo introduzido e desenvolvido com o passar do tempo. Da mesma forma, houve a necessidade de explorar os conceitos de “experiência do usuário” e “acessibilidade”, tópicos rigorosamente relacionados à inclusão e democratização de conteúdos para a sociedade. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um questionário com roteiro estruturado e aplicado via e-mail com seis profissionais da área de tecnologia, sucedida por uma análise das informações obtidas com as respostas. A pesquisa buscou aporte teórico em autores como Kate Clair (2009), Cynthia Busic-Snyder (2009), Martine Joly (2012) e Donald A. Norman (2006), como referências mais importantes. As conclusões deste estudo revelam que os ícones cumprem um papel fundamental na democratização de informações e na relação usuário x produto no meio digital, uma vez que seu uso afeta diretamente a experiência do usuário e acessibilidade em diferentes esferas, sendo, nos dias de hoje, um elemento crucial nas interfaces dos produtos que almejam conquistar e fidelizar clientes.TCC O impacto do Festival DoSol na agenda cultural da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Melo, Nicholas Bezerra de; Costa, José Zilmar Alves da; http://lattes.cnpq.br/0498666096451204; Bezerra, Josenildo Soares; Lopes, John WillianNo intuito de explicar a importância do Festival DoSol para a agenda cultural da cidade do Natal/RN, este estudo traz, a partir da visão do Marketing, aspectos relativos à função e história deste festival. Partimos do pressuposto de que festivais independentes são eventos consolidados no circuito da música nacional mostrando-se fundamentais para revelar novos talentos e dar visibilidade a bandas e artistas na promoção da arte e cultura. O referencial teórico que embasou esta pesquisa nos possibilitou entender o fenômeno dos festivais independentes construindo uma representação do seu universo e sua dinâmica. Como resultados, constatamos que o Festival DoSol vem crescendo muito a cada edição e, ao longo de sua trajetória, mostra-se importante por disseminar a arte e cultura de forma popular e acessível com total respeito às diversidades. Ademais, o DoSol representa para a cidade do Natal um marco na cultura da cidade, e o Marketing tem tido efetivo resultado perante à imagem criada em torno do evento.Livro Jornalistas escritores do RN: entrevistas(Tribo, 2017-05-12) Veloso, Maria do Socorro Furtado; Lopes, John WillianJornalistas escritores do RN: entrevistas reúne conversas com profissionais da imprensa potiguares, ou radicados no Rio Grande do Norte. Parte dos personagens do livro hoje atua na docência, enquanto outros permanecem em redações ou assessorias de imprensa, tanto no setor público, como no privado. Em comum, além da profissão escolhida, o fato de que decidiram enveredar também pela literatura, em seus diferentes gêneros - da poesia à prosa, do livro-reportagem ao conto, das narrativas de suspense às histórias infantis. As histórias desses personagens vêm à luz, nesta obra, como resultado do esforço conjunto de um grupo de 44 estudantes do curso de Jornalismo da UFRN. Ao longo do segundo semestre de 2016, a turma trabalhou na produção das pautas, e na realização, redação, edição e revisão das 12 entrevistas. Nas tarefas de escrita e edição, na checagem de dados na revisão dos textos, em todas as etapas, os estudantes se empenharam em oferecer o melhor resultado possível de seus esforços.TCC Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Praxedes, Carolina Andrade de Castro; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Moreira, Marília Diógenes; http://lattes.cnpq.br/3987306680791889; Lopes, John Willian; http://lattes.cnpq.br/1842027930708467O luxo tem um papel significativo no mercado e na sociedade, simbolizando desejos de pessoas que buscam mais que qualidade e perfeição. Desde as civilizações antigas, o luxo sempre esteve presente como expressão de exclusividade, status social e poder. O que antes era restrito a bens materiais somente para uma elite privilegiada, ao longo do tempo, passou a estar mais ao alcance e se expandiu para incluir experiências, percorrendo por serviços personalizados alicerçados por marcas que foram sendo solidificadas. O luxo transcende o mero consumo e transforma-se em um meio de afirmação, satisfação e autodescoberta. A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, tem levado as marcas a repensarem suas estratégias de comunicação, se adaptando para esse novo público. Esta investigação compreende estratégias comunicativas adotadas pela Gucci na tentativa de influenciar a compra por parte da Geração Z. O referencial metodológico envolveu revisão bibliográfica e estudo exploratório sobre os temas da Geração Z, mercado de luxo e moda. Foi possível denotar como a Gucci tem adotado estratégias comunicativas alinhadas às preferências e comportamentos dessa geração, na tentativa de influenciar decisões de compra e estabelecer conexão com o público.TCC A manifestação estética de ilustrações artivistas: a propagação da ilustração "O conhecimento destrói mitos"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-13) Cardoso, Endrew Michel da Silva; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Condorelli, Antonino; Lopes, John WillianO presente trabalho teve como objetivo principal analisar a propagação da ilustração “O conhecimento destrói mitos”. Para isso, foi preciso fazer uma pesquisa bibliográfica para entender o papel da arte na sociedade. Através de sua manifestação estética, alguns artistas acabam fazendo também o papel de ativistas, gerando debates sobre determinado assunto e pessoas consomem a arte deles como uma forma de identificação a o que eles dizem. Por esse motivo, esse produto criativo pode propagar e alcançar um alcance inesperado pelo artista. Para alcançar os objetivos do trabalho, foi realizada também um estudo de caso da arte criada pela ilustradora potiguar Amanda Lopes, por meio de uma entrevista semi-estruturada, e posteriormente uma análise das informações obtidas. A pesquisa buscou aporte teórico em autores como Henry Jenkins (2014), Priscila Arantes (2005), Gui Bonsiepe (2011) e Gisela Belluzo (2009) como referências mais relevantes. As conclusões desta pesquisa revelam curiosidades sobre a mídia propagável e mostram que a força do artivismo só tem previsão de crescer. Na questão sócio-político, elas permitem que o artista se expresse, pessoas se identifiquem, e acabem comprando a ideia de uma maneira mais rápida e eficaz.TCC Marketing de patrocínio em eventos: um estudo de caso da marca Coca-Cola no festival Rock in Rio no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Porto, Carolina Barbalho; Carratore, Luis Roberto Del; Nobre, Luis Fernando Dal Pian; Lopes, John WillianEste trabalho abordou o patrocínio como ferramenta de Marketing de Eventos. Através de um estudo de caso da Coca-Cola como patrocinadora assídua do Rock in Rio, a metodologia de pesquisa foi descritiva e de natureza qualitativa, realizada através de buscas em sites, entrevistas, referências bibliográficas e notícias. O desenvolvimento do estudo tratou de conceitos do marketing e a sua abrangência, termos da publicidade e propaganda, além de estratégias de marketing comunicacional. Inserindo a posteriori a história do Rock in Rio e descrevendo a relação do evento com os patrocínios. Apresentando os resultados para a marca, diante do cenário do mercado atual, e os saldos positivos do patrocínio no maior festival de música do mundo. Conclui demonstrando o potencial do patrocínio para a construção da identidade da Coca-Cola, verificando a evolução do uso dessa ferramenta no evento e explicando o motivo pelo qual ainda é viável investir nessa estratégia de comunicação.TCC Marketing digital e a conduta nos jogos online: estudo de caso do Acampamento Yordle no League of Legends(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-18) Damásio, David Willian Pinheiro; Lopes, John Willian; Mussa, Ivan; Dal Pian, Luiz FernandoCom o avanço da tecnologia na década de 2010 e o surgimento da terceira geração da internet, a web 3.0, o marketing e a comunicação junto de seus conceitos e definições precisaram se adequar para suprir as necessidades da sociedade em constante mudança. Com isso, surgiram vários casos e problemas nos processos comunicativos. Portanto, analisaremos a segunda edição da campanha de marketing digital brasileira “Acampamento Yordle” que teve como objetivo amenizar o comportamento tóxico da comunidade brasileira do jogo online League of Legends, um dos mais jogados do mundo. O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas na campanha com base nos resultados obtidos através do questionário aplicado, assim como uma reflexão acerca desses dados. Acerca do marketing, do marketing digital, da cibercultura e outros conceitos, o trabalho contará com os estudos abordados por Philip Kotler, Martha Gabriel, André Lemos e outros pensadores.TCC Meu país cozinha de vó: análise semiótica da campanha da Kuat(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Barbosa, José Rafael da Silva; Muneiro, Lilian Carla; Carvalho, Breno da Silva; Lopes, John WillianA Kuat é uma marca brasileira de refrigerantes sabor guaraná criada pela Coca-Cola Company no ano de 1997. Kuat é uma palavra no Tupi-Guarani que significa “irmão gêmeo da lua” e o nome busca se relacionar com elementos dos povos originários, sendo escolhido por voto popular. No início, a marca buscava atender ao público jovem e focava toda a sua comunicação nesse recorte, apresentando campanhas que estimulavam o consumidor a conhecer o produto, colocando-se sempre como “atual”, tal qual o público-alvo. Nos últimos anos, a marca mudou o seu posicionamento adotando um tom mais afetivo na comunicação, de valorização do cotidiano e resgate das identidades brasileiras, retomando o apelo populacional. Nesse sentido, foi produzida a campanha “Meu país cozinha de vó” (2022), pela Agência Gana, que é uma série de três episódios em curta metragem que acompanha o encontro de dona Maria, avó do musicista Djonga, com influenciadores digitais para preparar pratos regionais: “Frango com quiabo e paixão”, “Arroz de vó com pequi” e “Cuscuz vigoroso”. A partir de estudos semióticos e filosóficos, com autores como Diana Luz Pessoa Barros (2005), José Luiz Fiorin (2004), Gerson Tenório dos Santos (2007), Norval Baitello Junior (2000), Sílvio Almeida (2019), Cida Bento (2022) e Djamila Ribeiro (2019), buscou-se compreender as ferramentas utilizadas na campanha da Kuat e as possíveis interpretações do consumidor: a imagem que a marca cria e/ou fortalece através dos filmes. No geral, o retorno da campanha pode ser considerado positivo, mostrando a efetividade do posicionamento que aposta nas memórias e respeito as pluralidades e criação de novos valores à marca.TCC Narrativa(s) em jogo: a ciberpublicidade fílmica de The Last of Us Part II e suas implicações éticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-02) Medeiros, Marcos Vinícius Seabra de; Carvalho, Breno da Silva; Lopes, John Willian; Oliveira, Raquel AssunçãoO processo de convergência dos meios de comunicação alterou a forma que se cria e se consome conteúdo na sociedade. Nesse cenário, o uso da ciberpublicidade tornase imprescindível na divulgação de produtos culturais globais que, além de engajar o público, ainda possibilitam a criação de uma relação de fidelidade entre audiência e marca. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão ética sobre a manipulação das narrativas transmídias usadas na ciberpublicidade de lançamento de The Last of Us II. A reflexão teórica para o trabalho aborda discussões sobre narrativas em jogos, transmídia, ciberpublicidade e ética a partir de autores, como Cândida Vilares Gancho, João Anzanello Carrascoza, Henry Jenkins, Gino Giacomini Filho entre outros. Metodologicamente, com base em Raquel Recuero e Robert Kozinets, foram analisados os filmes ciberpublicitários criados para a campanha de divulgação do jogo, lançado em 2020 pela produtora Naughty Dog e distribuído pela Sony Interactive Entertainment para o Playstation 4. Este debate público é urgente e imprescindível para o melhor entendimento das estratégias da ciberpublicidade. Ao final da análise constatou-se que alguns dos filmes ciberpublicitários distorcem a narrativa do jogo para a criação das peças. Desta forma, identifica-se um recurso antiético na construção das soluções comunicacionais, o que fragiliza a percepção sobre o discurso criado, comprometendo a relação de consumo com a marca e crença no conteúdo desenvolvido sobre o jogo a ser lançado.TCC Posicionamento de marca como diferencial competitivo: um estudo de caso da marca Jeep no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Carlos, Vitor Augusto Villaverde Monteiro; Carratore, Luís Roberto Rossi Del; Liberato, Ruston Gabriel Fernandes; Lopes, John WillianEste trabalho possui como objetivo geral analisar o posicionamento abordado como diferencial competitivo no mercado através do estudo de caso da marca Jeep no Brasil. O estudo se desdobra sobre posicionamento de marca e mercado, a humanização que trazem traços de personalidade humanas com base na ferramenta de arquétipos com o objetivo de despertar o espaço inexplorado na mente do consumidor. A marca Jeep traz a campanha “Make History” após um longo período sem atuação no mercado brasileiro, reposiciona sua marca e faz o lançamento da campanha do Jeep Renegade que utiliza uma linguagem poética associando a marca a brasilidade. Isso proporcionou a montadora resultados expressivos de vendas no segmento. Com base no recorte analisado, a comunicação mercadológica foi importante para o novo momento da organização em seu plano de expansão da marca.TCC POV: você é músico independente - estratégias de autopromoção midiática no TikTok(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Albuquerque, Giovana Araújo Gurgel de; Libardi, Guilherme B.; Lopes, John Willian; Oliveira, Raquel AssunçãoPor meio do avanço tecnológico e o alcance proporcionado pelos sites de redes sociais, pessoas que buscam se inserir na indústria musical de forma independente, encontram ferramentas de apoio e oportunidades de conexão específicas ao contemporâneo. A partir deste contexto, o estudo tem como objetivo compreender as estratégias de autopromoção midiática utilizadas por músicos independentes. Para estes, a autopromoção constitui um passo fundamental à carreira, portanto se faz necessário encontrar a via e método mais assertivo ao seu planejamento, além de entender seu público e manter uma regularidade na comunicação. Para isso, a investigação se fundamenta no pensamento de John B. Thompson sobre teoria da mídia e a modernidade. Quantos aos procedimentos metodológicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, com um grupo de pessoas do público-alvo para conquistar o ponto de vista destes usuários e análise dos dados obtidos a partir da ótica da importância da visibilidade midiática. Os principais resultados demonstram que a utilização das estratégias digitais por músicos independentes geram resultados positivos para a sua visibilidade, e quando localizado no TikTok, apontam um sentimento de vantagem para iniciantes em relação às outras plataformas pelo formato de conteúdo e sistema de recomendação utilizado pela mídia social.Tese Publicidade translocal e a construção de memórias de temporalidades: estudo a partir de anúncios veiculados no contexto da Segunda Guerra, no Rio Grande do Norte (1942-1945)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-30) Lopes, John Willian; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; https://orcid.org/0000-0002-0676-9828; http://lattes.cnpq.br/1842027930708467; Garcia, Nicolas Lorite; Barreto Filho, Eneus Trindade; Pavan, Maria Ângela; Kneipp, Valquiria Aparecida PassosA mídia tem se tornado cada vez mais relevante na configuração das memórias na sociedade. E a publicidade, constitutiva do sistema midiático, aciona essas memórias na estruturação de suas narrativas e coloca em circulação formas de interpretar as práticas humanas em seus tempos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo geral elucidar como as marcas de temporalidade e de memória de acontecimentos e as correspondentes práticas sociais de um período histórico se expressam como narrativa publicitária. Esta pesquisa interessa ao campo de estudos em comunicação por vislumbrar possibilidades de reinterpretação de processos comunicacionais imersos em outra temporalidade. Tomam-se como base teórica os interlocutores que debatem as ideias de local e de territorialização e a inserção delas no contexto da comunicação, a partir das quais propõe-se a noção de publicidade translocal. Recorre-se também àqueles que discutem a relação entre a comunicação midiática e os campos do tempo, acontecimento e da memória, a fim de situar a participação das narrativas e práticas sociais da publicidade na produção dessas dimensões – a partir da qual sugere-se a noção de acontecimento publicitário. Empiricamente, observa-se a produção publicitária impressa no jornal A República, veiculada no contexto da Segunda Guerra Mundial (de 1942 a 1945, especificamente) em Natal, Rio Grande do Norte (Brasil). Parte-se de uma amostragem de 681 unidades publicitárias impressas (UPIs) que são submetidas a um tratamento analítico descritivo-interpretativo, baseado num referencial de codificação próprio, fundamentado na processualidade metodológica da análise de conteúdo. A análise está dividida em das partes: a primeira (plano do conteúdo) com abordagem predominantemente quantitativa e que englobou todas as UPIs; a segunda (planos da expressão e diagramação), mais qualitativa e aplicada às 142 UPIs com vinculação com o contexto da guerra. Quanto ao enfoque quantitativo, os resultados sinalizam a confirmação de que o contexto da guerra repercutiu menos nas mensagens publicitárias em relação ao total veiculado no período, considerando que não havia no Rio Grande do Norte uma estrutura de comunicação publicitária desenvolvida; que a associação com o acontecimento da guerra é uma característica presente principalmente nos anúncios de companhias internacionais, reforçando uma visão externa do conflito. Quanto ao qualitativo, verifica-se que os mecanismos dedutivos de representação das relações e práticas humanas emergem na mensagem publicitária como recursos simbólicos acessíveis ao contexto de recepção dos consumidores; que vinculação entre publicidade e ideologia se estrutura como narrativa, associando nas mensagens valores estrangeiros da guerra e hábitos culturais e de consumo das pessoas. Esses aspectos ajudam a sustentar a tese de que a publicidade pode ser partícipe e construtora de determinada dimensão histórica, possibilitadora e mobilizadora de memórias e expressão de transformações e permanências nas relações e práticas humanas.TCC Sincronia online e offline: análise da campanha Green Your City da Heineken para o Rock in Rio 2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Medeiros, Lethicia Duarte de; Evangelista, Yasmin Cavalcanti; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Lopes, John WillianEste estudo propõe uma análise da sincronia comunicacional entre os meios online e offline, tendo como objeto de estudo a campanha "Green Your City" da marca Heineken para o festival Rock in Rio, edição 2022. A pesquisa busca compreender a estratégia adotada pela marca para integrar esses ambientes e criar uma experiência unificada para o público. A escolha metodológica foi qualitativa exploratória, utilizando o estudo de caso como base para pesquisa. A pesquisa incorporou teorias de marketing, com destaque para os autores Kotler (2019) e Godin (2018), proporcionando perspectivas fundamentais para o desenvolvimento do artigo. Este estudo busca a compreensão das estratégias de integração de comunicação online e offline, destacando a relevância dessa sincronia na construção da identidade de marca. Além disso, o artigo oferece insights valiosos para pesquisas futuras e práticas no campo do marketing integrado.TCC Supreme: o Hype e a ascensão do Streetwear no consumo de vestuário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-07) Oliveira, Bruno Medeiros de; Lopes, John Willian; Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira; Nunes, Patrícia de SouzaEste trabalho se trata de um estudo de caso que analisa a marca de vestuário Supreme e o contexto histórico do crescimento da moda Streetwear, pontuando e as nuances da moda ocidental no século XX, a partir da crise de identidade pós-moderna e explosão de novas estéticas e valores que hoje se tornaram tendência de consumo mundial. A partir dos pilares de moda, consumo e capital simbólico, serão destrinchadas características sociais, individuais e cases de marcas que permeiam a época e o movimento, com diversas reinvenções geradas pelo capitalismo pós-moderno e a ressignificação do vestuário.