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Navegando por Autor "Lopes, Lucyanna Patrícia Saturno Lopes"

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    TCC
    A (des)integração entre Natal e sua região metropolitana: as singularidades do transporte público nos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Lopes, Lucyanna Patrícia Saturno Lopes; Sousa, Silvio Braz de; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348; http://lattes.cnpq.br/4881581942427537; Oliveira, Elizangela Justino de; http://lattes.cnpq.br/8380493391593333; Marques, Ana Carolina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0307241378042814
    A frequência com que a mobilidade urbana vem sendo debatida no âmbito do planejamento urbano revela a importância do tema que se constitui num dos eixos principais para o desenvolvimento das cidades. Dentro desses debates assuntos relacionados ao transporte coletivo público surgem como demandas da mobilidade urbana, pois representam hoje um dos meios mais utilizados pelas sociedades para a circulação nas cidades se constituindo na base do deslocamento, principalmente para as classes menos abastadas. Mesmo com toda essa importância para a dinâmica da Região Metropolitana de Natal são inúmeros os problemas enfrentados pelos usuários desse sistema e que ocorrem em todos os níveis desde usuário final (passageiros) até os prestadores do serviço tanto nos âmbitos governamentais quanto privados. Neste sentido tendo como objeto de análise os deslocamentos que constituem as relações espaciais e que se concretizam no arranjo funcional da RMN de Natal em específico para os municípios de Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, pretende-se compreender este cenário através do conjunto de referências teóricas e metodológicas sobre os temas mobilidade urbana e organização socioespacial. A complexidade que envolve o funcionamento do ambiente urbano e as ações que operam e condicionam a organização espacial deste ambiente são refletidos nas interações espaciais entre as diferentes estruturas socialmente produzidas que compõe este espaço, sendo uma delas a circulação de pessoas. Acredita-se que as interações espaciais entre o conjunto das estruturas de áreas residenciais; de áreas centrais, considerando o direcionamento dos fluxos cotidianos e da estrutura de circulação ao longo do tecido urbano expandido atual da RMN, propiciam obstáculos de ordem espacial à atuação efetiva da rede física do Sistema de Transporte Público Coletivo. Diante desse cenário, este trabalho apresenta como objetivo geral: Compreender como ocorre o processo de integração na Região Metropolitana Funcional de Natal, através da relação entre as estruturas de circulação e o Sistema de Transporte Público Coletivo, tendo como área de estudo os Municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz que juntamente com o município de Macaíba constituem a Região Metropolitana Funcional de Natal. E como objetivos específicos: a) Elaborar uma matriz de periodização com vistas a compreender a gênese e as dinâmicas da mobilidade urbana em Natal e sua RMN funcional; b) Identificar os principais problemas concernentes ao processo de integração do transporte público nos municípios em análise; c) analisar a qualidade do transporte coletivo dessas linhas de ônibus; d) Produzir mapas que permitam analisar a distribuição e qualidade das infraestruturas e equipamentos que permitem essa (des)integração; e) propor medidas mitigadoras para os problemas enfrentados. Por serem bastante complexos os temas tratados nesta pesquisa, o alcance dos objetivos elencados será possível a partir da associação entre contribuições teóricas e aplicação de técnicas diversas de análise espacial.
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