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Navegando por Autor "Lopes, Rosa Maria Rodrigues"

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    Tese
    Centralidade, centros locais e turismo no Nordeste brasileiro: uma leitura além da hierarquia urbana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Silva, Moacir Vieira da; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; http://lattes.cnpq.br/3188665123953039; https://orcid.org/0000-0003-1628-0935; http://lattes.cnpq.br/9146107637198026; Morais, Ione Rodrigues Diniz; Nonato Júnior, Raimundo; Alves, Larissa da Silva Ferreira; Lopes, Rosa Maria Rodrigues
    Grande parte das pesquisas sobre a Centralidade Urbana, especialmente no contexto das interações entre cidades, concentra-se nas atividades terciárias (no comércio, nos serviços) e adota uma abordagem predominantemente funcional, econômica e hierárquica. A Teoria das Localidades Centrais, desenvolvida por Walter Christaller (1933), é uma das principais referências teóricas nesse campo de estudo. No entanto, essa teoria apresenta limitações, como a rigidez analítica, a desconsideração da historicidade do lugar e a exclusão de outros conteúdos socioeconômicos, culturais e políticos. Isso evidencia a necessidade de novas investigações que integrem dinâmicas mais complexas e diferentes horizontes de análise. Nossa tese surge nesse contexto, propondo uma outra leitura da centralidade interurbana, pensada e analisada a partir da relação sociedade, espaço e tempo (processo de produção do espaço); e das mudanças e complexidade das interações socioespaciais mais recentes, em um cenário globalizado. Dentro desse escopo, investigamos esse fenômeno espacial a partir de Centros Locais – dos municípios de Cairu, no estado da Bahia; de Tibau do Sul no Rio Grande do Norte; e de Jijoca de Jericoacoara no Ceará – e por meio das Atividades e Práticas Turísticas; e procuramos analisar, em uma perspectiva espaço-temporal, como o turismo influencia a dinâmica da centralidade interurbana nesses centros. Do ponto de vista metodológico, nossa tese foi desenvolvida a partir de três grandes eixos procedimentais, a saber: leituras e discussões conceituais, teóricas e analíticas sobre a problemática-chave da pesquisa; análises espaço-temporais (pesquisas geográficas, históricas e documentais) sobre os lugares investigados; e pesquisas de caráter empírico. A partir desse conjunto de ações, constatamos que esses municípios ocupam os patamares mais baixos no sistema hierárquico urbano do Brasil; paralelamente, estão no posto mais elevado na categorização do turismo nacional. Os eventos que marcaram essas áreas, especialmente seus destinos turísticos centrais, criaram um conjunto de (i) materialidades, práticas e representações que as posicionam como pontos centrais nas tramas (interações e conexões) espaciais. Embora não possuam grandes equipamentos de comércio e serviços, esses espaços atraem fluxos diversos, contíguos, interescalares e não-hierárquicos, por meio do seu conteúdo turístico (atrativos, infraestruturas e imagens), constituindo-se como centralidades. Esse fato revela diferentes possibilidades de compreensão e de apreensão sobre a importância dos lugares ou suas centralidades; mostra que esse fenômeno pode ser estudado a partir de diferentes perspectivas, escalas e conteúdos, ampliando os horizontes de análise e de descobertas.
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    Dissertação
    O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-26) Silva, Alice Maria Marques da; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; Albuquerque, Edu Silvestre de; ; http://lattes.cnpq.br/3353125804259611; ; http://lattes.cnpq.br/3188665123953039; ; http://lattes.cnpq.br/4633761363828129; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; Lopes, Rosa Maria Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/7794500005574533
    As diferentes formas de comercialização de mercadorias acarretaram mudanças nas estruturas espaciais das cidades, visto que o comércio é uma atividade que movimenta a vida social e urbana. Suas diferentes formas e práticas de reprodução ao longo da história levaram a inúmeras mudanças que influenciaram nas práticas sociais, entre elas a do consumo de mercadorias por meio do comércio. Tendo como base as leituras dos escritos de Cachinho (1994, 1999, 2006, 2009), Salgueiro (1989, 2006, 2010) e outros autores que abordam a temática do comércio e do consumo e suas transformações ao longo dos anos, por meio da modernização dos estabelecimentos e práticas comerciais, com o intuito de responder como se explica a permanência da dinâmica do comércio porta a porta e sua prática na contemporaneidade, realizou-se a pesquisa sobre o comércio porta a porta. Ainda que seja uma atividade que ocorre desde o período medieval, essa prática comercial hodierna apresenta novas configurações permeadas por relações condizentes com a realidade econômica e social. O embasamento teórico obtido a partir dos autores citados subsidiou a pesquisa de campo realizada na cidade de Mamanguape com o objetivo geral de compreender a dinâmica do comércio porta a porta e o seu crescimento frente ao comércio moderno existente. O trabalho encontra-se dividido em três (03) capítulos: no capítulo 1 abordam-se o comércio na atualidade, suas inovações e mudanças, o comércio e consumo que se efetuam por meio de diferentes estratégias capitalistas, no capítulo 2 aborda-se a comercialização porta a porta do tradicional ao “moderno”, no capítulo 3 aborda-se o comércio porta a porta na cidade de Mamanguape, tal como ocorre o desenvolvimento comercial no centro da cidade e sua importância para as cidades vizinhas. Neste capítulo apresentam-se os resultados da pesquisa de campo e faz-se uma análise sobre a atividade comercial porta a porta, junto a uma análise por bairro. Por fim, são feitas as considerações finais resultantes do diálogo entre teoria e empiria que permitiu a confirmação da importância social do comércio porta a porta para o consumo e sustentabilidade familiar, a comercialização porta a porta pode ser compreendido por meio da lógica desigual da concentração de riqueza, da falta de oportunidade, da apropriação desigual dos espaços urbanos e do desemprego crescente nos últimos anos.
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    Tese
    Dinâmica do comércio das áreas tradicionais no contexto da produção do espaço urbano de Natal/RN
    (2018-03-02) Lopes, Rosa Maria Rodrigues; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; ; ; Costa, Ademir Araújo da; ; Diniz, Lincoln da Silva; ; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; Vieira, Sidney Gonçalves;
    A pesquisa ora apresentada centra-se no estudo sobre a dinâmica comercial das áreas tradicionais de comércio no contexto da produção do espaço urbano de Natal. O direcionamento teórico se aporta na teoria da produção do espaço e em seus conceitos e categorias de análise, mas, também, nos conceitos de cidade, urbano e formas comerciais. Com base no método regressivoprogressivo de Henri Lefebvre, parte-se da leitura do objeto de estudo ao fazer uma descrição do momento atual, para em seguida, regressar ao passado na busca de analisar os diferentes momentos, os processos e os agentes que delinearam a materialidade presente. Por fim, pretende-se retomar o presente elucidado para compreendê-lo em suas contradições e as perspectivas desenhadas para o futuro. Do ponto de vista empírico, reporta-se à produção do espaço urbano da cidade do Natal para compreender os processos recentes que dão sentido à uma nova dinâmica comercial, com a inserção de novos espaços para a prática comercial citadina ao mesmo tempo em que os espaços tradicionais de comércio se mantêm no contexto da cidade. Como metodologia utilizou-se levantamento bibliográfico em livros e periódicos para efeito de discussão teórica, além de coleta de dados secundários em diversos órgãos e pesquisa de campo com o objetivo de empreender observações sistemáticas, entrevistas, bem como produzir material fotográfico sobre a área em estudo. A tese que se defende na pesquisa é a de que ainda que no processo de produção do espaço urbano de Natal, a atividade comercial tenha se expandido para outras áreas da cidade, essa atividade permaneceu nas áreas tradicionais de comércio que compreendem os bairros da Ribeira, Cidade Alta e Alecrim. Os resultados indicam que esse comércio, sobretudo o varejista, de acentuado caráter popular, se refaz no contexto da expansão, modernização e diversificação do comércio citadino. Dessa combinação de processos, tem-se, na atualidade um centro que tradicionalmente sediou a atividade comercial e que mantém condições de centralidade diversas, sendo a atividade comercial, seu ponto de referência. Subjacente a essas condições diversas, tem-se, como resultado, uma dinâmica que vem marcando diferentemente o comércio desses bairros.
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    TCC
    O processo de ensino de Educação Ambiental no Centro Educacional Rita Baliza Alves – CERBA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-20) Queiroz, Rosana Fernandes; Casado, Luciene de Vasconcelos; Casado, Luciene de Vasconcelos; Silveira, Janaina Maria da Conceição; Lopes, Rosa Maria Rodrigues
    A interação entre os homens e o ambiente ultrapassou a questão da simples sobrevivência. A espécie humana sofre com a dificuldade em estabelecer o seu limite, se tornando visível um espaço não trabalhado entre o conhecimento e a ignorância humana. Daí a importância do papel da escola em evidenciar trabalhos que sensibilizem os alunos, comunidade e sociedade, de modo responsável e consciente, na conservação do ambiente exercitando atos ecológicos no presente, para salvar o futuro. A educação ambiental na escola deve buscar a motivação do aluno para a mudança de atitudes de valores, sensibilizá-los para a transformação ambiental de sua realidade. É importante que as crianças aprendam que a responsabilidade é de todos, que os atos de cada um refletem sobre o futuro de toda humanidade, tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital. Dessa forma, o presente artigo tem como tema Educação e Meio Ambiente no Centro Educacional Rita Baliza Alves – CERBA e tem como objetivo analisar como a Educação Ambiental está sendo inserida dentro da Escola, a fim de discutir a importância de se trabalhar questões ambientais em sala de aula para desenvolver nos alunos capacidade e competência cognitiva quanto à temática. A metodologia utilizada se fundamenta numa pesquisa qualitativa baseada, em livros, documentos e sites que sustentam as informações, bem como visitas ao ambiente foco de estudo. A partir dos resultados obtidos foi possível notar que é de grande importância caminhar junto com os nossos alunos, na busca do processo de socialização e na construção de uma educação ambiental individual e igualitária. Sabendo ainda que é através de casos concretos da vida que assimilamos o modo de ser e fazer. Que por sua vez tem relação direta no sentido de fortalecer a gestão da educação ambiental no contexto escolar do qual fazemos parte.
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    Dissertação
    A relação urbano-rural no contexto da metrópole: um enfoque nos assentamentos rurais da RMN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-10-13) Lopes, Rosa Maria Rodrigues; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785750H3; ; http://lattes.cnpq.br/7794500005574533; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; Rodrigues, Maria de Fátima F.; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700145H0
    O trabalho ora apresentado busca fazer uma análise da relação urbano-rural no contexto do processo de metropolização de Natal. Com base nesse enfoque buscou-se discutir a estruturação do espaço urbano brasileiro e sua relação com o rural, evidenciando um debate acadêmico pouco contemplado, tendo em vista que as transformações espaciais orientadas pela industrialização brasileira ganharam como respaldo um sentido meramente urbano, fato que negligenciou fatores mais complexos que perpassam pela relação urbano-rural no contexto da urbanização e, mais recentemente, da metropolização. Outro fator importante na construção do trabalho foi a contextualização da urbanização do Rio Grande do Norte, assim como da metropolização de Natal, onde se fez uma análise da configuração metropolitana na atualidade expondo a presença significativa de uma realidade rural que inclusive se mantém e reproduz a metrópole, fato que condiciona e justifica o tratamento da realidade metropolitana pelo viés da relação urbano-rural. O enfoque dessa relação foi direcionado para os assentamentos rurais da Região Metropolitana de Natal (RMN), entendidos como fragmentos rurais no contexto da metrópole, tendo em vista que foi observada uma tênue correspondência desses assentamentos com a metrópole no sentido de sua integração. Como metodologia utilizou-se levantamento bibliográfico em periódicos e livros e levantamento de dados secundários coletados junto ao IBGE e ao INCRA e ainda foi encaminhada uma pesquisa de campo onde foram realizadas entrevistas junto aos assentados. Nesse sentido, constatou-se que a metropolização também absorve e até mesmo reproduz a ruralidade que se verifica na RMN acabando por minar a idéia de um urbano que exclui o rural. No caso da RMN, temos o rural e o urbano se conformando num mesmo espaço que é metropolitano
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