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Navegando por Autor "Lopes Filho, Jean Souza"

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    TCC
    Agenda 2030 e o lixo sob uma ótica social: reflexões e proposições de ações informacionais no âmbito das bibliotecas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-14) Lopes Filho, Jean Souza; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Reis, Monica Karina Santos; Silva, Jonathas Luiz Carvalho
    Os 193 Estados-membros, que compõem a organização das Nações Unidas, assumiram o compromisso, em 2015, com a Agenda 2030, que apresenta 17 objetivos para uma comunidade global sustentável, apoiada no bem estar econômico, social e ambiental, de forma equilibrada e integrada. A referida Agenda traz em seu cerne a questão da informação em toda a sua extensão, sendo foco de algumas metas, e assumindo o papel de fio condutor entre os objetivos propostos e sua implementação na sociedade. O presente trabalho aborda sob a ótica das Ciências Sociais, mais especificamente, a partir da Biblioteconomia e Ciência da Informação, a relação entre informação, consumo e descarte de produtos, destacando o protagonismo da informação e das bibliotecas diante das metas de consumo. Tem como objetivo geral discutir o protagonismo da informação e das bibliotecas diante da Agenda 2030, sob o enfoque dado pelo 12º objetivo, que estabelece como meta a produção, o consumo e o descarte conscientes na sociedade contemporânea. São objetivos específicos discutir sobre a Agenda 2030, tomando como base os seus objetivos de desenvolvimento sustentável; refletir sobre possíveis papéis da Biblioteconomia e Ciência da Informação no contexto da Agenda; abordar os pressupostos vinculados a sociedade da informação, sociedade do consumo e do lixo a partir de uma visão integradora; e, propor atividades a serem desenvolvidas pelas bibliotecas e bibliotecários para dinamização do 12º objetivo da Agenda 2030. Entendendo todas as ações como ações políticas, inclusive o fazer bibliotecário, ressaltando a necessidade de novas posturas de trabalho, em que a crítica às relações hegemonizadas funcione como força emancipadora, da qual a educação ambiental faz parte, sendo percebida nessa abordagem como uma educação política. Para tanto, observa-se alguns aspectos da sociedade atual através de algumas alcunhas atribuídas a ela, como sociedade da informação, sociedade de consumo e sociedade do lixo, observando as relações estabelecidas entre elas, seus contornos e interseções, buscando entender a questão do lixo como um problema social derivado dos comportamentos de uma sociedade capitalista. Utilizou-se para tanto metodologia exploratória e bibliográfica, sem a pretensão de esgotamento da literatura dada à amplitude da temática. Propõem-se ainda ações informacionais que podem ser desenvolvidas em bibliotecas e unidades de informação, concluindo, com isso, a percepção da necessidade de oferecer possibilidades de ação emancipatória e crítica para a sociedade em sua relação ao consumo e ao descarte de objetos.
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