Navegando por Autor "Lucas, Gabryelle Jéssika"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Abordagem didática do conteúdo de polímeros a partir de materiais utilizados no futebol: uma intervenção pedagógica com graduandos em química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-18) Lucas, Gabryelle Jéssika; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; http://lattes.cnpq.br/0388750578051298; Freire, Melquesedeque da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2693-877X; http://lattes.cnpq.br/0358064729580858; Cabral, Wallace Alves; https://orcid.org/0000-0002-4685-7486; http://lattes.cnpq.br/8236518574003031O processo de ensino e aprendizagem da química é configurado desafiador, principalmente por considerar o ensino de alguns conceitos abstratos que resultam em dificuldades de compreensão do conteúdo por parte dos estudantes. Diante disso, utilizar uma abordagem contextualizada tem mostrado resultados que podem superar muitas dessas dificuldades. Neste estudo, discutimos alguns dos principais conceitos do conteúdo de polímeros a partir de materiais utilizados no contexto do futebol, que além de ser um esporte muito popular em vários países do mundo, também é símbolo de revolução, emancipação social e inclusão. A escolha do conteúdo de polímeros atrelada ao contexto do futebol, se deu devido a sua pouca abordagem e exploração em contextos do ensino da química. Para desenvolver a pesquisa foi pensado e aplicado um minicurso voltado para estudantes da graduação dos cursos de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 23 participantes. Caracterizada como de natureza qualitativa, foi realizada uma intervenção pedagógica utilizando instrumentos de coleta de dados como a aplicação de questionários e a gravação de áudio. A pesquisa foi previamente submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa da UFRN, aprovada pelo parecer n° 6.701.007. Para a análise dos dados coletados foram utilizados elementos da Análise de Conteúdo auxiliados pela utilização do software IRAMUTEQ na etapa de categorização. Com base nos resultados, é possível identificar que a utilização do contexto do futebol para trabalhar o conteúdo de polímeros teve boa aceitação pelos participantes mostrando diferentes maneiras de compreensão sobre os conceitos discutidos, conforme as respostas atribuídas por cada um. Com base nesses dados também foi possível identificar que os participantes reconheciam conceitos como unidades monoméricas, processos de polimerização, tipos de polímeros, dentre outros de forma mais significativa, já que o sentido atribuído aos materiais poliméricos estava sempre associado ao contexto do futebol. Para finalizar, os estudantes destacam a importância de usar diferentes recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, tal como, modelos, analogias e a negociação de significados.