Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lucas, Maria Beatriz da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A literatura infantil no contexto da classe hospitalar: diálogos e reflexões
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Lucas, Maria Beatriz da Silva; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Silva, Andréia Gomes da; Oliveira, Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de
    O presente artigo objetiva analisar e observar qual o papel da Literatura Infantil refletida no tratamento de Crianças e Adolescentes hospitalizadas na Pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL. Tem como base a abordagem de pesquisa qualitativa de cunho exploratório, bibliográfico, além de produção de dados analisados por meio de entrevistas semiestruturadas com as professoras da Classe Hospitalar e das observações direcionadas aos lócus do estudo. Dessa forma, à luz do referencial teórico estudado sobre o tema, responde-se à questão problema por meio de diálogos e reflexões sobre a contribuição da literatura infantil no aprendizado e seus resultados benéficos, inclusive no tratamento. Espera-se com esta pesquisa contribuir com a discussão sobre a importância da classe hospitalar e do trabalho pedagógico com textos literários infantis nestes lócus, dando possibilidades e recursos aos alunos, desenvolvendo a capacidade de imaginação, a criatividade e a ludicidade. E ainda trabalhar de forma positiva nas emoções dos leitores iniciantes, que encontram a literatura como uma das saídas de sua realidade, o que ocorre com a literatura Infantil no contexto das classes hospitalares. Seguimos no aporte teórico que nos direcionou neste estudo, com base nos autores como: Fonseca (1999), Ceccim (1999), Matos e Mugiatti (2006) e Abramovich (1997). Além dos documentos oficiais que legitima esta modalidade de ensino.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM