Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lucena, Alysson Nascimento de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado com sustentação e propulsão híbrida
    (2018-01-31) Lucena, Alysson Nascimento de; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silverio; ; ; Coutinho, Karilany Dantas; ; Bessa, Wallace Moreira; ; Amorim Júnior, Wanderley Ferreira de;
    Este trabalho busca apresentar o desenvolvimento de um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) duplamente híbrido, capaz de conciliar as vantagens de dois tipos de aeronaves (asa fixa e multirotor), utilizando motores a combustão e elétricos para a propulsão e para a sustentação em voo a asa e o multirotor, capaz de decolar e pousar verticalmente, executar voos lentos ou parados, também executar voo horizontal com sustentação pela asa e propulsão por motor a combustão que garante maior autonomia. Para a realização desse estudo foram desenvolvidas três aeronaves, inicialmente uma asa voadora e um multirotor tricóptero com objetivo de analisar separadamente cada tipo de aeronave, após os testes e análises foi desenvolvido um VANT duplamente híbrido, uma asa voadora e um hexacóptero, propulsão por motores elétricos e à combustão. A partir dos testes e cálculos teóricos da aeronave híbrida observou-se a viabilidade de um novo tipo de aeronave, com características próprias, capaz de conciliar as vantagens de dois tipos de aeronaves.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Micro-Brosh: micro-veículo aéreo autônomo com baixo risco de operação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-04) Lucena, Alysson Nascimento de; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; https://orcid.org/0000-0002-7735-5630; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; http://lattes.cnpq.br/4552018111128281; Silva Júnior, Andouglas Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/2346181034036586; Silva, Bruno Marques Ferreira da; Alsina, Pablo Javier; Rosa, Paulo Fernando Ferreira; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silverio
    O risco envolvendo o uso de Veículos Aéreos não Tripulados tem crescido diretamente com a sua popularização. É uma preocupação mundial das agências reguladoras diminuir esses riscos. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil dispensa a maioria das exigências para esse tipo de veículo com até 0,250 kg. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo propor o projeto e o desenvolvimento de um Micro-UAV denominado Micro-BROSH (Basic Risk Operation Self Handled), modelo asa voadora, com capacidade de pilotagem remota ou autônoma de baixo risco de colisão para pessoas e instalações. Com uma envergadura máxima de 0,30 m e peso final de 0,160 kg, o UAV Micro-BROSH tem como principal característica a operação fácil e segura, podendo ser lançado manualmente e com a realização do pouso em capo gramado, sem causar danos à aeronave. A introdução do projeto arquitetônico proposto, com análises aerodinâmica e de desempenho, demonstra parâmetros como sustentação, empuxo, arrasto, velocidade de estol e tempo de voo. Durante os testes, o protótipo demonstrou ser superior a quase todos os outros veículos desse tipo estudados na literatura, menos um que possui características de tamanho e tempo de voo similares, porém, com peso e tamanho maiores que o Micro-BROSH. Ao todo, o estudo permitiu a construção e a análise mais detalhada de seis protótipos, resultando no modelo final validado a partir de testes de voo e de bancada. Com resultado, o estudo aponta que, além das vantagens de segurança, outro aspecto importante é que os custos associados com a construção e a manutenção do Micro-BROSH ficam abaixo de US$ 500,00, um valor considerado baixo em relação aos veículos pesquisados.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Simulação numérica e análise de um motor de quatro tempos a diesel turbo alimentado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-31) Silva, Nalberth Samuel Bezerra; Barbosa Junior, Cleiton Rubens Formiga; https://orcid.org/0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; http://lattes.cnpq.br/1881092646564347; Barbosa Junior, Cleiton Rubens Formiga; https://orcid.org/0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; Lucena, Alysson Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4552018111128281
    O presente trabalho apresenta como tema a simulação numérica e análise de um motor de quatro tempos a diesel turbo alimentado. Neste contexto, aplicou-se uma análise numérica e virtual por meio do software Diesel-RK, a partir dos dados de catálogo do motor de combustão interna CUMMINS DIESEL 6.7 da RAM. Destarte, as simulações computacionais realizadas no software diesel-RK permitem análises de regime de potência máxima, de torque máximo, e de potências intermediárias. Além disso, variações de parâmetros como consumo específico, variação de tempo de válvulas, tipo de material, de combustível, entre outros. Assim, objetivou-se simular e analisar, por meio do software termodinâmico Diesel RK, o desempenho do motor de combustão interna de quatro tempos modelo CUMMINS DIESEL 6.7 da RAM. Os resultados obtidos apresentaram proximidade com o modelo real do motor, com erro relativo de 6% nos regimes de potência máxima e torque máximo. O software consolida de forma prática as abordagens teóricas apresentadas nos estudos de Motores Térmicos e torna o entendimento mais plausível, pois, é possível analisar a consequência de cada mudança nos parâmetros adotados com rapidez.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Simulação numérica e análise de um motor de quatro tempos a diesel turbo alimentado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-18) Bezerra, Daniel Albuerne Diniz; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Lucena, Alysson Nascimento de
    Neste trabalho foi desenvolvido o modelo virtual de um motor de combustão interna de ignição espontânea quatro tempos baseado no motor modelo MIVEC 2.4L turbo diesel utilizado no automóvel Pajero Sport HPE. Por meio do software Diesel - RK, utilizou-se como dados de entrada os parâmetros geométricos do motor, tais como curso do pistão, diâmetro do pistão, taxa de compressão, número de cilindros e a relação de compressão do turbo - compressor, disponibilizados pelo catálogo da própria fabricante. Com isso, foi possível obter uma aproximação dos parâmetros reais do motor tomando como base os regimes de potência máxima, torque máximo, marcha lenta e potências intermediárias. Através desses dados foi realizado a primeira simulação para o regime de potência máxima seguindo as instruções de um exercício prático sugerido pelo próprio software resultando em um valor para potência muito abaixo do catálogo. Para reduzir essa diferença, pela própria recomendação do programa, realizou-se alterações nos parâmetros geométricos das válvulas e uma otimização do tempo de injeção de combustão para aumentar a eficiência da queima no tempo de expansão, se aproximando mais do modelo real e aumentando, dessa forma, a potência do motor virtual. Após essas otimizações, a margem de erro caiu vertiginosamente atingindo uma diferença de apenas 4% do motor real, resultando em valores condizentes com a do catálogo. Diante disso, buscou-se fazer essas alterações em todos os regimes de operações, como o de marcha lenta, potências intermediárias e principalmente para o modo de torque máximo, o que resultou em uma diferença de apenas 4,17% do motor real. Finalmente, de posse de todos os regimes calculados, obteve-se as curvas de potência, torque, pressão média efetiva e a do consumo específico de combustível, todas em função dos respectivos valores de RPM para cada regime de operação. Os resultados finais obtidos apresentaram proximidade com o modelo real do motor apresentando as curvas dos gráficos concordantes com a teoria em estudo. A metodologia aplicada para essa produção do modelo virtual do motor é replicável e pode ser aperfeiçoada, trazendo melhores resultados de acordo com a riqueza de informações fornecidas pelo fabricante, que, por vezes, são sigilosas. A simulação do desempenho de motores através do software é importante para o melhor entendimento do seu funcionamento, assim como, para aplicação de melhorias em relação a sua performance, além de trazer economia pelo fato de não precisar fabricar um protótipo para estudar seu funcionamento.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A web platform with data lake and model deployment support for Covid-19 data, forecasts, and analysis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-05) Pereira, Francinaldo de Almeida; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; Santos, Davi Henrique dos; https://orcid.org/0000-0002-7735-5630; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; http://lattes.cnpq.br/9466972190399590; Lucena, Alysson Nascimento de; Rossiter, Sarah Thomaz de Sá
    Nossa proposta envolve a criação de um serviço abrangente baseado na web, composto por um "data lake" (repositório de dados), uma estratégia de "model deployment" (implantador de modelos) e um "integration hub" (hub de integração). Essa plataforma permitirá que cientistas de dados envolvidos em projetos relacionados ao COVID-19 acessem um repositório centralizado que contenha dados de várias fontes. Não só permitirá que eles analisem os dados, mas também gerenciem e contribuam com novos dados. Ao agregar diferentes repositórios de dados relacionados ao COVID-19, nossa plataforma oferecerá uma interface web dinâmica com ferramentas para uso, transformação e colaboração de dados. Além disso, fornecerá ferramentas integradas para facilitar o treinamento de modelos e a realização de predições, que podem ser combinadas com componentes de análise e visualização com suporte de informações geográficas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM