Navegando por Autor "Lucena, Bruno Erick de Barros"
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Dissertação Telessaúde como ferramenta de apoio à atenção primária à saúde: um olhar sobre as teleconsultorias em cardiologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-05) Lucena, Bruno Erick de Barros; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/4555278566640425; Haddad, Ana Estela; ; http://lattes.cnpq.br/5132173662388670; Nagem, Danilo Alves Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/5934458385325202; Oliveira, Luiz Roberto de; ; http://lattes.cnpq.br/4342361107958979; Trindade, Thiago Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814No Brasil, com o intuito de qualificar a Atenção Básica, o Ministério da Saúde implementou o Programa Telessaúde Brasil Redes para fornecer atividades assistenciais (teleassistência) e de suporte à educação permanente em saúde (tele-educação). Nesse aspecto, um dos principais serviços oferecidos é o de teleconsultorias. Como parte da expansão nacional do programa, foi criado, no Rio Grande do Norte, um núcleo local de telessaúde, denominado Telessaúde/RN. Esta pesquisa teve como objetivo implementar o serviço de teleconsultoria na especialidade de cardiologia no Telessaúde/RN, analisando as características das teleconsultorias em cardiologia solicitadas. Ademais, analisar as Segundas Opiniões Formativas em cardiologia disponíveis no Portal Telessáude Brasil. Trata-se de estudo quantitativo, com desenho observacional e caráter descritivo. Foram identificadas 56 Segundas Opiniões Formativas relacionadas à cardiologia no portal Telessaúde Brasil, sendo a maioria referentes à hipertensão arterial sistêmica (29%), solicitadas por médicos (59%) e com abordagem sobre aspectos relativos a apoio ao tratamento (30%). No núcleo de Telessaúde do Rio Grande Norte, foram realizadas 47 teleconsultorias em cardiologia, sendo a maior parte delas também relativa à hipertensão arterial (50%), requeridas em sua maioria por agentes comunitários de saúde (45%) e com enfoque direcionado a apoio ao tratamento (52%). A teleconsultoria em cardiologia foi implementada no núcleo Telessaúde/RN, sendo realizada sistematicamente desde abril de 2014 e representa uma estratégia prática e eficiente, capaz de garantir a oferta de serviços de saúde, alcançando aqueles que vivem em áreas distantes e carentes. Conhecer a demanda das teleconsultorias é de extrema relevância, pois fornece informações necessárias para suprir as deficiências existentes, quer sejam de natureza assistencial, gerencial e/ou educacional, como também possibilita pensar em estratégias públicas que melhorem as demandas identificadas nas solicitações de teleconsultoria.