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Navegando por Autor "Lucena, Daniel Araújo de"

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    Dissertação
    Pensamento computacional como intervenção para desenvolvimento cognitivo em idosos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-12) Lucena, Daniel Araújo de; Nunes, Isabel Dillmann; ; ; Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de; ; Morais, Pauleany Simões de;
    Ao longo do envelhecimento pode ocorrer uma redução do desempenho cognitivo, comprometendo, por exemplo, as funções executivas. Na vida diária, os danos às funções executivas resultam em dificuldades no desempenho de atividades comuns como dirigir um carro, no manejo financeiro e no cumprimento de obrigações, levando à redução no número de relações sociais, à depressão e por fim, ao isolamento. É bem verdade que o declínio cognitivo não é fruto apenas da longevidade, de modo que outros fatores como a perda de audição, depressão, hipertensão, nível de escolaridade, herança genética e hábitos alimentares também entram na lista dos elementos que cooperam para o baixo desempenho cognitivo. Independente da causa do comprometimento cognitivo, é crescente o interesse em buscar estratégias para a manutenção e melhora das funções cognitivas, para que se possa preservar a qualidade de vida durante a vetustade. Uma possibilidade para este propósito é o uso do Pensamento Computacional que, apesar de utilizar conceitos da Ciência da Computação, é considerado um processo de pensamento lógico e criativo para resolver problemas. O presente estudo tem como finalidade desenvolver a cognição em idosos utilizando o Pensamento Computacional através de atividades desplugadas. Para alcançar tal objetivo, foi realizado o levantamento bibliográfico, a execução de revisões sistemáticas e a criação de um grupo de controle e de experimento para, respectivamente, aplicar um treino cognitivo criado por um psicólogo e as atividades de Pensamento Computacional elaborado pelo autor da pesquisa. Após as intervenções juntos aos grupos, formados de participantes idosos, as notas coletadas foram submetidas a testes estatísticos. Os resultados obtidos demonstram que houve estatisticamente uma melhoria de desempenho significativa das notas dos participantes do grupo experimental, sendo um indício da eficácia da intervenção cognitiva baseada em atividades desplugadas de Pensamento Computacional.
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