Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Macêdo, Julie Idália Araújo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    As escritas de uma trajetória acadêmica: programa de tutoria e aprendizagem colaborativa no BC&T da UFRN
    (2016-06-13) Macêdo, Julie Idália Araújo; Cunha, Marlecio Maknamara da Silva; ; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; Dantas, Josivania Marisa; ; Alencar, Anderson Fernandes de; ; Abílio, Francisco José Pegado;
    o presente estudo aborda aspectos formativos do Programa de Tutoria da Escola de Ciências & Tecnologia (EC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo principal da pesquisa é identificar a partir das vivências acadêmicas dos tutores e tutorandos se os dispositivos formativos adotadas pelo Programa de Tutoria o legitimam como estratégia de aprendizagem colaborativa. Além desse objetivo geral, há três objetivos específicos que dialogaram na tentativa de responder a questão de pesquisa: conhecer alguns traços marcantes da trajetória acadêmica dos estudantes do Bacharelado em Ciências & Tecnologia; analisar a motivação que levaram os estudantes a participarem do Programa de Tutoria e investigar a experiência formativa /colaborativa dos pares nos grupos da Tutoria.Para a realização desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa em educação, referenciada pelo aporte teórico-metodológico da narrativa (auto )biográfica e pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de material empírico: realização de entrevistas narrativas e grupo focal com tutores e tutorandos. A partir das narrativas dos estudantes são identificadas 05 (cinco) motivações principais que os levam ao Programa: a melhoria no aprendizado dos conteúdos das disciplinas de fisica, informática e matemática, o interesse em realizar atividade extracurricular e melhorar o curriculo, o interesse pela carreira docente, espaço de aprendizagem e a necessidade da bolsa de estudo. Foi possível identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa e do trabalho em grupo bem sucedido. São eles a sensação de pertencimento ao grupo; ajuda mútua entre os membros de cada grupo; comprometimento individual dos membros do grupo; presença de uma liderança no grupo; reconhecimento da diferença de nível de conhecimento entre os membros do grupo e afinidades de interesse. Além de identificar 06 (seis) fatores apontados pelos estudantes como facilitadores da aprendizagem colaborativa, foi possível localizar 04 (quatro) fatores apontados como barreiras para tal aprendizagem. São eles a falta de comprometimento de alguns colegas do grupo, a falta de participação, a heterogeneidade do estudantes do grupo e a falta de um espaço fisico para as atividades.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM