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Navegando por Autor "Macêdo, Louise Gabriella Lima Lopes da Silva"

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    TCC
    Ouvidoria como ferramenta para fortalecer a participação social do sistema único de saúde: revisão integrativa da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-22) Macêdo, Louise Gabriella Lima Lopes da Silva; Souza, Marize Barros de; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; 0000-0003-4306-6205; http://lattes.cnpq.br/3347384429245860; Leite, Maria Jalila Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960626240467102; Lima, Roberval Edson Pinheiro de; http://lattes.cnpq.br/2688374474462562
    Objetivo: Este artigo tem o objetivo de analisar, à luz da literatura a importância da ouvidoria e suas contribuiçõespara gestão dos serviços de saúde, as potencialidades e desafios para o controle da promoção e garantia dos direitos dos serviços públicos e descrever a atuação do ouvidor na gestão e no processo de trabalho. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com coleta de dados realizadas a partir de fontes secundárias, por meio de uma revisão integrativa.Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: analisaram-se 20 artigos que atenderam aos critérios previamente estabelecidos. Os artigos selecionados estão descritos segundo a procedência, título, autores, periódico, idioma e temática, foi possível separar o estudo em três categorias: a) a ouvidoria como instrumento de gestão para os serviços de saúde; b) a ouvidoria como espaço de participação social, e c) o processo de trabalho da ouvidoria do (SUS). Considerações finais: Observou-se como potencialidades, a contribuição para a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), para a gestão dos serviços de saúde e como canal de intermediação das demandas dos cidadãos. A ouvidoria descrita neste estudo apresenta-se como um mecanismo de participação dos usuários e um forte instrumento para a gestão dos serviços em saúde. Ressalta a eficácia da Ouvidoria Ativa para o SUS, ao se relacionar de forma mais próxima à comunidade. Os desafios, a divulgação do serviço aos cidadãos e suas principais funções, a interação entre os gestores e as demandas sinalizadas pela ouvidoria e a qualificação das ouvidorias e dos seus processos de trabalho.
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