Navegando por Autor "Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley de"
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TCC Análise do conhecimento de discentes, docentes e de servidores do Departamento de Odontologia da UFRN acerca dos resíduos de serviços de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley de; Souza, Maria de Fátima de; Íris do Céu Clara Costa; Silva, Edna Maria da; Brito, Kathia Maria Fonseca deIntrodução: A geração de resíduos nos serviços de saúde é um grande problema a ser solucionado, devido ao seu grau de contaminação, que põe em risco a saúde da população bem como a do meio ambiente. Objetivo: Analisar o conhecimento dos discentes, docentes e servidores acerca dos resíduos de serviços de saúde. Métodos: Participaram deste estudo 12 docentes, 48 discentes do curso de Odontologia sendo: 23 do 5º período e 25 do 9º período, além de 4 servidores do setor de limpeza do Departamento de Odontologia da UFRN. Através de questionários semiestruturados foram colhidos dados sobre o conhecimento dos entrevistados acerca dos resíduos de serviços de saúde gerados no referido departamento. Posteriormente, fez-se a análise descritiva dos instrumentos respondidos. Resultados: Quando indagados sobre o conhecimento acerca da legislação dos resíduos e suas aplicações, 91,7% dos docentes, além de 91,3% dos estudantes do 5º período e 80% dos estudantes do 9º período disseram desconhecer a legislação. Dos docentes, 75% apontaram o meio ambiente e 66,7% apontaram a saúde humana como sendo os maiores prejudicados pelos impactos causados pelos resíduos de serviços de saúde. Dos servidores do setor de limpeza, 50% citaram o meio ambiente e 75% a saúde humana. Meio ambiente e saúde humana foram as respostas de 43,4% dos estudantes do 5º período. Dos alunos do 9º período, 52% apontaram o meio ambiente e 56% a saúde humana. Conclusão: Conclui-se que há desconhecimento de grande parte dos entrevistados sobre a legislação, a qual está diretamente relacionada com o manejo e o descarte corretos desse tipo de material. Dessa forma, enfatiza-se a importância da necessidade de se abordar e aprimorar o conhecimento desse tema nos ambientes de formação acadêmica.