Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Macêdo, Sayonara Araújo de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Educação física e a metodologia aprendizagem baseada em projetos: uma proposta para o ensino das práticas corporais de aventura na natureza
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Macêdo, Sayonara Araújo de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/2967535168308878; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Gurgel, Jonas Lírio
    O processo pedagógico tem historicamente centrado o ensino na figura do professor, no qual o conhecimento reconhecido como válido vem do professor e deve ser memorizado pelo aluno. A consciência crítica das limitações deste modelo vem surgindo, fazendo com que pesquisadores discutam sobre métodos de ensino que priorizem o aluno, transformando-o em protagonista e não somente receptor de conhecimento. Dentre esses métodos aparecem as Metodologias Ativas, tornando o aluno ativo e no processo de ensino. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma dessas metodologias que busca quebrar o paradigma do ensino centrado no professor possibilitando os estudantes desenvolverem um projeto a partir da sua realidade, identificando uma problemática à ser resolvida através de conhecimentos presentes em um ou mais conteúdos, que são orientados na intervenção pedagógica do professor. Pensando nisso surge o questionamento: Como utilizar a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de conteúdos da Educação Física escolar de maneira a contribuir no processo de ensino? Para responder a essa temos como objetivo geral: desenvolver uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no componente curricular Educação Física. E como objetivos específicos: planejar uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos; aplicar a proposta pedagógica metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos e avaliar o processo da proposta pedagógica. Participaram da pesquisa 23 alunos regularmente matriculados na turma do 3º ano A da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra da cidade do Crato-Ceará. O referido estudo é uma pesquisa de intervenção pedagógica de abordagem qualitativa e caráter descritivo, no qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados o diário de campo escrito durante a aplicação de uma sequência didática composta por 22 aulas. Esses dados foram analisados baseados nas etapas de um projeto de ensino de Bender (2014) e resultaram nos seguintes tópicos: conhecendo o conteúdo; introduzindo a ABP; pesquisando informações iniciais; criando artefatos; pesquisando, conhecendo um pouco mais; desenvolvendo a apresentação final; apresentando os artefatos e avaliando o projeto. Os resultados demonstraram que o uso das metodologias ativas permitiu o envolvimento dos estudantes no projeto assim como nas aulas, pois as mesmas fugiam da rotina ou seja da forma tradicional que os alunos estavam acostumados. Concluímos que com a aplicação da ABP, os alunos foram provocados a se tornarem mais atuantes no processo de ensino, assumindo o papel de pesquisador, buscando solucionar problemas reais da sua comunidade, especificamente o Parque Estadual Sítio Fundão localizado no bairro da escola, desenvolvendo aos poucos a autonomia e a criatividade no processo ensino e aprendizagem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM