Navegando por Autor "Macedo, Adailson Tavares de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese A teoria de Dienes no ensino de transformação de medidas de comprimento, área e volume no curso de pedagogia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-29) Macedo, Adailson Tavares de; Rodrigues Neto, Francisco Peregrino; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702585A8; ; http://lattes.cnpq.br/1128784934809114; Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180; Silva, Jorge Ubiracy Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/3815131287885914; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Pereira, Francisco de Assis;A pesquisa teve como objetivo geral testar um módulo de ensino baseado na teoria de Dienes, focalizando o conteúdo de transformação de medidas de comprimento, área e volume. O estudo baseado na teoria de Zoltan Paul Dienes consistiu numa intervenção metodológica com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um estudo preliminar com 40 alunos denominado avaliação diagnóstica verificou que os alunos não compreendiam o conceito de transformação de medida, mas somente aplicavam a tabela de conversão de medidas. A intervenção metodológica foi levada a efeito na turma de Pedagogia do 7º período da UFRN. Aplicou-se um pré-teste, um conjunto de atividades de ensino e um pós-teste. Este último foi utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem dos alunos. As respostas dos alunos foram avaliadas segundo o conceito de abstração reflexionante de Jean Piaget, um dos autores que influenciou a teoria de Zoltan Paul Dienes