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Navegando por Autor "Macedo, Auricélia de"

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    Dissertação
    Indícios sincrônicos de gramaticalização: o uso do verbo chegar em orações coordenadas e na perífrase verbal [chegar (e) + v2]: contribuições para o ensino de gramática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-02) Macedo, Auricélia de; Tavares, Maria Alice; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; http://lattes.cnpq.br/4638941310356157; Souza, Maria Medianeira de; http://lattes.cnpq.br/5875520624340562; Cunha, Maria Angélica Furtado da; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308
    Com base no referencial teórico do Funcionalismo Lingüístico norte-americano, nossa proposta é descrever e analisar o uso do verbo CHEGAR em perífrases verbais do tipo [CHEGAR (E) + V2], em que CHEGAR não manifesta significado ligado a movimento físico. Na literatura lingüística, a tais perífrases têm sido atribuídas funções variadas, relacionadas à aspectualização, à ênfase de trechos narrativos e à construção de espaços mentais, entre outras. Neste estudo, consideramos que a função do verbo CHEGAR nas perífrases em questão é indicar aspecto global, ressaltando um leque de nuanças semântico-pragmáticas como o caráter repentino, instantâneo ou até brusco do evento referido pelo verbo principal da construção (V2), e/ou a tomada de iniciativa (súbita) do agente (no papel sintático de sujeito da perífrase), e/ou avaliações subjetivas que vão da surpresa à frustração. Nossos objetivos são: (i) descrever e analisar as relações semânticopragmáticas, morfossintáticas e sociais que caracterizam o uso de CHEGAR em perífrases verbais do tipo [CHEGAR (E) + V2] e em orações coordenadas/justapostas em que CHEGAR é o verbo principal da primeira oração e um verbo de elocução é o verbo principal da segunda oração; (i) identificar, com base nessa descrição e análise, indícios sincrônicos da gramaticalização de CHEGAR como verbo auxiliar nas referidas perífrases. Observamos haver forte similaridade entre as construções coordenadas/justapostas e perifrásticas. Tais similaridades fortalecem a hipótese de que o uso de CHEGAR como verbo lexical na estrutura coordenada/justaposta é a fonte dos usos de CHEGAR na estrutura perifrástica, uma vez que várias das propriedades que encontramos com grande freqüência no uso lexical estão também presentes com grande freqüência no uso auxiliar. Todavia, entre as duas construções sob enfoque observam-se diferenças suficientes para se considerar que CHEGAR, na perífrase [CHEGAR (E) V2], comporta-se como verbo auxiliar, pois manifesta propriedades típicas desse tipo de verbos: (i) não seleciona complemento em 100% das ocorrências; (ii) possui sujeito correferencial ao de V2 em 100% das ocorrências; (iii) não aparece com material interveniente entre si e V2. Com inspiração nos resultados obtidos, propusemos estratégias para a abordagem da perífrase [CHEGAR (E) V2] nas escolas de nível fundamental e médio.
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