Navegando por Autor "Macedo, Elaine Caroline de"
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Dissertação Formação colaborativa de docentes em educação profissional e tecnológica inclusiva para o ensino de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)(2019-08-22) Macedo, Elaine Caroline de; Nunes, Débora Regina de Paula; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Moura, Dante Henrique; ; Nunes Sobrinho, Francisco de Paula; ; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de;Ainda que alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) sejam legalmente amparados por medidas protetivas de acesso às instituições de Ensino Superior e Profissional, são escassos os estudos sobre a customização de ambientes que lhes favoreçam o êxito acadêmico. A adoção de procedimentos de customização favorece também a inserção e a permanência do aluno egresso no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, a formação docente constitui-se em um tema de destaque quando se trata de avaliar os impactos de procedimentos de ensino endereçados ao contingente de alunos com deficiências – grupo do qual as pessoas com TEA fazem parte. Nesse cenário, o objetivo do presente estudo foi avaliar as contribuições de um programa de consultoria colaborativa para capacitação de docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sobre o processo de ensino para educandos com TEA. O estudo, caracterizado como uma pesquisa-ação colaborativa, foi dividido em três fases: na primeira etapa, após consentimento do comitê de ética, foi realizado um levantamento do conhecimento e das demandas formativas de 48 professores da Instituição sobre o TEA, assim como analisada a percepção de dois alunos com TEA sobre seu processo de escolarização. Na segunda etapa foi ofertado um curso de capacitação, dividido em dois módulos, para 37 docentes. Por meio de entrevistas e questionários aplicados na terceira fase do estudo, foram avaliados os ganhos de conhecimento e mudanças nas práticas de ensino, tanto do ponto de vista dos professores quanto dos alunos. Os resultados deste estudo sinalizam ações que favorecem a inclusão social e educacional de alunos com TEA em instituições de Ensino Superior e Profissionalizante.