Navegando por Autor "Macedo, Erika Bezerra Cruz de"
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Dissertação A fauna rupestre de João Cabral de Melo Neto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Cadó, Júlio César de Araújo; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; https://orcid.org/0000-0002-3304-8022; http://lattes.cnpq.br/6837932292601956; Macedo, Erika Bezerra Cruz de; Lima, Tânia Maria de AraújoNesta dissertação, pretendo alargar as fronteiras dos sistemas receptivo, poético e imaginário que circundam João Cabral de Melo Neto, através da elaboração de uma leitura analítico-interpretativa de sua poesia guiada pelas formas da animalidade, sob o prisma teórico-crítico da Zoopoética. Tal estudo norteia-se pela compreensão da postura criativa de Cabral como uma poética atenta à alteridade, incluindo, neste inventário, os bichos. Situado na área de Literatura Comparada, considero, do ponto de vista metodológico, o aspecto transitivo do texto poético e a relação valencial entre os estudos literários e os outros campos do saber, a exemplo da Filosofia, da Etologia e da Zoologia. Almejo construir um catálogo dos animais escritos pelo autor com o intuito de caracterizar os modos de formalização desses viventes não humanos em sua obra poética. Ao desdobrar esse objetivo, procuro, especificamente: i) mapear vocábulos e imagens pertencentes ao campo semântico zoológico presentes nas obra de Cabral; ii) traçar o percurso valorativo da animalidade no conjunto da poética cabralina; iii) desvelar os mecanismos de engendramento dos animais nos poemas do autor; e iv) examinar os modos de apreensão de alguns desses bichos na tessitura das composições. Em conformidade com este horizonte de investigação, proponho uma bifurcação da leitura de modo a contemplar um movimento extensivo, abarcando o percurso panorâmico pela obra, e um intensivo, com o fim de conduzir o esforço interpretativo para uma recolha de poemas, sendo estes: “Poema(s) da cabra”, “Formas do nu”, “O urubu mobilizado” e “Touro andaluz”. O corpus foi selecionado com base na percepção da centralidade do animal como elemento de irradiação composicional e do reconhecimento das relações interespecíficas que ganham materialidade nesses poemas. Com esta investigação, identifiquei uma coleção ampla e heterogênea de referências a animais nos poemas do autor – de alusões genéricas a usos de espécies singulares – à qual são atribuídos valores igualmente diversificados. O percurso pela (zoo)poética de João Cabral abre, para o leitor, a percepção das modalizações pelas quais passa a animalidade: em um primeiro momento, tomada a partir da dimensão instintiva e monstruosa a ser combatida no processo consciente de escrita, até a consideração dos animais como formas de vida com as quais são aprendidos saberes estéticos e éticos acerca do mundo coabitado.Tese Luminescências de Estrela da Vida Inteira(2018-07-02) Macedo, Erika Bezerra Cruz de; Falleiros, Marcos Falchero; ; ; Medeiros Júnior, Antonio Fernandes de; ; Ferreira, Maria Aparecida da Costa Gonçalves; ; Oliveira Neto, Pedro Fernandes de; ; Araújo, Rosanne Bezerra de;A análise da obra Estrela da vida inteira (2008), antologia dos poemas publicados de Manuel Bandeira, sob o crivo de uma hermenêutica de conceitos plurais, confirma o poeta como importante expoente da poesia erótica na literatura brasileira. Investigam-se aqui os aspectos que singularizam a poética erótica do autor, trazendo à cena interpretativa vozes culturais que influenciaram sua lírica amorosa, bem como concepções sobre as relações entre Eros e memória, desejo, finitude, transgressão, linguagem e poesia. Polimorfo, Eros esteve e está presente nos mais vários discursos socioculturais e comparece na poesia deste bardo brasileiro de maneira singular e múltipla, tão paradoxal quanto o mito que o originou. Desde o mito, sua concepção envolve um saber peculiar. Portanto, ao percurso em cena também foram trazidas vozes teóricas nas quais ecoam uma compreensão do erotismo como uma modalidade do conhecimento humano, de modo a instigar não apenas a crítica literária, mas também a busca e reflexão por quais saberes e concepções culturais se expressam na poética erótica de Manuel Bandeira.