Navegando por Autor "Macedo, Helton Rubiano de"
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TCC A segurança da informação no processo de submissão e avaliação de proposta de publicação à editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Patrícia Feitosa de; Cunha, Jacqueline de Araújo; Macedo, Helton Rubiano de; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deApresenta o conceito de segurança da informação já que a informação tem sido cada vez mais produzida e acessada, especialmente com o avanço das tecnologias e o uso exacerbado das redes sociais na sociedade atual Relata um breve histórico da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN, bem como seu processo de editoração. Objetiva verificar as fragilidades relacionadas à segurança da informação no processo de submissão e avaliação; verificar se há uma política de segurança da informação na EDUFRN e identificar características do comportamento dos avaliadores no processo de recebimento dos documentos para avaliação e suas habilidades em relação à temática em questão. Utiliza como metodologia pesquisa bibliográfica para construção do embasamento teórico, bem como foram empreendidas entrevistas com um responsável pela secretaria da Editora e com os atores envolvidos no processo de avaliação dos documentos submetidos ao processo de publicação, escolhido um de cada centro acadêmico de forma aleatória. Conclui, após a análise dos dados, que existe vulnerabilidade em relação à segurança da informação durante o processo de submissão e avaliação das propostas submetidas, não existe uma política de segurança da informação na editora, como resposta viu-se a necessidade de instruir os avaliadores em como manusear e proteger os documentos recebidos e sugere a criação de um manual e de uma política de segurança da informação. Em seguida lista algumas sugestões de boas praticas para serem dadas aos avaliadores.Artigo Afinal, para quê serve um livro na estante?(Ciência da Informação Express, 2023-09) Cunha, Jacqueline Araújo; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; Macedo, Helton Rubiano de; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Este trabalho apresenta um caso de ensino ocorrido em uma Biblioteca Universitária, onde a classificação de um livro como obra de referência acarreta a restrição de empréstimo, levantando questões sobre a interpretação dessa categorização, a acessibilidade aos recursos acadêmicos e o papel das bibliotecas universitárias na promoção do aprendizado. Esse caso de ensino destaca a importância da catalogação como um processo intelectual e também evidencia a necessidade de flexibilidade na aplicação de regras diante de conteúdos complexos, respeitando o objetivo primordial de apoiar a aprendizagem dos alunosDissertação Das estantes para a tela: práticas de leitores de livros impressos e digitais do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Macedo, Helton Rubiano de; Lacerda, Juciano de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; ; http://lattes.cnpq.br/1785916665936503; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; http://lattes.cnpq.br/8529803599502506; Nicolau, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/5260274722922345A cultura do livro impresso perpassa o cotidiano de leitores por mais de cinco séculos e, a partir disso, hábitos e significados sobre a mídia livro estão arraigados sobre a comunidade leitora, numa espécie de contrato de leitura (VERÓN, 2004). Destarte, acreditamos ser possível conjecturar que o surgimento do livro digital venha modificar antigas práticas na relação com o livro impresso e por isso mesmo precisam ser investigadas a fim de compreender esse momento em que surgem produtos reconfigurados. Conscientes disso, definimos que a questão central da nossa pesquisa está baseada em compreender de que modo leitores de livros digitais realizam suas práticas. Nosso objetivo geral é investigar práticas socioculturais de leitores de livros digitais, com o intuito de revelar continuidades e descontinuidades no uso do livro em seus formatos impresso e digital. Para tanto, buscamos 1) propor uma caracterização de uma cultura do livro impresso que seja suporte para um possível mapeamento de marcas de uma cultura do livro digital; e 2) explorar o cenário de produção e oferta do livro digital, especialmente no Brasil, a fim de delineá-lo em suas primeiras configurações. Defendemos, como proposta metodológica, a sistematização de dimensões da cultura do livro impresso denominadas: ritualidade, simbologia, materialidade e forma, as quais auxiliarão a investida sobre o empírico. Nossa proposta está baseada, em diversos pontos, nos pesquisadores da história do livro, inscrita no campo da História Cultural (BURKE, 2008; CHARTIER, 1992, 1994, 2006; DARNTON, 1990, 2006, 2010). Adotamos como técnica de pesquisa a análise de falas, registradas por meio de entrevistas em profundidade, de leitores de livros em formato digital. Antes disso, julgamos pertinente empreender uma pesquisa exploratória baseada na aplicação de questionário online. Nosso recorte inclui leitores de livros digitais do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre as conclusões desta dissertação, é possível apontar que o grupo de leitores investigados está solidamente vinculado a experiências com os livros impressos e que esse enraizamento cultural repercute sobremaneira sobre práticas com livros digitaisLivro Ensaios de editor: pensando livros, projetos e práticas(2016-08-29) Macedo, Helton Rubiano deNeste livro, o autor se propõe a registrar reflexões acerca de suas experiências como editor de publicações da Editora da UFRN. Como o próprio autor reconhece, os temas aqui tratados não se esgotam nas discussões realizadas. Antes, podem servir para engendrar novas discussões. Fica o convite ao leitor para que embarque nesta leitura e “se sinta estimulado a criar, a debater e a repensar conceitos e práticas”.Tese Escritores potiguares: atos éticos em enunciados sobre a criação literária(2018-12-14) Macedo, Helton Rubiano de; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Stafuzza, Grenissa Bonvino; ; Bessa, José Cezinaldo Rocha; ; Paula, Luciane de; ; Archanjo, Renata;Os escritores, enquanto sujeitos sócio-históricos, conformam seu fazer literário a partir de uma relação concreta com o mundo da vida. Para defender essa tese, buscamos analisar enunciados de autores potiguares, em que tratam da sua atividade literária. A construção do corpus deu-se a partir de entrevistas realizadas dentro do projeto de extensão Voz e criação: escritores potiguares e seus processos criativos, cujo objetivo foi o de levar a público os processos de construção de textos de escritores norte-rio-grandenses de variados gêneros literários. Para empreender a análise, tomamos como marco teórico a concepção dialógica de linguagem (BAJTÍN, 1997; BAJTÍN/VOLOSHÍNOV, 1998; BAKHTIN, 1993, 1998, 2008, 2010, 2011a, 2011b, 2013, 2015, 2016a, 2016b, 2017a, 2017b; MEDVIÉDEV, 2016; VOLÓCHINOV, 1995, 2013, 2017). Dentro desse escopo, abordamos conceitos bakhtinianos acerca da linguagem, que envolvem, sobretudo, a concepção de um sujeito sócio-histórico, cuja origem e sustentação está na sua relação ética com o outro. Sob essa perspectiva, ocupamo-nos em: (1) depreender atos éticos nos enunciados dos escritores analisados; (2) discutir os posicionamentos axiológicos assumidos pelos escritores frente a esses atos; e (3) interpretar dialogicamente como esses atos e esses posicionamentos se relacionam com suas práticas de escrita. A investigação possui natureza qualitativa (FLICK, 2009), visto que se apoia em aspectos subjetivos do objeto analisado (enunciados de escritores), e está centrada sob um viés sócio-histórico (FREITAS, 2002). As análises são realizadas por meio de direcionamentos preconizados pelo Círculo de Bakhtin para uma metodologia da pesquisa com a língua(gem). Nesse tipo de investigação, considera-se não apenas o material linguístico, mas também o aspecto extraverbal da palavra, compondo uma “análise sociológica” (VOLOSHÍNOV, 2013). Nessa perspectiva, a linguagem é vista como uma construção baseada no diálogo entre o eu e o outro, entre interlocutores que se retroalimentam, entre vozes que discutem, se repetem, se conjugam, que se constituem, enfim, na interação entre sujeitos. Ao final, avaliamos que é admissível a tese proposta. Em outras palavras, é possível dizer que os escritores analisados se caracterizam como sujeitos ativos, participantes na vida, constituindo, por meio dela, suas posições axiológicas. Essas posições, por seu turno, estão implicadas em todo fazer literário, que, como todo agir humano, é soerguido axiologicamente. Nesse sentido, diversos aspectos do exercício literário, como escolha de temas, métodos de escrita, leitores-espectadores imaginados, formação de linguagens etc. são conformados por atos éticos de sujeitos concretos.Livro A flor da Várzea(Editora da UFRN, 2017-04-10) Macedo, Helton Rubiano deO romance "A flor da várzea", de autoria de Manoel Julião Neto, é oriundo da I Edição do Concurso Literário Américo de Oliveira Costa. A obra conta a história de Tidinha, uma jovem pobre que, após fugir de casa, para escapar dos abusos do pai, é obrigada a se prostituir, inicialmente na cidade de Macau, e depois em Natal, durante a Segunda Guerra Mundial.Livro A rua da Direita(Editora da UFRN, 2017-04-10) Macedo, Helton Rubiano deA rua da direita e outros contos" reúne 16 contos, selecionados na I Edição do Concurso Literário Américo de Oliveira Costa. Os textos que compõem o volume apresentam variedade temática e de estilo, resultando em uma amostra original do conto potiguar contemporâneo.Livro Sangria e outros poemas(Editora da UFRN, 2017-04-10) Macedo, Helton Rubiano deO livro "Sangria e outros poemas", fruto da I Edição do Concurso Literário Américo de Oliveira Costa, reúne 34 poemas de autores potiguares ou aqui radicados. Os textos da coletânea, diversos em suas composições, imagens, metáforas e temáticas, constituem um recorte da expressiva produção poética norte-rio-grandense.