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Navegando por Autor "Macedo, Isabelle Pinheiro"

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    Dissertação
    Acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da criança : uma intervenção integrada entre enfermagem e família
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-17) Macedo, Isabelle Pinheiro; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971Y1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/5273240961159532; Collet, Neusa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795273E3; Timóteo, Rosalba Pessoa de Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760582E9&dataRevisao=null; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    O acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento (CD) da criança é o eixo norteador das ações básicas em saúde voltadas para essa clientela, atuando no âmbito da vigilância à saúde e inferindo positivamente nos índices de morbidade e de mortalidade infantil, que ainda hoje são uma preocupação no mundo e no Brasil. Porém, na maioria das vezes, essa prática é pautada no modelo biomédico de atendimento, individualizado, com ênfase nas queixas e medicalização, favorecendo a passividade dos usuários. Diante dessa problemática, objetivamos desenvolver o acompanhamento do CD da criança em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), através de uma abordagem coletiva de atendimento junto à equipe de saúde, em especial as enfermeiras, e cuidadoras. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como método a pesquisa-ação. Envolveu as quatro enfermeiras e vinte e seis cuidadoras de crianças da área de abrangência da UBSF de Cidade Nova, no município de Natal, no período de fevereiro a julho de 2010. Os dados foram analisados seguindo o direcionamento da análise temática freireana. No diagnóstico situacional da realidade atual de acompanhamento do CD das crianças na referida UBSF, através da observação participante e aplicação de questionário junto as enfermeiras, percebemos que apesar dessas profissionais terem um conhecimento atrelado ao paradigma de promoção à saúde, na prática o acompanhamento da criança é feito através de consultas individuais em sala ambulatorial, pautado nas queixas trazidas pelas cuidadoras, com pouca resolubilidade nas ações empregadas. Vista a necessidade de mudança no modelo de atendimento, decidimos conjuntamente, no grupo focal, pelo acompanhamento coletivo do CD das crianças, apresentando, em seguida, essa proposta à equipe multiprofissional, sendo discutida a participação das categorias profissionais e planejadas coletivamente as ações. Na etapa de implementação da ação coletiva, contemplamos a execução pelas cuidadoras da anamnese e exame físico, registro dos dados na Caderneta de Saúde da Criança e discussão dos achados clínicos, sob supervisão das enfermeiras e facilitadoras. Na avaliação, constatamos que essa estratégia de acompanhamento coletivo permitiu às cuidadoras a aprendizagem de novos conhecimentos, a troca de experiências, o auxílio nos cuidados domiciliários, além de diminuir o tempo de espera pelo atendimento e oportunizar maior tempo de discussão sobre a situação de saúde das crianças, diferenciando-se do atendimento ambulatorial. Como dificuldades, deparamos-nos com o alto índice de faltosos (53,8%), falta de motivação e passividade das usuárias, pouca participação de outros profissionais de saúde e envolvimento das enfermeiras em outras atividades técnicas e burocráticas no momento do atendimento. Assim, constatamos ainda um forte enraizamento do modelo clínico individual no modo de pensar e agir das enfermeiras e das cuidadoras
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