Navegando por Autor "Macedo, Marcelle Alves Borba Negromonte de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Curso autoinstrucional como ferramenta para o ensino da radiologia do sistema musculoesquelético(2018-11-06) Macedo, Marcelle Alves Borba Negromonte de; Vilar, Maria José Pereira; ; ; Medeiros, Elaine Lira; ; Garcia, Vera Lucia;A Radiologia é uma especialidade médica que se desenvolveu enormemente com os avanços tecnológicos das duas últimas décadas, passando a ter um papel central na prática médica moderna. Essas mudanças têm gerado novas demandas para os educadores médicos, limitando o tempo de ensino e dificultando a atualização. A literatura evidencia lacunas na formação médica quanto ao sistema musculoesquelético, especialmente no ensino da semiologia, da mesma forma que aponta deficiências no manejo da Radiologia direcionada a esse sistema. Atualmente, há um uso crescente e um grande potencial para ferramentas eletrônicas voltadas para o ensino na saúde. Tendo em vista que as queixas musculoesqueléticas são muito frequentes na prática clínica, esse trabalho teve por objetivo desenvolver um curso para o ambiente virtual de aprendizagem do SUS - AVASUS, voltado para o ensino mediado por computador, sobre a radiologia básica do sistema musculoesquelético, delineando o passo-a-passo no desenvolvimento do conteúdo pedagógico. O curso foi desenvolvido com o apoio de uma equipe multiprofissional utilizando as seguintes fases: treinamento de conteudista, elaboração do conteúdo, desenvolvimento tecnológico e editorial. O formato do curso é autoinstrucional com 6 unidades, que abordam noções básicas da anatomia, o conhecimento dos principais métodos de imagem utilizados para avaliação do sistema musculoesquelético, a propedêutica radiológica básica, bem como da interpretação radiológica na avaliação das queixas relacionadas às doenças mais prevalentes do sistema musculoesquelético. Com ênfase na Reumatologia, o curso considera situações clínicas como ombro doloroso, dor no joelho, cervicalgia e lombalgia, que são apresentadas na forma de PDFs interativos, vídeos, animações, ilustrações, infográficos e casos clínicos. Cada unidade do curso é seguida por uma atividade de avaliação, composta por casos clínicos, contendo questões de múltipla escolha de correção automatizada, com feedback aos participantes. A disponibilização dessa ferramenta educacional mediada por tecnologia na plataforma AVASUS, permitirá o amplo acesso a estudantes de medicina e médicos, particularmente aqueles inseridos no contexto da atenção básica, contribuindo para a formação generalista.