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Navegando por Autor "Macedo, Sanilde Maria e Silva"

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    Dissertação
    Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-27) Macedo, Sanilde Maria e Silva; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/2205087992233248; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Melo, Nadia Maria Silveira Costa de
    O alheamento familiar acrescido de uma reflexão sobre a utilidade do ensino de Língua Portuguesa para essa geração, nos moldes tradicionais, causa-nos inquietação. Essa falta de suporte às demandas acadêmicas dos filhos tem ocasionado, por vezes, dificuldades quanto à superação de obstáculos na aprendizagem de leitura e escrita durante a primeira fase do ensino fundamental. Isso nos desafiou a buscar mecanismos estratégicos que pudessem atenuar os efeitos da problemática em questão mediante a proposição de uma intervenção. Esta pesquisa objetiva analisar em que medida o desenvolvimento de um Projeto de Letramento pode contribuir na desconstrução do hiato entre família e escola, bem como motivar os alunos, participantes da pesquisa, frente a novas práticas de leitura e de escrita. Especificamente, formulamos como escopo desenvolver ações que favoreçam a parceria entre a família e a escola, bem como promover estratégias de ressignificação do ato de leitura e escrita. Concentramos esforços para que os alunos, em colaboração com a família, pudessem protagonizar e ressignificar a escrita a partir das situações vivenciadas e registradas no Diário de leitura. Tratase de uma investigação do tipo Pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os participantes dessa são os alunos do 5º ano da escola Municipal Bezerra de Meneses, da rede municipal de Teresina/PI. Teoricamente, os aportes utilizados repousam na concepção do Letramento como prática social (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), bem como nos aportes estabelecidos por Oliveira, Tinoco e Santos (2014), no que diz respeito aos Projetos de Letramento. Em referência aos estudos sobre a família e escola, lançamos mão dos postulados de Szymanzki (2003), Fraiman (2019) e Patto (2002). O uso do gênero Diário de Leitura está ancorado nos estudos de Machado (1998), Gunther e Pinheiro (2008) e Remédios (1996). O estudo indica que, apesar das dificuldades cotidianas vividas pelos familiares, um Projeto de Letramento voltado para integração - família e escola – corrobora com as aprendizagens de leitura e escrita e favorece as relações afetivas entre os respectivos envolvidos.
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