Navegando por Autor "Macedo, Valcinete Pepino de"
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Dissertação Política de formação continuada de professores :cenários, diretrizes e práticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-09-29) Macedo, Valcinete Pepino de; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6; ; http://lattes.cnpq.br/3690983100643484; Dias, Ana Maria Iório; ; http://lattes.cnpq.br/7968107654959280; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189Política de Formação Continuada de Professores: cenários, diretrizes e práticas se constitui em um estudo da política de formação continuada de professores materializada pelo governo no contexto atual. Tem por objetivo analisar aspectos da experiência de formação continuada em serviço de professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental desenvolvida no município de Natal por meio do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR) no período de 2002 a 2005. O campo empírico do estudo privilegiou a experiência de formação em serviço desenvolvida pelo GESTAR em uma escola situada na região metropolitana norte do município de Natal. Dentre os procedimentos que materializaram a pesquisa, destacam-se: revisão bibliográfica da literatura que analisa as novas demandas para a educação em face das transformações ocorridas no cenário mundial e de estudos sobre a temática formação continuada de professores; pesquisa documental sobre a política de formação continuada de professores e do programa GESTAR; entrevista semi-estruturada com a Coordenadora Geral do programa GESTAR da rede municipal de ensino de Natal, quatro professores e coordenadora pedagógica da escola pesquisada e observação. O estudo constatou uma avaliação positiva por parte dos professores participantes do programa no município de Natal os quais destacaram que essa estratégia política de formação continuada em serviço possibilitou o estudo de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática associado a uma nova forma de como trabalhá-los em sala de aula, compreensão de determinados conteúdos que antes tinham dificuldades, entendimento de que as atividades realizadas devem ter significado para o aluno, favorecendo a compreensão dos conceitos estudados. Dentre alguns limites evidenciados, destacam-se: ausência de leitura do material por parte dos professores, dificuldade dos docentes em conciliar as atividades diárias com os estudos individuais a distância, não realização de um acompanhamento sistemático da prática pedagógica dos professores, utilização da prova como único instrumento de avaliação dos professores e dificuldade dos professores em dar continuidade à proposta pedagógica do GESTAR após o término desse programaTese Trabalho e formação docente na rede municipal de ensino de natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-30) Macedo, Valcinete Pepino de; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6; ; http://lattes.cnpq.br/3690983100643484; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; Duarte, Adriana Maria Cancella; ; http://lattes.cnpq.br/6155994509574272; Oliveira, João Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/9753142663168623O estudo Trabalho e formação docente na rede municipal de ensino de Natal teve por objetivo analisar a formação e as condições de trabalho dos docentes na rede municipal de ensino de Natal, situando-as no cenário das políticas públicas delineadas para a Educação Básica (2005-2010). A tese firma-se na perspectiva de que as reformas educacionais implementadas, pelo governo brasileiro, ao buscarem responder às novas demandas contextuais advindas do mundo do trabalho e da globalização, exigindo dos professores níveis, cada vez mais, elevados de qualificação e constante ampliação de suas funções docentes na escola, têm, ao mesmo tempo, se configurado como uma estratégia de intensificação do trabalho docente. O campo empírico do estudo foi constituído por 13 escolas da rede municipal que ofertam o ensino fundamental. Participaram do estudo 417 sujeitos docentes pertencentes à rede municipal de ensino de Natal, duas representantes da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) que atuam na equipe pedagógica e uma representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte. Os procedimentos/instrumentos utilizados na pesquisa foram: revisão bibliográfica, pesquisa documental, questionários, entrevista e registro de informações em diário de campo. O estudo constatou que a maioria dos docentes que atua na rede municipal de ensino ingressou por meio de concurso público, atendendo, assim, à exigência da Lei 9.394/96. Grande parte dos docentes possui a formação inicial exigida para atuar na educação fundamental, mas com limitações porque não vem atendendo às necessidades do sistema de ensino. A SME possui um plano de formação continuada dos docentes compatível com as ideias defendidas na atualidade por pesquisadores dessa temática. Existe, todavia, uma desarticulação entre a proposta do plano e as estratégias de formação, visto que, na prática, têm predominado ações pontuais e repetitivas que não contemplam as necessidades formativas dos docentes, tampouco as demandas do sistema. Embora as condições de trabalho sejam avaliadas, pelos sujeitos docentes, como relativamente boas, observam-se limites com relação à estrutura física das escolas (paredes sujas, com buracos, ventiladores quebrados, carteiras e cadeiras velhas, quadros envelhecidos e manchados, banheiros inadequados, manutenção precária dos computadores, dentre outros). Constatou-se, também, que vêm ocorrendo uma ampliação nas funções dos docentes e uma intensificação de seu trabalho materializado na sobrecarga de atividades realizadas no cotidiano da escola (e fora dela) e nas exigências de participação em atividades que vão além daquelas inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem, como a elaboração do projeto político-pedagógico, participação em colegiados, registro de informações do aluno solicitadas pela SME e a participação em comissões