Navegando por Autor "Machado, Layza Chagas"
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TCC A importância do farmacêutico no acolhimento, orientação e acompanhamento terapêutico da população transexual e travesti(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-27) Machado, Layza Chagas; Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes de; Micali, Idivaldo Antonio; Rebecchi, Ivanise Marina MorettiA terapia de reposição hormonal foi vista como algo fundamental para a saúde mental e o bem-estar de grande parte da população transgênero, mostrando a necessidade do desenvolvimento de ações que promovam o acesso seguro às terapias medicamentosas e o seu monitoramento terapêutico. A farmácia comunitária é um ponto crucial na obtenção de hormônios por esses indivíduos trans, retratando a importância do farmacêutico no acolhimento, orientação e prestação de cuidados em saúde. Contudo, foi evidenciado uma lacuna na formação desse profissional, explicitando dificuldades na compreensão do termo “transgênero”, na forma de abordagem e tratamento adequado a essas pessoas e o baixo conhecimento das terapias medicamentosas utilizadas nesse processo de afirmação de gênero. O investimento na formação do farmacêutico, em sua educação continuada, no reconhecimento do seu papel no atendimento dessa população e a sua inclusão nas equipes multiprofissionais dos ambulatórios especializados para esse grupo populacional, são importantes avanços na melhoria da assistência e na prestação de serviços de forma mais segura e qualificada para a gestão medicamentosa dessas pessoas, minimizando os riscos existentes. O estudo observou que o acesso aos serviços de saúde e a obtenção de acompanhamento terapêutico pela população transgênero enfrentam significativos desafios, incluindo a baixa preparação do farmacêutico para lidar com suas demandas. Este estudo foi conduzido por uma metodologia sistemática, realizando uma revisão de literatura, sendo projetada meticulosamente uma estratégia de busca e estabelecido critérios de inclusão e exclusão de forma clara para a seleção dos artigos e para a extração dos conteúdos a serem utilizados.