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Navegando por Autor "Machado, Michelle Araújo"

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    Dissertação
    Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-18) Machado, Michelle Araújo; Medeiros, Elaine Lira; ; ; Vilar, Maria Jose Pereira; ; Peixoto, Raquel Autran Coelho;
    Introdução: O preceptor possui papel extremamente importante na Residência médica, porque realiza o ensino no treinamento em serviço. Porém, em geral não há experiências de capacitação pedagógica. A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica que ocorre no ambiente de trabalho conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não, onde a grande maioria desses atua de forma intuitiva, reproduzindo sua própria formação, confundindo transmissão de informação com ensino. A formação de preceptores com competência para transmitir conhecimentos de forma eficaz e em curto espaço de tempo tem sido um desafio, especialmente em setores de urgência e emergência. Objetivo: Capacitar preceptores que atuam no setor de urgência da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) com o método preceptoria em um minuto - One Minute Preceptor (OMP) e com isso contribuir para uma melhora na formação do residente, tornando-o um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem. Metodologia: Tratou-se de estudo com delineamento transversal intervencional, de abordagem quantitativa, realizado com preceptores e médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia da MEJC. Três etapas foram realizadas: questionário pré-intervenção com residentes, planejamento e execução de um curso de capacitação pedagógica para os preceptores envolvendo uma aula expositiva dialogada sobre OMP e finalizando com dramatização. Após um mês os residentes responderam outro questionário sobre a aplicação e vantagens do método. Resultados: Na avaliação de ensino dos residentes pré-intervenção, os resultados mostraram que 91,7% concordam que existem divergências quanto a metodologia de ensino entre preceptores. Após a capacitação todos os preceptores concordaram que o método envolve o aluno no processo de tomada de decisão e que aplicariam o método na sua rotina de plantão. Os resultados pós intervenção mostraram que 95,8% concordam que OMP é mais atrativo que os métodos de ensino tradicionais. Houve, para 70,9% dos residentes, uma percepção demelhora da aprendizagem e, além disso, observou-se uma mudança significativa do recebimento de feedback antes e após a implantação do método de 20,8% para 66,7%. Conclusão: O método OMP mostrou-se eficiente no fornecimento de feedback adequado aos residentes no setor de urgência da MEJC
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