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Navegando por Autor "Machado, Roni da Costa"

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    TCC
    O jogo virtual como ferramenta para a aprendizagem: um olhar na corrida de orientação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-02) Machado, Roni da Costa; Tinoco, Elizabeth Jatobá Bezerra; Adja Ferreira de Andrade; Coquerel, Patrick Ramon Stafin
    O presente projeto de pesquisa aborda o uso dos jogos virtuais através da simulação computadorizada, na aprendizagem da modalidade corrida de orientação. Como objetivo geral, definimos analisar a aplicação de um jogo virtual como possibilidade de promoção da aprendizagem na iniciação da corrida de orientação, com alunos de uma escola municipal na cidade de Triunfo Potiguar. Daí a importância de estudos que venham mostrar como é viável aplicar a modalidade no dia a dia, com a utilização de estratégias simples, como um jogo virtual específico da iniciação, na modalidade de orientação. O tipo de pesquisa aplicado neste trabalho foi a pesquisa participante, pois trata-se de uma atividade educativa de investigação e ação social, de acordo com Brandão (1990). A amostra foi constituída por 16 alunos de ambos os sexos, com idade variando entre 10 a 14 anos, atualmente estudantes do 6°, 7° e 8° ano, estudantes da escola municipal Manoel Felinto Filho, pertencente ao munícipio de Triunfo Potiguar-RN. No jogo virtual, 5 participantes tiveram a capacidade de orientar o mapa e adentrar na trilha estreita. Os outros prismas estavam no mesmo segmento de trilha estreita dentro da mata, ficando evidente que apesar de ter dois cruzamentos todos conseguiram manter o mapa orientado e continuar na direção correta. Apesar dos erros na corrida de orientação com mapa, no campo, o resultado foi muito satisfatório, pois, a única informação passada foi que, independente de onde estivesse no terreno, o mapa não deveria mudar de posição, mas sim o participante. Assim, podemos concluir que, com apenas dois exercícios aplicados, o jogo virtual e o educativo no terreno, ficou claro que a iniciação precisa ser com atividades simples, como um mapa no terreno e, através do jogo virtual, é possível os alunos terem uma iniciação a uma nova modalidade, como a corrida de orientação.
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