Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Machiavelli, Josiane Lemos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS
    (EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
    É com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso país
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Programa de educação permanente em saúde da família uma estratégia de cursos mediados por tecnologia para trabalhadores da saúde
    (Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, 2021) Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante; Valença, Cecília Nogueira; Machiavelli, Josiane Lemos
    Introdução:oPrograma de Educação Permanente em Saúde da Família–PEPSUS apresenta três formas de ingressos: especialização, aperfeiçoamento e extensão. Desenvolvido a partir da modalidadea distância,temcomo público-alvo os trabalhadores da saúdee utilizametodologia problematizadora. Objetivo:relataro caminho percorrido para a construção do PEPSUS, incluindo a escrita do projeto pedagógico, definição e preparação dos conteudistas, implementação dos conteúdos no ambiente virtual de aprendizagem(AVA)e oferta dos cursos.Método:trata-se de um relato de experiência, descritivo, crítico e reflexivo, construído a partir percepção das vivências dos profissionais e gestores do PEPSUS, sistematizado em ordem cronológica dos acontecimentos.Resultado:oprograma implementou módulos no formato de extensãono AVASUS, assim como duas turmas de especialização. Ademais, conta com quinzemódulos em fase de finalização para inserção na plataforma.Conclusão:os grandes diferenciais do Programa são: construção de modo colaborativo envolvendo diversas instituições e especialistas; possibilidade de definição dos itinerários formativos; proposta de modelo de Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido de modo integrado aos módulos obrigatórios da especialização provocando um olhar crítico para a realidade avaliando constantemente o processo de trabalho e compreendendo a educação permanente como importante estratégia para a mudança da realidade no Sistema Único de Saúde
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM