Navegando por Autor "Maia, Aline Borba"
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Artigo O conceito de sintoma na psicanálise: uma introdução(2012) Maia, Aline Borba; Medeiros, Cynthia Pereira de; Fontes, Flávio FernandesO conceito de sintoma é fundamental na psicanálise, orienta a sua práxis, demarca seus limites terapêuticos e se tornou objeto de interesse a outros campos, como a educação. Apresentamos a evolução deste conceito nas obras de Freud e Lacan, oferecendo ao leitor um guia na trajetória desses autores e convidando- o a construir o seu próprio percurso. Miller (1987), Ocariz (2003) e Conde (2008) apresentaram o caminho para a leitura dos originais revelando que, ao longo da obra de Freud, o sintoma aparece como expressão de um conflito psíquico; mensagem do inconsciente e satisfação pulsional. Já Lacan, lendo Freud, apresenta o sintoma como mensagem; gozo e invenção.Artigo Periódicos de psicanálise avaliados pela CAPES em 2009: um esforço inicial para mapear o campo(2010) Fontes, Flávio Fernandes; Maia, Aline Borba; Oliveira, Aline Francisca; Bulik, Karin Juliane Duvoisin; Medeiros, Cynthia Pereira deA partir da lista de periódicos avaliada pela CAPES em 2009, realiza-se uma seleção de todos aqueles que publicam predominantemente artigos psicanalíticos com o objetivo de oferecer uma fonte prática de consulta e orientação para pesquisadores na área da psicanálise. Em seguida esses são analisados quanto ao seu estrato (A1, A2, B1, etc.), distribuição geográfica e presença na internet. Aqueles que possuem site são examinados nos itens: divulgação de normas para publicação, forma de recebimento dos artigos e disponibilização dos textos. Conclui-se que: muitos periódicos ainda se encontram fora de qualquer indexação a bases de dados; existe uma altíssima concentração dos periódicos brasileiros de psicanálise na região sudeste; o potencial de divulgação da internet ainda não é suficientemente aproveitado.Artigo Retomando o conceito de conflito psíquico a partir da sua origem na clínica freudiana da histeria: o caso Dora revisitado(2009) Fontes, Flávio Fernandes; Medeiros, Cynthia Pereira de; Holanda, Suely Alencar Rocha de; Maia, Aline Borba; Sales, André Luis Leite de FigueiredoPartindo de uma revisão cuidadosa dos textos freudianos, busca-se evidenciar como a idéia de conflito psíquico surge a partir da clínica da histeria, ressaltando o caráter de novidade da experiência analítica. Em seguida abordamos a definição de conflito psíquico na teoria psicanalítica, o seu papel na origem dos sintomas neuróticos, sua importância no trabalho terapêutico e sua relação com o fim de uma análise. O caso Dora é discutido, e é feita uma análise detalhada de como o conflito se encontra presente em sua história, nas suas relações interpessoais e na sua dinâmica psíquica. Na conclusão é enfatizada a atualidade desse estudo dos fundamentos do conceito de conflito psíquico para a formação dos analistas contemporâneos.Dissertação O sintoma na psicanálise e na psicopedagogia: do que se trata?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-04) Maia, Aline Borba; Medeiros, Cynthia Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779809E6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/5767708979135763; Vorcaro, ângela Maria Resende; ; http://lattes.cnpq.br/8320150760770693; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033Esse trabalho visa discutir a concepção de sintoma na psicopedagogia e na psicanálise, extraindo as conseqüências para a direção do tratamento em cada um desses campos. Problemas de aprendizagem tem sido o nome dado por diversas áreas do conhecimento ao que, na escola, não coincide com o esperado. Para tratar desses problemas vários profissionais são convocados. Diante dessa demanda surge um novo campo de saber: a psicopedagogia. No Brasil, se estabelece como campo de trabalho e pesquisa a partir das contribuições da psicopedagoga argentina Alicia Fernández. Esta autora, respaldada pelos trabalhos da filósofa e educadora francesa Sara Paín, toma a concepção freudo-lacaniana de sintoma como um conceito fundamental para ler os chamados problemas de aprendizagem . Diante disso cabe questionar se a concepção de sintoma de Fernández é realmente a mesma da psicanálise. Trata-se do mesmo? Se sim, como justificar campos diferentes? Se não, quais as conseqüências para a direção do tratamento em cada um desses campos? Para tanto realizamos um estudo teórico das obras de Alicia Fernandéz e Sara Paín, buscando esclarecer o conceito de sintoma na psicopedagogia. Para discutir como o conceito psicanalítico de sintoma foi tomado pelas duas autoras, recorremos aos textos de Freud, Lacan e comentadores nos quais esse tema é discutido de modo privilegiado. Os resultados encontrados evidenciam que Paín e Fernández buscam a psicanálise como uma teoria a ser somada com outras para a solução dos problemas de aprendizagem. Utilizando o conceito de sintoma como retorno do recalcado e como indicador de um sentido a ser encontrado na história do sujeito se aproximam da psicanálise, no entanto, na psicopedagogia outros campos de saber e técnicas são tomadas como referência e estas são, por vezes, incompatíveis com o conceito de sintoma apresentado. A utilização de testes psicológicos visando o diagnóstico, o lugar que o terapeuta se coloca visando estabelecer uma transferência sem o suposto saber do paciente e as propostas de tratamento que são indicadas apontam para uma direção do tratamento diferente da ética da psicanálise