Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Maia, Ana Vitória"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Alfabetizar e letrar nos anos iniciais do ensino fundamental: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Maia, Ana Vitória; Silva, Francielly Coelho da; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062
    Neste relato, discute-se uma experiência de alfabetização e letramento que ocorreu em uma escola pública do município de Rafael Fernandes, no estado do Rio Grande do Norte. O experimento foi realizado entre 2022 e 2023 com grupos de estudantes do 1º e 2º anos dos anos iniciais do ensino fundamental, através do programa Tempo de Aprender. As turmas eram formadas por até 15 estudantes. As metodologias de ensino foram desenvolvidas com base nas pesquisas de Magda Soares acerca da alfabetização e letramento, bem como de outros autores que abordam a diversidade linguística no ambiente escolar. A finalidade deste estudo é descrever a prática realizada no programa Tempo de Aprender e como as pesquisas sobre alfabetização e letramento, além da variação linguística, auxiliam na alfabetização dos estudantes. A abordagem adotada se fundamentou na implementação de práticas pedagógicas fundamentadas nos conceitos teóricos de Magda Soares, no que diz respeito ao reconhecimento das letras, da consciência fonológica e das habilidades de leitura. Também se fundamentou nos estudos de Raquel Freitag ao considerar, no processo de alfabetização, a variação linguística e ritmos de aprendizado dos estudantes. A vivência demonstrou que a implementação de práticas pedagógicas baseadas em pesquisas teóricas resultam em progressos no processo de alfabetização e letramento. Ademais, o envolvimento no projeto Tempo de Aprender destacou a relevância de programas de formação continuada para docentes e do suporte dos assistentes educacionais no processo de ensino e de aprendizagem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM