Navegando por Autor "Maia, Francisco Jadson Silva"
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Tese Eco Praça, um bolsão estético na cidade: ensaios sobre subjetividade e política(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-18) Maia, Francisco Jadson Silva; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; ; http://lattes.cnpq.br/0792093393169076; França, Fagner Torres de; ; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; ; Muneiro, Lilian Carla; ; Cardoso, Ana Tázia Patrício de Melo; ; Cunha, Carlos Henrique Pessoa;O movimento-projeto cultural Eco Praça surgiu em Natal-RN em 2013, ano marcado por protestos de rua no Brasil. Em mais de sete anos de edições, o Eco Praça se estabelece como um acontecimento político através de sua iniciativa de ocupação do espaço público com atividades ecológicas, artísticas, educacionais e microeconômicas. É a partir dele que passa a ser possível uma nova subjetividade urbana, de cunho coletivo e ético, na capital potiguar. Por um lado, o presente estudo, em forma de ensaios, compreende os instantes em que surgem novos modos de existência a partir de seu bolsão estético e, por outro, a tensão deles diante da atual política de controle do sensível, responsável por fixar figuras subjetivas capitalísticas na cidade. Assim, a permanência das pessoas na praça depende mais das intensidades puras e dos afetos do que do nível do discurso ou da cognição. Com efeito, a partir do caminho aberto por Guattari, solo ou em colaboração com Deleuze, quanto à heterogênese da produção de subjetividade e o paradigma ético-estético, elabora-se as considerações sobre a relação contínua entre subjetividade, política e cidade. Essas mesmas preocupações, a cerca das políticas de subjetivação contemporâneas, encontram reverberação nos estudos de Sennett, Rolnik, Lapoujade e Lazzarato.TCC O fã e seu ídolo: um estudo de caso sobre Taylor Swift(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Ribeiro, Thauan Ivison Patrício; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; 0000-0002-4434-0205; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; 0009-0005-0035-2385; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=5BB36683BD8AD7D35FB9EB34C5AEBE73#; Araújo, Douglas; 0000-0003-1004-7059; http://lattes.cnpq.br/7540457939728581; Maia, Francisco Jadson Silva; 0000-0003-0148-3975; http://lattes.cnpq.br/0792093393169076Este artigo explora a complexa e multifacetada relação entre fãs e artistas, utilizando como estudo de caso a The Eras Tour de Taylor Swift no Brasil e o trágico falecimento da fã Ana Clara Benevides durante um show no Rio de Janeiro. O trabalho investiga as dinâmicas emocionais e sociais dessa interação. A metodologia adotada é o estudo de caso, com observações e descrição dos fatos ocorridos. A fundamentação teórica é baseada nas obras de Edgar Morin, Elias Canetti e Chris Rojek, que oferecem perspectivas sobre a relação simbiótica entre celebridades e fãs, a dinâmica das massas e o fenômeno da celebridade. O artigo discute a trajetória de Taylor Swift e como a The Eras Tour reflete a intensa conexão entre a artista e seus seguidores. Analisa-se o incidente de Ana Clara, suas repercussões e as implicações para a segurança em eventos de grande porte, propondo medidas preventivas para evitar tragédias semelhantes. A relevância deste estudo reside na necessidade de compreender melhor a dinâmica entre fãs e artistas no contexto contemporâneo e as responsabilidades na organização de eventos de massa, oferecendo insights para a indústria do entretenimento, acadêmicos e o público em geral.Dissertação Mídia à luz do desejo: cartografias dos processos da mídia livre contemporânea brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-04) Maia, Francisco Jadson Silva; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; http://lattes.cnpq.br/8529803599502506; ; http://lattes.cnpq.br/0792093393169076; Antoun, Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/2895734067067136; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Takeuti, Norma Missae; ; http://lattes.cnpq.br/9696754276620458Neste trabalho busca-se compreender as especificidades da comunicação em rede e a lógica de articulação das insurgências sociais no contemporâneo inferidas a partir do rizoma, conceito cunhado por Félix Guattari e Gilles Deleuze, e da multidão como pregam Michael Hardt e Antonio Negri. Para tanto, levanta-se os processos e as práticas dos corpos políticos, chegando a linhas e estratégias comuns de operação. Salvo as especificidades, é possível traçar uma comunicação contínua e rizomática que percorre tanto os corpos inscritos na democracia institucionalizada, como o movimento-partido espanhol Podemos e a coalização grega Syriza, quanto os coletivos autônomos, como o Movimento Passe Livre, que luta pelo transporte público universal, gratuito e de qualidade, e as iniciativas de mídia livre Mídia NINJA e Catarina Santos, dispostas a compreender os movimentos sociais. O aditivo constituinte deste modelo de comunicação em rede parece ser o desejo de radicalização da democracia, no viés de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, como uma luta estratégica e comum. Com efeito, falando especificamente da mídia livre, são construídos a partir daqui processos que se efetivam na compreensão do agenciamento dos corpos como pertinente à ação política em direção ao projeto de democracia radical, como na utilização de softwares livres, o agenciamento comunicador-manifestante, a performance, a vivência coletiva.Tese O pornô como representação pública da sexualidade conectada: um estudo sobre práticas autopornográficas no Twitter(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Silva, Allyson Darlan Moreira da; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; http://lattes.cnpq.br/0832574152753929; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Klein, Eloisa Joseane da Cunha; França, Fagner Torres de; Maia, Francisco Jadson SilvaEsta pesquisa teve como objetivo investigar, por meio de incursões netnográficas (Kozinets, 2010), como a pornocultura (ATTIMONELLI & VICENZO, 2017) se constitui e é constituída na prática autopornográfica em redes sociais digitais, tomando como objetos empíricos de análise comunidades no Twitter. Nossos objetivos específicos são descrever as dinâmicas de interação e as relações estabelecidas nessas comunidades virtuais; analisar as práticas de corporificação e performance representadas nas produções autopornográficas no Twitter, de modo a compreendermos que tipo de discursividade é produzida em torno do corpo, do desejo e das práticas sexuais pelos atores sociais dessas comunidades; descrever as atitudes expressas por esses atores no que se refere ao consumo pornográfico, identificando seus padrões, contingências e as relações estabelecidas com as plataformas de mediação monetizadas das práticas autopornográficas; por fim, identificar modalidades de captura das práticas autopornográficas pelo mercado do sexo, bem como a operacionalidade da vigilância algorítmica exercida pelo Twitter e outros sites e dispositivos digitais de comunicação sobre as comunidades estudadas. A pornocultura e a midiatização da sexualidade, em contexto econômico farmacopornográfico e psicopolítico (HAN, 2018), reconfiguraram a forma como nos relacionamos sexualmente, abrindo possibilidades inúmeras de potencialização da experiência sexual, seja pela conexão comunitária, uso de inteligência coletiva para ocupação dos espaços urbanos, virtualização do corpo ou mesmo pelas novas possibilidades de realização do autoprazer. Ao mesmo tempo, estabeleceram novas fronteiras entre público e privado, reforçaram velhos estereótipos sexuais e de gênero e promoveram novas modalidades de captura da subjetividade sexual pelo consumo.TCC A semiótica das eleições 2022: fake news e a sua disseminação pelo Telegram(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Lima, Grace Ketly Barbosa da Silva; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; https://lattes.cnpq.br/6711440028016330; Lopes Junior, Oriavaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Maia, Francisco Jadson SilvaA rápida propagação de notícias falsas, especialmente através das redes sociais, tornou-se um problema emergente com implicações mundiais. Embora a disseminação de informações falsas não seja um fenômeno recente, o advento das plataformas digitais ampliou o seu impacto. Este artigo investiga a questão das notícias falsas, suas influências nas eleições de 2022 concentrando-se no seu papel em campanhas políticas como as eleições eleitorais recentes no país. A pesquisa explora a disseminação de notícias falsas pelas lentes do Telegram, enfatizando sua influência na disseminação de ideologias de extrema direita. Esta escolha justifica-se pelo papel único do Telegram como repositório de conteúdo que alimenta outras redes sociais, tornando-o uma ferramenta estratégica em campanhas eleitorais. Dentro dessa ótica, também trazemos os principais símbolos do período eleitoral de 2022, os signos são importantes ferramentas para formação de narrativa dentro do período eleitoral, e dado uma atenção especial a ascensão das Fake News como fenômeno de manipulação e influência na decisão de seus eleitores.TCC Trabalho Imaterial: Fronteiras de Classe na Era Contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Horácio, João Vitor Marinho; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Martins, Daniel Costa; Maia, Francisco Jadson SilvaEsta monografia investiga a fronteira de classes sociais na contemporaneidade, destacando o papel do trabalho imaterial como elemento hegemônico na configuração dessas fronteiras. O trabalho imaterial, caracterizado pela produção de conhecimento, informações, comunicações e afetos, tem se tornado central na economia global, desafiando as tradições industriais e materiais do trabalho. A pesquisa explora como o trabalho imaterial contribui para a formação de novas classes sociais e para a redefinição de antigas. Para a elaboração da metodologia, utilizou-se o ensaio como principal meio, permitindo um aprofundamento reflexivo baseado em autores como Antonio Negri e Michael Hardt, que discutem a transição do trabalho material para o imaterial e suas implicações sociopolíticas. A análise concentra-se em três aspectos principais: economia do conhecimento e a nova classe criativa; precarização e fragmentação do trabalho; e os impactos socioculturais. Conclui-se que o trabalho imaterial não apenas redefine as fronteiras de classe, mas também impõe novos desafios e oportunidades para a mobilidade social. A hegemonia do trabalho imaterial cria um cenário em que a habilidade de produzir e manipular informações se torna crucial para o posicionamento social, reforçando, simultaneamente, desigualdades existentes e criando novas dinâmicas de poder e privilégio.Tese A trajetória oculta do meme: ensaio sobre o contágio no mundo digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-24) Silva, Patrícia Rilliane Gomes da; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; http://lattes.cnpq.br/4369219617878799; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; Lemos, Daniel Dantas; http://lattes.cnpq.br/2776869268430888; Maia, Francisco Jadson Silva; Segata, JeanO objetivo desta tese é contribuir com a construção de uma antropologia dos modernos, ou seja, com o estudo do sistema de valores das sociedades ocidentais. Esse estudo foi proposto por Bruno Latour (2019), a fim de realizar uma pesquisa coletiva acerca dos modos de existência, mediadores da realidade, a partir da Teoria Ator-Rede, segundo a qual, o social deve ser explicado por meio de associações específicas que compõem o ato de conversar; trata-se de condições elementares que, antes de se agregarem na composição do discurso, precedem todas as definições de instituições, de sujeito ou de grupo. Sob tal enfoque, estudou-se o modo de existência do Meme, bem como ele se insere nessas associações. Foi realizado um retorno às condições elementares do discurso e uma fragmentação no que esta tese chama de falar memeticamente: descreveu-se que essa fala se articula para mediar o contágio à distância entre pessoas fisicamente distantes (hiato); flexibilizando scripts por meio da resolução antecipada de conflitos (trajetória); e objetivando-se quando oferece uma via de crenças e desejos a ser imitada (condição de felicidade); sendo um micro processo ritualizado com cultos aos deuses fe(i)tiches modernos denominados de curtidas, comentários favoráveis e reposts (seres do Meme); resultando no aumento da quantidade social (alteração na realidade). Dessa forma, esta tese afirma que o Meme é uma Rede do tipo homogênea, cuja fruição, necessariamente em associação com outras Redes do mesmo tipo, culmina no contágio, na coesão psíquica de um grupo, uma situação ou um acontecimento social.