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Navegando por Autor "Maia, Kadma Lanubia da Silva"

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    Tese
    O Professor Bacharel iniciante no Ensino Superior: experiências de egressos do mestrado em Administração da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-21) Maia, Kadma Lanubia da Silva; Silva, Rosalia de Fatima e; ; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Lira, Andre Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Andrade, Erika dos Reis Gusmao; ; Araújo, Hilda Mara Lopes; ; Pinheiro, Rosa Aparecida;
    Esta pesquisa objetivou compreender os sentidos atribuídos por professores bacharéis iniciantes no ensino superior às experiências formativas para o seu fazer docente e analisar as contribuições da formação (potenciais de bloqueios e potenciais de mudanças) na prática docente de professores bacharéis iniciantes no ensino superior. Partimos da seguinte questão: que experiências formativas do professor bacharel contribuem para a sua prática docente iniciante no ensino superior? Pressupomos que ser um professor bacharel iniciante no ensino superior se faz em um processo de contribuições díspares, em um conjunto complexo de experiências formativas. Tomamos como unidade de referência as falas de 13 professores bacharéis iniciantes no ensino superior, egressos do Mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar os objetivos da investigação, adotamos a metodologia da entrevista compreensiva, que tem como fundamento a análise compreensiva das falas. Elegemos como princípios teórico-metodológicos a multirreferencialidade, o sentido social e a configuração de interdependência. Os resultados revelaram um processo amplo de formação instituído nas relações sociais estabelecidas pelos professores bacharéis em suas pertenças. Os sentidos encontram-se nas valorações que dão à formação na prática. As contribuiçoes das experiências formativas materializam-se no fazer docente, envolvendo: a) bloqueios como desvalorização docente, imagem do professor jovem e relações institucionais autoritárias nas IES públicas e privadas; b) mudanças como o reconhecimento da docência, status, relações institucionais mobilizadoras e desejos pessoais; e c) estratégias ligadas aos processos dilemáticos que envolvem a solidão do aluno versus mobilização da autonomia e gestão do tempo versus novas aprendizagens.
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    Dissertação
    Trabalho e família: um estudo da interação de papéis com secretários executivos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-28) Maia, Kadma Lanubia da Silva; Alloufa, Jomária Mata de Lima; Oliveira, Patricia Whebber Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/1136821214776632; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/6478968632447480; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Silva, Anielson Barbosa da;
    O equilibrio entre as demandas de duas esferas importantes da vida humana, o trabalho e a família, tornou-se um desafio em decorrencia das pressões do contemporâneo que vem ampliando as dificuldades em torno da conciliação entre esses dois comínios. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou compreender a interação trabalho-família na percepção de secretários executivos. A abordagem de análise utilizada foi a pesquisa qualitativa, por preocupar-se com uma realidade que não pode ser quantificada devido à subjetividade do seu objetivo. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada, aplicada a vinte secretários executivos, servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para a compreensão e interpretação dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados das análises identificaram a existencia tanto de conflito quanto de enriquecimento nessa interação. O tempo foi identificado como o maior gerador de conflito do trabalho. A sobrecarga, o relacionamento e o estresse emergiram como elementos de conflito comuns aos dois domínios. Como principais implicações dos conflitos de trabalho, foram revelados: problamas de saúde para os secretários e estresse. Como principais implicações dos conflitos da família, emergiram: desmotivação para o trabalho, queda no rendimento e falta de concentração. A tentativa de equilíbrio foi identificada como a estratégia mais utilizada pelos secretários para minimizar o conflito trabalho-família. O enriquecimento trabalho-família foi entendido como recursos que contribuem para a melhoria da vida do secretário em ambos os domínios. A oportunidade de agregar conhecimentos foi destacada como elemento enriquecedor do trabalho e os valores da família como elementos enriquecedor da família. O apoio e a experiencia emergiram como elementos de enriquecimento comuns aos dois domínios. Quanto às implicações do enriquecimento resultante da interação trabalho-família, as mais percebidas pelos entrevistados foram: aumento de conhecimento e habilidades, benefícios materiais e psicológicos, melhoria da qualidade de vida e realização pessoal e profissional. A partir da percepção dos secretários executivos, família e trabalho são esferas da vida humana essenciais e complementares, que se ajudam e se contraríam, contudo, o primordial nessa relação é o gerenciamento dos conflitos, ou seja, a maneira como o indivíduo encara e administra o lado negativo da relação trabalho-família
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