Navegando por Autor "Maia, Maria Aniolly Queiroz"
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Artigo Arquitetura da informação e usabilidade: análise do processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico eletrônico bibliocanto da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Santa Rosa, José Guilherme; Pinho, Andre Luis Santos de; Carvalho, Caio Vitoriano de Nunes e; Gusmão, Eduardo Henrique Olímpio de; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Fonseca Júnior, José Nivaldo; 0000-0003-4485-1774Este trabalho discorre sobre o processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico BiblioCanto, no Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa com grupo de bibliotecários da UFRN envolveu análise contextual e entrevista em que foram avaliadas a arquitetura da informação e a usabilidade do periódico. Com os dados, foi possível identificar diversas falhas de design nos formulários de cadastro de autor e submissão de artigo neste Periódico. Com base nas informações obtidas, foram propostas melhorias, refinando o design e a arquitetura da informação do periódico.TCC As infovias do open acess na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Vila, Monise Danielly Pessoa; Cunha, Jacqueline de Araújo; Vitullo, Nádia Aurora Vanti; Maia, Maria Aniolly QueirozAnalisa as infovias do movimento Open Access no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aborda os temas gerais ligados aos Repositórios Digitais como Comunicação Científica e Open Access, descrevendo seus históricos, definições e tipologias. Estuda os conceitos de Repositórios Digitais trazido por autores especialistas da área. Investiga os aspectos da gestão de Repositórios Digitais, os quais são de ordem política de propriedade intelectual, gerencial, tecnológica, econômica, de visibilidade, política de documentos normativos, ético-moral e científica. Objetiva conhecer o movimento Open Access e suas infovias de acesso livre no âmbito da UFRN. Utiliza como metodologia pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa segue a linha do método indutivo e monográfico, constituindo-se um estudo de caso. Considera que a UFRN, a partir dos repositórios digitais, contribui com a promoção e consolidação da ideologia do livre acesso às publicações científicas, tornando a democratização do conhecimento uma realidade tangível e cooperando com o desenvolvimento científico e tecnológico do país.Apresentado em Evento O bibliotecário como mediador no processo de transferência da informação para pessoas com deficiência visual(2011-08-07) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Maia, Samya Maria Queiroz; Dantas, Thiago Rodrigues; Freitas Neta, Antônia deTCC Competências da pessoa bibliotecária na editoração de periódicos científicos no contexto da ciência aberta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Oliveira, Taliane de Assis; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; https://orcid.org/0000-0003-2266-8573; https://lattes.cnpq.br/5125339091877806; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Maia, Maria Aniolly Queiroz; https://orcid.org/0000-0003-4485-1774; http://lattes.cnpq.br/4060016033565089Diante do cenário vigente de inequidade no acesso à informação científica e nas capacidades de produção e comunicação da ciência, a discussão em torno da democratização do conhecimento já vem sendo pontuada, há alguns anos, por cientistas, editores e bibliotecários, dando lugar a movimentos em prol do acesso aberto à informação científica e, mais recentemente, em prol da ciência aberta. As práticas da ciência aberta podem e devem estar inseridas nos periódicos científicos, com o fito de possibilitar o acesso gratuito aos dados e resultados de pesquisas, a agilidade e a transparência no processo editorial e a cooperação entre pesquisadores e cidadãos no fazer ciência, exigindo assim dos bibliotecários atuantes nos periódicos científicos a constante atualização de seus conhecimentos profissionais para acompanhar a evolução científica. Baseado nisso, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que formas o novo ecossistema da ciência aberta coloca novos desafios e competências para bibliotecárias e bibliotecários que atuam em periódicos científicos. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, que utiliza como métodos a revisão bibliográfica sobre a temática, além de levantamento de dados por meio de entrevistas não presenciais com sete editores de periódicos científicos. Após a revisão bibliográfica e a análise qualitativa dos dados coletados, foram identificadas competências técnicas, intelectuais, conceituais e cognitivas, interpessoais, organizacionais, competências-chave, competências de formulação e disseminação de produtos informacionais automatizados e competências do fluxo informacional, além de competências de gerenciamento de dados, métricas alternativas, integridade da pesquisa, publicação acadêmica e ciência cidadã. Conclui, evidenciando, que a ciência aberta demanda transformações nas competências profissionais dos bibliotecários, visto que entre os principais desafios se encontram a avaliação aberta, a aplicação de taxas de processamento de artigos (APC), os dados abertos, os preprints e as métricas alternativas, constatando que sempre é necessária a aprendizagem contínua dos editores com o propósito de acompanhar as transformações decorrentes da área científica.Artigo Estratégias para a inclusão de novos projetos editoriais no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN por meio de sua incubadora: relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Vitullo, Nádia Aurora Vanti; Vila, Monise Danielly Pessoa; Cunha, Jacqueline de Araújo; Cunha, Caio César Delfino; 0000-0003-4485-1774Trata de comunicação científica, apresentando resultados preliminares da pesquisa desenvolvida pelo projeto Estratégias para a inclusão de novos projetos editoriais no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN por meio de sua incubadora. Objetiva mapear a intenção do desenvolvimento de projetos editoriais no âmbito da UFRN a serem inseridos no PPE. Apresenta dados obtidos por meio de questionário, aplicado através de formulário eletrônico. Indica que 36% frente às respostas obtidas desejam dar início a um periódico científico. Delineia ações que serão executadas a partir dos resultados obtidosArtigo Estudo propositivo de modelo para melhoria da qualidade em depósitos de memória técnica em Biblioteca Digital implementada em DSpace(Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2023) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Coneglian, Caio Saraiva; Shintaku, Milton; https://orcid.org/0000-0003-4485-1774Uma das formas de disseminação de memória técnica se dá por meio das Bibliotecas Digitais e dos Repositórios Digitais. Esses ambientes de informação podem ser desenvolvidos e customizados a partir de variados softwares. No Brasil, o DSpace é um dos principais sistemas utilizados na criação de Bibliotecas Digitais e Repositórios Institucionais, oportunizando assim a representação, disseminação, acesso e uso das informações disponibilizadas a partir dessas ferramentas. Diante de tal relevância, as informações disponíveis nesses ambientes de informação necessitam ser de qualidade, com vistas a garantir inúmeras contribuições para as organizações, assim como para seus usuários. Objetivo: Considerando a necessidade de garantir a qualidade das informações disponíveis em Bibliotecas Digitais, este estudo tem como objetivo propor um modelo para fomentar a melhoria da qualidade dos depósitos de memória técnica em Bibliotecas Digitais implementados a partir do DSpace. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, que faz uso da técnica de levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais e internacionais. Resultados: Com base no levantamento bibliográfico foi possível a proposição do modelo de avaliação da qualidade dos depósitos em Bibliotecas Digitais desenvolvidas a partir do DSpace, apresentando assim contribuições para melhoria da qualidade da informação disponível nesses ambientes tão relevantes para a disseminação do conhecimento. Conclusão: O modelo proposto permitirá aos interessados avaliar a qualidade dos depósitos realizados em Bibliotecas Digitais, especialmente as criadas por meio do software DSpaceArtigo Ferramenta de suporte ao projeto de capas de livros a partir de princípios da ergonomia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Andruchak, Marcos Alberto; Pinho, André Luis Santos de; Rosa, José Guilherme Santa; 0000-0003-4485-1774O objetivo do trabalho foi o de construir um instrumento de suporte ao projeto de capas de livros. Buscou-se conhecer como os componentes linguísticos estão ordenados e combinados entre si, e se a relação entre eles proporciona facilidade de leitura e interpretação, comunicando informações inerentes à literatura. A ferramenta foi concebida a partir de diretrizes e conceitos do design da informação e da linguagem gráfica e visual, consolidados em 32 critérios. Para o processo de teste e validação foram avaliadas capas de livros presentes na ementa da componente curricular Ergonomia Informacional do programa de pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados preliminares apontam que os critérios ‘tamanho’, ‘variação de gênero’ e ‘tipos’ são sempre observados, enquanto os critérios da categoria ‘semântica do texto e imagem’ raramente o são. O instrumento poderá ser utilizado como suporte no projeto de novas interfaces de livrosLivro Guia de boas práticas na produção de conteúdos para o Portal de Notícias do Sistema Nacional de Juventude(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Coneglian, Caio Saraiva; Teixeira, Mariana Lozzi; Oliveira, Frederico; Shintaku, Milton; 0000-0003-4485-1774O presente guia apresenta um conjunto de boas práticas voltadas à criação de conteúdos para o Portal de Notícias do Sinajuve, fruto de estudos realizados no processo de avaliação do sistema. Apresenta orientações decorrentes do levantamento de critérios de avaliação de sistemas de informação, que impactam na qualidade da informação, entre outros pontos, visando melhorar a construção de postagensTCC Metadado e indexação: o caso da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Medeiros, Rildeci; Medeiros, Rildeci; Carvalho, Renata Passos Filgueira; Carvalho, Luciana Moreira deAnalisa o processo de utilização dos metadados e indexação, de teses e dissertações, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), como parte da Biblioteca Digital deTeses e Dissertações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Isto se deu em função de serem instrumentos relevantes para o processo de recuperação informacional, por parte do usuário final. Nessa perspectiva, a problemática que desencadeou o desenvolvimento desse estudo, reportou-se ao tratamento e organização dos documentos catalogados em Repositórios Digitais (RDs), em especial, nessa biblioteca. O objetivo geral dessa pesquisa foi demonstrar a relevância da indexação e utilização dos metadados, com vistas a garantir uma melhor recuperação das informações disponibilizadas pelos RDs. Os específicos foram os seguintes: analisar os metadados como ferramenta de organização e padronização informacional; identificar se os descritores do corpus documental do PPGO, utilizados pelos autores, ao serem catalogados na BDTD viabilizam o acesso ao material correspondente; comparar os descritores catalogados na BDTD, com os recomendados pelo tesauro da área de saúde, ou seja, o DeCS. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com análise descritiva para o processo de representação dos assuntos das teses e dissertações desse programa de pósgraduação, tanto no que concerne aos descritores utilizados como termos escolhidos pelo autor, quanto pelos sugeridos pelo vocabulário DeCS. Dentre os seus resultados destacam-se a importância da indexação feita pelo próprio autor com um índice de 57% de satisfação, uma vez que este não faz uso de linguagem documentária para atribuição dos termos. Portanto, os metadados são ferramentas essenciais para padronização e qualificação do ato de indexar e de catalogarArtigo Metodologias de avaliação de sistemas de informação: um estudo nas produções científicas dos campos de Ciência da Informação e Sistemas de Informação(Universidade Federal de Minas Gerais, 2019) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Barbosa, Ricardo Rodrigues; 0000-0003-4485-1774Avaliação de sistemas de informação(ASI)é uma temática de inte-resse para todas as áreas do conhecimentoquese preocupamcom oatendimento dasnecessidades dosusuáriosque fazem uso cada vez mais frequentementedosmais diversossistemas de informa-ção. Algumas dessas áreas são Ciência da Informação(CI)e Siste-masde Informação(SI).Nesse contexto, opresente trabalhotem comoobjetivo apresentar algumas metodologias de ASIutilizadas na perspectiva da CIe SI.Como procedimentos metodológicos, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as produções cien-tíficas disponíveis em bases de dados e periódicos das áreas de Ciência da Informação e Sistemas de Informação, que integram o Portalde Periódicos da CAPES.Trata-se de uma pesquisa qualita-tiva, baseada em pesquisa bibliográficasobre atemática “avalia-ção de sistemas de informação”. Com base nesteestudo, foi possí-vel evidenciaralgunsdosmodelos de avaliação de SIadotados em ambos os camposArtigo Modelo para postagens de notícias com enfoque na qualidade da informação(Revista do programa de pós-graduação em comunicação, 2022) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Coneglian, Caio; Shintaku, Milton; 0000-0003-4485-1774Os portais de notícias são ambientes que disponibilizam informações muito relevantes para a sociedade; por isso, espera-se que sejam úteis aos seus usuários. Contudo, essa tarefa é bastante complexa, uma vez que engloba aspectos objetivos e subjetivos que dificilmente são mensurados, a fim de apresentar o melhor caminho para a garantia da qualidade dessas informações. Desse modo, o presente artigo tem o objetivo de levantar, analisar e propor um modelo de atributos de qualidade da informação, com vistas a melhorar a qualidade do que é postado nesses ambientes informacionais e, assim, colaborar com a produção de informações de qualidade, conforme amparo conceitual da comunicação da informação e da ciência da informação. Concernente aos procedimentos metodológicos, este trabalho realiza abordagem qualitativa e de natureza aplicada, à medida que faz uso da técnica de pesquisa documental. Esse procedimento torna possível desenvolver um modelo de postagens de notícias com enfoque na qualidade das informações disponibilizadas.Artigo Periódico científico biblioCanto: uma experiência de gestão editorial nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação(Biblionline, 2021) Galloti, Monica Marques Carvalho; Marques, Tercia Maria Souza de Moura; Maia, Maria Aniolly Queiroz; Leite, Arlan Eloi; Medeiros, Joyanne de Souza; Reis, Mônica Karina Santos; Paiva, Mônica Lima de; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032A gestão editorial é uma das atividades mais importantes do ciclo de comunicação da ciência. Para a sua consecução, é necessário a mobilização de um conjunto de boas práticas e o envolvimento de diversos atores, desde equipes editoriais interdisciplinares tais como bibliotecários, pessoas com competências múltiplas até pesquisadores enquanto produtores de conhecimento. No entanto, apesar de ser uma atividade relevante, há uma lacuna no tocante a relatos de experiências no campo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral:Descrever as experiências realizadas na gestão editorial da Revista BiblioCanto, um periódico científico editado por bibliotecários e servidores na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), integrante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especificamente o trabalho visa caracterizar o crescimento da referida revista, indicar a importância do profissional bibliotecário enquanto editor científico e,por fim, apontar estas práticas enquanto lócus privilegiado para a atuação profissional e nicho de mercado em expansão. A metodologia utilizada foi de natureza descritiva com abordagem do tipo qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi ancorada nos preceitos e na metodologia do relato de experiência por meio de um estudo de caso enfatizando as práticas editoriais vigentes do periódico BiblioCanto. Resultados apontam que o referido periódico obteve um crescimento importante nos últimos anos, que tem aumentado sua visibilidade e alcance à comunidade científica da Ciência da Informação e áreas correlatas, e que se destaca dos demais periódicos devido ao protagonismo do bibliotecário na gestão editorial.Apresentado em Evento Pessoas com deficiência visual e o acesso à informação(2011-08-07) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Maia, Maria da Conceição Queiroz; Alves, Marcia Valéria; Maia, Samya Maria Queiroz; Dantas, Thiago Rodrigues; Neta, Antônia de FreitasArtigo Portal de periódicos eletrônicos da UFRN: uma estratégia de divulgação da produção científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Maia, Maria Aniolly Queiroz; 0000-0003-4485-1774O artigo contempla informações acerca do Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tratase de um estudo de natureza qualitativa, apresentando definições relacionadas à comunicação científica, periódicos científicos eletrônicos, acesso livre à informação científica e o processo de criação do Portal de Periódicos da UFRN, que faz uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/ Open Journal Systems no gerenciamento editorial das revistas que o integram. O referido trabalho apresenta o processo de criação e relevância desse repositório digital para a comunidade científicaLivro TCC em Design: um guia de boas práticas(SEDIS_UFRN, 2019-05) Santa-Rosa, José Guilherme (Org); Araújo, Débora; Maia, Maria Aniolly Queiroz; Pinho, André Luís Santos deNeste livro, escrito por dois professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Design e duas Bibliotecárias, mestres em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tivemos como intuito apresentar de forma objetiva, direta e visual não somente as normas da ABNT e suas aplicações – com exemplos práticos e contextualizados – como também sugestões e dicas para que você possa organizar suas ideias e se planejar para que o desenvolvimento do trabalho ocorra de modo fluido, consistente e prazeroso. Cabe destacar que não tivemos como objetivo abranger com profundidade o tema Metodologia da Pesquisa, posto que já existem várias obras de alto nível escritas por autores consagrados que descrevem e exemplificam minuciosamente cada um de seus aspectos, tanto com relação à teoria quanto aos aspectos procedimentais, tais como: Antônio Carlos Gil, Eva Lakatos e Marina Marconi. Recomendamos fortemente que destine tempo para a leitura de obras dessa natureza para que possa ampliar sua compreensão a respeito da pesquisa científica, bem como de seus métodos e procedimentos. Nosso intuito, portanto, foi de apresentar um breve guia ilustrado – distribuído gratuitamente – em formato de e-book, para que o aluno possa utilizar como referência e apoio desde as fases iniciais do projeto e desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os exemplos apresentados na obra são contextualizados para a área de Design e partiram de experiências dos professores durante a orientação de trabalhos de conclusão em nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado, assim como das bibliotecárias (mestres em Design), tanto durante suas atividades de pesquisas e de atendimento aos alunos no âmbito da normalização de trabalhos acadêmicos, quanto de suas vivências como alunas do Programa de Pós-graduação em Design. São apresentadas as principais questões vivenciadas por alunos de graduação e pós-graduação sobre como elaborar e organizar resumos, referências, citações e formatá-los de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, são tecidos comentários a respeito de procedimentos, reparativos e condutas desejáveis para a realização de atividades de orientação, exame de qualificação e defesa do trabalho.Dissertação Usabilidade da Interface do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas: um estudo da revista BiblioCanto da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-07) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/4060016033565089; Vechiato, Fernando Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; Furtado, Cassia Cordeiro; ; http://lattes.cnpq.br/0332630687796918As revistas científicas eletrônicas correspondem a canais de publicação e divulgação da informação científica. Por meio delas, os usuários podem disseminar seus estudos, assim como desenvolver novas pesquisas. Um dos sistemas utilizados para criação e gestão de periódicos eletrônicos é o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), utilizado na construção de portais de periódicos, assim como na criação de revistas isoladamente. Nesse sentido, acredita-se que os sistemas de gestão e criação de revistas científicas eletrônicas devem ser desenvolvidos (interna e externamente) de acordo com as necessidades dos seus usuários. No caso do desenvolvimento interno, alguns desses processos se referem ao cadastro de autor e à submissão de artigos, que, por sua vez, são tarefas relevantes no processo editorial. Assim, o trabalho proposto, de temática Usabilidade de periódicos científicos, objetiva analisar a usabilidade do processo de cadastro de autor e de submissão de artigos no SEER por meio da revista BiblioCanto, que integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a efetivação da pesquisa, foram utilizadas duas técnicas de avaliação: o Teste de Usabilidade e a Avaliação Cooperativa, com um total de vinte participantes, divididos em quatro categorias. Para validar os instrumentos da pesquisa (o questionário pré-sessão e o Questionnaire of User Interaction Satisfaction), foram realizados dois testes piloto antes da realização da avaliação em definitivo. Após a execução do Teste de Usabilidade e Avaliação Cooperativa em definitivo, os resultados apontaram que os dois processos analisados (cadastro de autor e submissão de artigos) necessitam de melhorias. Em se tratando do processo de cadastro, destacam-se as seguintes necessidades: sinalização do ambiente de realização de cadastro; descrição e exclusão de informações solicitadas no formulário para cadastramento. No processo de submissão de artigos, enfatizam-se melhorias dos aspectos: início dos passos para submissão, sinalização de campos obrigatórios, descrição concisa das etapas, minimização e revisão das etapas. Para Por fim, acredita-se que de uma forma geral o SEER atende parcialmente às necessidades dos seus usuários no tocante à usabilidade do referido software.Artigo Usabilidade do processo de cadastro de autor no Open Journal System: análise a partir da avaliação cooperativa(Universidade Federal da Paraiba, 2017) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Rosa, José Guilherme Santa; Pinho, André Luis Santos de; 0000-0003-4485-1774As revistas científicas eletrônicas correspondem a canais de publicação e divulgação da informação científica. Por meio delas, os usuários podem disseminar seus estudos, assim como desenvolver novas pesquisas. Um dos sistemas utilizados para criação e gestão de periódicos eletrônicos é o Open Journal Systems (OJS), utilizado na construção de portais de periódicos, assim como na criação de revistas isoladamente. Nesse sentido, acredita-se que os sistemas de gestão e criação de revistas científicas eletrônicas devem ser desenvolvidos (interna e externamente) de acordo com as necessidades dos seus usuários. No caso do desenvolvimento interno, um desses processos se refere ao cadastro de autor, por sua vez, é uma tarefa relevante no processo editorial. Assim, o estudo proposto, de temática Usabilidade de periódicos científicos, objetiva analisar a usabilidade do processo de cadastro de autor no OJS por meio da revista BiblioCanto, que integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a efetivação da pesquisa, foi utilizada a técnica de Avaliação Cooperativa com um total de vinte participantes em quatro categorias: discentes de graduação, discentes de pós-graduação, docentes e bibliotecários. Os resultados apontaram que o processo analisado necessita de melhorias tais como: sinalização do ambiente de realização de cadastro; descrição e exclusão de informações solicitadas no formulário para cadastramento. Por fim, acredita-se, que de uma forma geral, o OJS atende parcialmente às necessidades dos seus usuários no tocante à usabilidade do referido softwareArtigo Usabilidade e experiência do usuário de sistemas de informação: em busca de limites e relações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Barbosa, Ricardo Rodrigues; Williams, Peter; 0000-0003-4485-1774A usabilidade e a experiência do usuário de sistemas de informação são aspectos de grande relevância no pro-cesso de desenvolvimento de interfaces digitais. Cada um desses elementos contribui, objetiva e/ou subjetiva-mente, para a identificação de aspectos fundamentais para a criação de interfaces de sistemas de informação. Nessa perspectiva, o referido estudo tem o objetivo de apresentar reflexões acerca dos possíveis limites e rela-ções entre esses dois elementos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica so-bre as temáticas usabilidade e experiência do usuário em bases de dados internacionais (Scopuse Web of Sci-ence), sem delimitação de área do conhecimento e recorte temporal, destacando, especialmente, os termos de forma relacional. A partir do referido estudo, foi possível evidenciar a carência de estudos capazes de unificar o significado desses conceitos e, consequentemente,promover o avanço e o aprofundamento de estudos dessas temáticas. Assim, o estudo evidenciou que a usabilidade e a experiência do usuário possuem numerosas carac-terísticas, o que salienta a necessidade de um entendimento mais aprofundado por parte dos pesquisadores interessados nas referidas temáticas, devido à ausência de consenso sobre essas questões.TCC Usabilidade nos repositórios digitais de monografias das instituições públicas de ensino superior brasileiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Sousa, Jovana Lopes; Vechiato, Fernando Luiz; Vechiato, Fernando Luiz; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Maia, Maria Aniolly QueirozO conhecimento científico, gerado mediante o desenvolvimento da produção científica, proporciona descobertas e avanços tecnológicos que beneficiam a sociedade como um todo. Para difundir e incentivar o crescimento da produção cientifica foram criados os repositórios digitais responsáveis por armazenar, organizar, preservar e disseminar a informação científica que é produzida nas instituições de ensino e pesquisa. Tornar visível toda produção acadêmico-científica, sejam artigos, dissertações, monografias entre outros, promove o reconhecimento da instituição como produtora de conhecimento, além de preservar sua memória institucional. Produto das Tecnologias de Informação e Comunicação, os repositórios digitais necessitam de constantes avaliações de usabilidade para garantir a interação satisfatória do usuário com sua interface. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo averiguar os aspectos da usabilidade nas interfaces dos repositórios digitais que armazenam produtos de trabalho de conclusão de curso pertencentes às instituições públicas de ensino superior (IPES) brasileiras, mais especificamente as monografias. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, que visa compreender a importância da usabilidade para os repositórios digitais, bem como entender o papel da monografia como produção científica que deve estar presente nos repositórios digitais; foi efetuada a análise dos repositórios digitais que possuem trabalhos de conclusão de curso pertencentes às IPES brasileiras por meio de uma lista de verificação e recomendações; e foram propostas sugestões de soluções para os problemas de usabilidade recorrentes. Os resultados demonstraram a falta de elementos considerados necessários nas suas interfaces, desatualização dos sites, inexistência de recursos de acessibilidade, entre outros problemas.