Navegando por Autor "Maia, Robério Nunes"
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Tese A escuta é uma pedagogia dos afetos: uma análise discursiva sobre a sexualidade na Oficina Lugares dos Afetos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Maia, Robério Nunes; Lima Neto, Avelino Aldo de; https://orcid.org/0000-0003-4810-8742; http://lattes.cnpq.br/3231870235953025; http://lattes.cnpq.br/3991163444439301; Soares Júnior , Azemar dos Santos; Bezerra, Josenildo Soares; Oliveira, Iranilson Buriti de; Cunha, Marcelio Maknamara da SilvaNesta tese, defendemos que a escuta é uma pedagogia dos afetos. Partimos da seguinte questão: O que os discursos de estudantes homossexuais sobre a sexualidade dão a ver no encontro entre as materialidades discursivas (o filme, os desenhos, as entrevistas) da Oficina Lugares dos Afetos? Buscamos analisar os discursos dos discentes homossexuais do Ensino Médio Integrado do IFRN/Campus Natal-Central sobre a sexualidade, a partir da Oficina Lugares dos Afetos. Como objetivos específicos, almejamos: (i) problematizar, por meio do filme Marvin (2017), os discursos sobre a sexualidade a partir de uma política dos afetos; (ii) compreender, por meio da Oficina Lugares dos Afetos, como a produção imagética do desenho possibilitou um discurso dos estudantes sobre a sexualidade; (iii) Diagnosticar, a partir dos discursos de si, as condições de possibilidade de uma escuta como pedagogia dos afetos no contexto educativo. O corpus analítico, composto pelo filme, pelos desenhos e por entrevistas, foi investigado à luz do referencial teórico dos estudos de gênero e sexualidade e analisado, enquanto arquivo, com base na Análise do Discurso de perspectiva foucaultiana. Assim, a abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa, de natureza exploratória. Para tanto, foi constituído um grupo de discentes homossexuais do IFRN/ Campus Natal-Central para participar da Oficina Lugares dos Afetos. Por ocasião da oficina, recorremos à apreciação fílmica de Marvin (2017) e à elaboração de desenhos pelos participantes, sucedida de uma entrevista, como estratégia para problematizar as condições de possibilidade para a emergência de discursos sobre a sexualidade. Os resultados alcançados com a análise efetuada foram as seguintes: a Oficina Lugares dos Afetos mostrou-se recurso político-pedagógico potente, pois a partir das suas materialidades discursivas ela fez emergir os discursos da sexualidade em um processo dialógico mediador da escuta como pedagogia dos afetos entre alunos e instituição; o filme visibilizou saberes e poderes que entrelaçam os processos de subjetivação da sexualidade na escola enquanto um espaço político para os afetos; os desenhos constituem-se em uma pedagogia, pois educam a escutar e acessar o arquivo dos afetos nos discursos dos sujeitos; os participantes se sentem à vontade para falar sobre a própria sexualidade na escola, pois a compreendem como um ambiente seguro; os grupos de amigos configuram-se como espaço de escuta e de subjetivação da sexualidade no ambiente escolar.Dissertação Nos litorais dos desejos: (in)visibilidades das sexualidades dissidentes na Educação Profissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-07) Maia, Robério Nunes; Lima Neto, Avelino Aldo de; ; ; http://lattes.cnpq.br/3991163444439301; Araújo, Allyson Carvalho de; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Caminha, Iraquitan de Oliveira;O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), objetiva desvelar, a partir do cinema, os lugares das sexualidades dissidentes na proposta pedagógica da Educação Profissional (EP). Para tanto, pretendemos (i) perceber como o corpo e a sexualidade juvenis se situam no Projeto Pedagógico da Educação Profissional; (ii) problematizar as interfaces entre o currículo integrado e as demandas subjetivas relativas ao corpo e à sexualidade no contexto institucional; e, por fim, (iii) visibilizar, por meio do cinema, as articulações existentes entre as sexualidades dissidentes e a formação humana integral preconizada pela Educação Profissional. O fenômeno em questão é investigado à luz do referencial teórico dos estudos de gênero e sexualidade, em diálogo com teóricos da Educação Profissional. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória. Nesse sentido, inicialmente, através de um estado da arte, identificamos uma lacuna existente no campo epistemológico da Educação Profissional: a inexpressiva quantidade de estudos sobre corpo e sexualidade nessa modalidade educativa. Após esse momento, analisamos leis e documentos institucionais referentes à proposta pedagógica da Educação Profissional. Em seguida, identificamos a existência de situações de sofrimento vinculadas às questões de gênero e sexualidade recebidas pelos setores de Assistência Estudantil e de Psicologia do IFRN. Estes três movimentos prévios ajudaram-nos a compor o corpus da pesquisa, constituído por três filmes: Corpo Elétrico (2017); Ferrugem (2018); Moonlight: sob a luz do luar (2017). Como estratégia metodológica para análise fílmica e como modo de ampliação dos olhares sobre o problema estudado, empregamos a Ficha de Análise Fílmica, debruçandonos sobre as categorias de análise a seguir: corpo e educação; corpo e sexualidade; corpo e trabalho. A pesquisa contribuiu para identificar as lacunas existentes quanto às questões de corpo e sexualidade dissidentes no campo epistemológico da EP, bem como para identificar a ausência dessas questões no PPP do IFRN, que as integra de maneira generalista na categoria “diversidade”. Assim, a Assistência Estudantil apresenta-se como lugar privilegiado da escuta desses sujeitos, desvelando inúmeros fazeres e práticas que integram as questões postas pelo currículo integrado e pelo currículo oculto, chegando a lacunas não alcançadas pelo currículo formal.